Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Teste de capacitores no circuito

Avalie este tópico:

maiden_br

Posts em destaque

Olá galera! sou novo em eletrônica e no forum e gostaria de saber como determinar os diferentes estados de um capacitor na placa, por exemplo... consultando alguns tutoriais vi que para aferir um capacitor cerâmico smd na placa posso utilizar diferentes metodos, por exemplo... com o multimetro na escala de diodo a ponta de prova preta aterrada e a ponta vermelha em um dos lados, ele só vai bipar em um dos lados a outra forma é testando na escala Ohm para medir a resistência, por exemplo 200K, o problema é que praticando em circuitos que eu sei que estão bons alguns  capacitores se comportam como se estivessem em curto, como eu sei diferenciar quando esses capacitores estão normais ou não? se puderem dar exemplos em placas conhecidas como de HDs ou computadores, peço isso porque trabalho com informática e esses circuitos são mais comuns para mim.

Editado: por warezland
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  Existe varias maneiras de se testar um capacitor! no decorrer da minha carreira fui testando as maneiras de se testar que se via por ai. Mas testar capacitor na escala de Resistência nunca vi! Vou te explicar  la na frente como se mede a Resistência Capacitiva do Bicho!

Á escala de Semicondutor da para aferir baixas resistências acredito que de até 700 Ohms  dependendo do (Multi Teste).

para se testar um componente tende que se saber como ele funciona! um capacitor cerâmico e composto de um material isolante, que vai gerar um campo elétrico capacitivo jogando as baixas ou altas frequências para o terra (GND) Quando a carga positiva passa por ele cheia de ruídos e transientes passam por ele o mesmo imediatamente joga os ruídos e transientes no (GND) e a carga após ele sai "filtrada" levando em consideração um filtro perfeito. Eles não tem polarização quando os dois lados são iguais como na imagem! Observe também no circuito simples do 78XX  que leva um de poliéster outro de cerâmica para filtrar as altas ou baixas frequências da fonte e da carga após o regulador. levando em consideração o Data Sheet Um lado vai o B+ é o outro o GND tanto no C1 como no C2 assim fazendo sua função de filtro.  :)

pcb_15.gif

conde.png

Todo capacitor tem uma capacidade capacitiva propiá que se mede em (nanofarad, picofarad, microfarad). o aparelho mais comum para aferir o mesmo é o Capacímetro para medir a capacitância de carga do capacitor, esses de Cerâmica trabalham numa escala de nanofarad ou picofarad não passam disso descarregam rapidamente!!!

IMG_2202.jpg

Mas quando falamos de fontes chaveadas, capacitores eletrolíticos o capacímetro ou a escala de semicondutor carregando e descarregando o mesmo não é suficiente para concluir a analise do mesmo. ai existe o teste de (ESR) que para resumir e a resistência do capacitor no circuito. os Chineses fizeram um teste bem legal que mede os componentes e os identificam bastante agradável a os olhos!

medidor-de-esr-transistor-capacitor-indut-resistor-diodo-D_NQ_NP_13885-MLB3823573017_022013-F.jpg

se gostar de uma coisa mais analógica tem o Capamiter  que também é ótimo! [EDITADO] faz um que os caras falam que ninguém faz igual e ele não conta o segredo! se quiser um adquira dele!ou monte!

capamiter-ou-capacheck-100khz-D_NQ_NP_189401-MLB20342875835_072015-F.jpg

Enfim nenhum capacitor cerâmico ou qualquer outro tipo pode apresentar qualquer resistência na escala de semicondutor se apresentar troca! nunca arranque pois ele esta ali para filtrar altas e baixas frequências tanto da fonte como de Radio, Wifi, Telecomunicações  e etc.

Se ajudei fortalece com j+

• Joinha 3
Link para o comentário

, muito boa sua explicação. j+

Mesmo assim, vale a pena lembrar que não é permitido citar outros fóruns nas postagens, ok.

Aqui tem o link de um capacheck analógico para montar e que funciona muito bem.

Link para o comentário

,  Desculpa colega esqueci desse detalhe me empolguei kkkk' Obrigado pelo toque!

Link para o comentário

Em 26/02/2017 às 17:11, maiden_br disse:

Clico no loinha mais não vai aparece uma mensagem dizendo que preciso de mais participação para modificar os joinhas, acho que porque sou novato sei lá...

Pode ser eu não sei como esta funcionando o esquema de Joinha tinha muita gente bugando Joinha

Link para o comentário

Para finalizar o tópico, edite a sua primeira mensagem e altere o prefixo para RESOLVIDO.gif

Quanto aos joinhas, é assim mesmo.... Como diz a mensagem, continue participando e logo este recurso estará liberado.

Quando estiver disponível, poderá voltar aqui e agradecer o colega.

[spoiler=Dica]

1 - Na sua primeira mensagem deste tópico, clique em modificar.jpg.

2 - Altere o prefixo conforme a imagem abaixo e clique em Salvar.

alterar.jpg

Link para o comentário

, Só é possível ter uma noção (Sem garantia) de que um capacitor está "bom" no circuito, conhecendo como funciona o circuito e saber as prováveis conexões e interações que ele vai ter com os outros componentes. Cabendo ao técnico saber interpretar o que está havendo alí.

Não se iluda: capacitor só se testa com maior segurança fora do circuito ou caso você conheça muito bem, o dado circuito.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

, Grande Ninja, como vai? Abraço.

Link para o comentário

• 7 meses depois...

Lhes asseguro que até mesmo um capacitor com ESR alta "dependendo do circuito" ele pode funcionar a contento, é o caso das velhas fontes lineares de certos aparelhos como valvulados. Cansei de pegar apmplificadores desse tipo com capacitores se acabando pelo fundo como calça de aleijado e aida funcionando. Capacitores para mim são com políticos falsos até dizer chega kkkkkkkkk!

• Haha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...