Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Fonte ATX JITEK Não liga 5V em curto

Featured Replies

Postado

Boa tarde pessoal! Eu estou com esta fonte que não liga, em relação ao terra esta marcando curto 5V, já verifiquei os diodos, já olhei os mosfets chaveadores, os S712M transistor, já tirei e medi as bobinas os capacitores que ligam as linhas, caraca! Desmontei quase tudo e nada de achar o curto da zebra, Retirei o tl494 e também esta bem, não sei o que retirar mais na placa, tem outras duas fontes marcando curto entre o terra e 5V e 3V também desmontei quase toda fonte, até a minha da bancada ficou ruim, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

IMG_20170220_113710744_HDR.jpg.ce0a5dbbc1133f92d5b6d78e1e3772f6.jpg

Postado
  • Autor

Vc acha que o resistor de disparo pode deixar a linha em curto? Pelo que sei ele abre, vou dar uma olhada amanhã.

Postado

verifica bem os resistores, pq ja peguei assim e era o resistor de referencia aberto(no meu caso era outro CI e nao o TL494)....me bati muito ate axa o danado.....e outra coisa capacitor na duvida troca....mesmo que eles não estejam estufados ou alterados, TROCA! as vezes pode estar com a ESR muito alta.

Postado
  • Autor

verifica bem os resistores, pq ja peguei assim e era o resistor de referencia aberto(no meu caso era outro CI e nao o TL494)....me bati muito ate axa o danado.....e outra coisa capacitor na duvida troca....mesmo que eles não estejam estufados ou alterados, TROCA! as vezes pode estar com a ESR muito alta.

Obrigado pela ajuda Ale! Qual resistor vc se refere ? O resistor de disparo esta aberto, mas fica a minha dúvida, um resistor abre, como coloca as linhas de 5v em curto? Tenho outra fonte na mesma situação, só que as linhas de 3V e 5V estão em curto, tirei trafo, diodo etc, e capacitores que inclusive e a única coisa ligando as linhas e que ( tirando os trafos ) poderia colocar em curto, bom! Tem as bobinas também, mas retire também e não são elas.

Postado
  • Autor

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., bom dia !!!

chegou a olhar o resistor de disparo que fica na linha dos 300v?

Akalicos! Esta aberto sim, mas não coloca a linha em curto, o caso seria outro, ou estou errado?

Postado
  • Autor

Alguém poderia me ajudar? Não entendo muito de fonte ATX mas não sou leigo, já retirei quase tudo da placa e ainda apresenta curto entre a linha de 5V em relação ao terra. Alguém?

Postado

Bom dia.

Em fontes chaveadas todos os setores são separados , por exemplo, se tiver curto no secundário voce não precisa medir nada no primário.  Linha de 5v (fio vermelho)em curto voce deverá ir eliminando parte por parte, começe retirando a bobina toroidal que liga os 5v até a saída. Depois retire o retificador que vai na chapa dissipadora (confira o isolamento dele) e vá medindo pra ver se o curto sumiu. Confira os chicotes se não tem nenhum conector em curto e só vai sobrar o CI  controlador da saída no seu caso o 494.    Esse defeito não é difícil ,basta seguir os passos acima.

Boa sorte.

Postado
  • Autor

Bom dia.

Em fontes chaveadas todos os setores são separados , por exemplo, se tiver curto no secundário voce não precisa medir nada no primário.  Linha de 5v (fio vermelho)em curto voce deverá ir eliminando parte por parte, começe retirando a bobina toroidal que liga os 5v até a saída. Depois retire o retificador que vai na chapa dissipadora (confira o isolamento dele) e vá medindo pra ver se o curto sumiu. Confira os chicotes se não tem nenhum conector em curto e só vai sobrar o CI  controlador da saída no seu caso o 494.    Esse defeito não é difícil ,basta seguir os passos acima.

Boa sorte.

Obrigado João! Eu retirei a toroide e retirei os diodos duplos, retirei o ci 494 ( não sei se ele mesmo pois esta 2005Z com uma referencia que não achei o pdf dele ) como vc pode ver na foto no inicio do post, esta tudo quase retirado e medido, não consigo acreditar que o curto continua, a não ser que capacitores 1n e de tantalo estejam em curto o que e complicado de acontecer. Vou continuar a retirar componentes. vamos ver o que acontece. Eu tenho uma ideia de fonte, até porque foi o primeiro projeto no SENAI que se aprende e diagrama e montagem, mas atx e um pouco mais complexo.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor

Estou colocando esta fonte como devolvida, onde na verdade e minha, não tive tempo de mexer mais nesta fonte para ver se as linhas estão e curto, não gosto de deixar tópicos abertos, para a organização do fórum e isto faz o mesmo andar como ele e, com regras e qualidade de serviço, quando tiver tempo eu posto de novo para os amigos ajudarem e ajudarem outros que vão precisar também, muito obrigado aos colegas e tenham um bom trabalho.

Postado

Que pena, eu estava acompanhando este tópico para aprender junto, pois, eu tenho quatro fontes desmontadas que ainda não conseguir fazer funcionar...

Postado
  • Autor

Pois amigo! E mais para deixar o forum organizado, na placa da fonte retirei quase tudo, uma hora iria sair o curto, mas não tive mais tempo de mexer, tenho muitos notebooks para resolver aqui, quando tiver mais folgado eu retorno ou acompanho o mesmo problema de alguém.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.