Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Placa Fonte Samsung MX-F870/F850/F830 - [ V800D_DHS ] - Queimando Fusível.

Featured Replies

Postado

Olá meus caros,

Recebi em minha assistência um som Micro System da Marca Samsung de modelo MX-F830, o mesmo não estava ligando e efetuei a abertura do aparelho para diagnosticar algum defeito e encontrei o Fusível de Entrada FP801S de 10A ~250v.

Realizei a troca do componente defeituoso e o aparelho voltou a funcionar, entreguei para o cliente e após 3 semanas o aparelho retornou com o mesmo defeito.

Logo de cara já abri o aparelho e identifiquei o mesmo Fusível danificado, porém antes de trocar efetuei o teste dos Diodos ao redor e das resistências pois não seria comum queimar o mesmo fusível novamente. Após a verificação superficial troquei o mesmo e coloquei na rede elétrica o mesmo ligou e permaneceu por 30 segundos ligados, dando um estalo, e depois outro estalo e o parelho voltou a se desligar.

Agora estou com ele aberto na bancada não mais com a intenção de trocar o fusível, e sim de uma ajuda para tentar descobrir o que pode ser que esta fazendo com que o

aparelho queime qualquer fusível trocado.

Pesquisando na internet não pude encontrar nenhum caso referente a esse problema.

Peço ajuda aos colegas e ao moderador da área @warezland

S_480411-MLB20533437777_122015-O.jpg.68954a968d6c0013146098e386a5399e.jpg

5957b0ed35663_Mini-System-Samsung-MX-F830-ZD-com-MP3-Karaoke-Entrada-USB-e-Ripping--750-W-1946411.jpg.817a256cc5d6e4d99d9c717839004dd3.jpg

Editado: por o__rionTG

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Na maioria dos casos quando se queima o fusível de proteção é por que existe algum curto no primário, testes os diodos retificadores, os capacitores, circuito chaveador e transformadores, esse componente que encontrou torrado provavelmente é um transistor chaveador, retire da placa e veja se encontra algum curto no seus terminais.

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Olá amigo, após um tempo sem trabalhar encima dessa placa hoje retornei com ela, encomendei os Transistor Mosfet 17N80C3, fiz a substituição de ambos os Mosfet e um capacitor Cerâmico de 1kv que estava estourado próximo ao Trafo.

Troquei o fusível também danificado por outro novo montei todo o circuito novamente e coloquei na tomada o aparelho em 220V, e ao pressionar o botão power do aparelho os componentes 17N80C3 ambos trocado estouraram novamente.

Verifiquei curto aos Diodos próximos, ponte retificadora e estava tudo normal. Estou deixando passar algo nessa placa que não estou conseguindo identificar.

1 - Imagem dos componentes originais da placa danificados e trocados.

2 - Imagem dos  componentes novos trocados e danificados após religar o aparelho novamente.

3 - Imagem do estado do trafo após a queima dos Mosfet

20170426_114932.jpg.547dd367cd6d94ece94fea1cb666ddbb.jpg

20170426_115806.jpg.bcc37e5b9ec869eb2dc2760ec6450f5a.jpg

20170426_115835.jpg.95843ec2f98bb555b87256bcdb0b9459.jpg

Postado
  • Autor

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Na maioria dos casos quando se queima o fusível de proteção é por que existe algum curto no primário, testes os diodos retificadores, os capacitores, circuito chaveador e transformadores, esse componente que encontrou torrado provavelmente é um transistor chaveador, retire da placa e veja se encontra algum curto no seus terminais.

Procurando o curto pelos terminais do componente em questão. ( Usado Multímetro Digital Hikari HM-1020 ), na escala de Diodo tivemos

um resultado de 525 nos terminais entre GATE e o DRENO sem acuso de curto em ambos os terminais.

Segue abaixo o DataSheets do componente

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., verifique algum possível curto nas bobinas LM901 e LM902.

Como existiu este curto ao ligar o aparelho, verifique novamente a ponte retificadora na entrada da fonte e os capacitores eletrolíticos.

Um curto no CI ICM801 também pode causar este defeito.

Caso não tenha, segue o manual de serviço >

Dica: Use uma lâmpada em série (60W) para testar o aparelho.

Isso teria economizado estes componentes que trocou..

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., verifique também algum possível curto no ICS801.

Vc deve saber, mas não custa lembrar....

Estas fontes possuem mais de um terra e deve ficar atento ao medir estas áreas (ao verificar curtos em relação ao terra, por exemplo).

Postado
  • Autor

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.,  o CI ICM801 seria o STR proximo ao Fusivel da placa ?

Desculpa a pergunta é que to sem a placa aqui agora. Caso seja esse componente, aferi o mesmo na escala de diodo e nao me acusou nada no multimetro.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., pelo esquema, o código dele é NCP1379.

Ele é o chaveador que controla os mosfets do trafo principal.

Postado
  • Autor

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Olá amigo, quando conectado na tomada nenhum LED acendeu, porém ao pressionar o Botão Power os componentes explodiram.

OS Led desse aparelho só vem a ascender após ele estar ligado.

• 1 ano depois...
Postado

Boa tarde galera eu estou com o mesmo problema do nosso amigo. Quem já pegou um defeito igual a esse e poder esta me ajudando eu agradeço.  Desde já fiquem todos com Deus e tenha todos uma boa tarde!!!

• 3 meses depois...
Postado

galera bom dia eu to com um som igual a esse mesmo defeito alguem pode dar uma dica por favor troquei o transistir 17n80 que estavam ruim com fulga e nao resovel capacitores tbm que explodiram alguem pode dar uma luz

Editado: por DR Assistencia Tecnica

• 8 meses depois...
Postado

pode me passar o numero do  CI ICM801 , meu som  estourou o ci e nao da pra ver  numero, no esquema é SQT6010k, nao encontrei, mas parece ser um STR-w

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

Geralmente quando esses FET'S entram em curto é necessário também a troca do ICM 801 NPC1379.

Em 18/09/2019 às 14:26, cleiton_Ferr disse:

pode me passar o numero do  CI ICM801 , meu som  estourou o ci e nao da pra ver  numero, no esquema é SQT6010k, nao encontrei, mas parece ser um STR-w

ICM 801 NPC1379.

• 11 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.