Postado 26 de Fevereiro de 2017 9 anos Olá meus caros, Recebi em minha assistência um som Micro System da Marca Samsung de modelo MX-F830, o mesmo não estava ligando e efetuei a abertura do aparelho para diagnosticar algum defeito e encontrei o Fusível de Entrada FP801S de 10A ~250v. Realizei a troca do componente defeituoso e o aparelho voltou a funcionar, entreguei para o cliente e após 3 semanas o aparelho retornou com o mesmo defeito. Logo de cara já abri o aparelho e identifiquei o mesmo Fusível danificado, porém antes de trocar efetuei o teste dos Diodos ao redor e das resistências pois não seria comum queimar o mesmo fusível novamente. Após a verificação superficial troquei o mesmo e coloquei na rede elétrica o mesmo ligou e permaneceu por 30 segundos ligados, dando um estalo, e depois outro estalo e o parelho voltou a se desligar. Agora estou com ele aberto na bancada não mais com a intenção de trocar o fusível, e sim de uma ajuda para tentar descobrir o que pode ser que esta fazendo com que o aparelho queime qualquer fusível trocado. Pesquisando na internet não pude encontrar nenhum caso referente a esse problema. Peço ajuda aos colegas e ao moderador da área @warezland Editado: 5 de Outubro de 2018 7 anos por o__rionTG
Postado 27 de Fevereiro de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Na maioria dos casos quando se queima o fusível de proteção é por que existe algum curto no primário, testes os diodos retificadores, os capacitores, circuito chaveador e transformadores, esse componente que encontrou torrado provavelmente é um transistor chaveador, retire da placa e veja se encontra algum curto no seus terminais.
Postado 26 de Abril de 2017 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Olá amigo, após um tempo sem trabalhar encima dessa placa hoje retornei com ela, encomendei os Transistor Mosfet 17N80C3, fiz a substituição de ambos os Mosfet e um capacitor Cerâmico de 1kv que estava estourado próximo ao Trafo. Troquei o fusível também danificado por outro novo montei todo o circuito novamente e coloquei na tomada o aparelho em 220V, e ao pressionar o botão power do aparelho os componentes 17N80C3 ambos trocado estouraram novamente. Verifiquei curto aos Diodos próximos, ponte retificadora e estava tudo normal. Estou deixando passar algo nessa placa que não estou conseguindo identificar. 1 - Imagem dos componentes originais da placa danificados e trocados. 2 - Imagem dos componentes novos trocados e danificados após religar o aparelho novamente. 3 - Imagem do estado do trafo após a queima dos Mosfet
Postado 26 de Abril de 2017 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Na maioria dos casos quando se queima o fusível de proteção é por que existe algum curto no primário, testes os diodos retificadores, os capacitores, circuito chaveador e transformadores, esse componente que encontrou torrado provavelmente é um transistor chaveador, retire da placa e veja se encontra algum curto no seus terminais. Procurando o curto pelos terminais do componente em questão. ( Usado Multímetro Digital Hikari HM-1020 ), na escala de Diodo tivemos um resultado de 525 nos terminais entre GATE e o DRENO sem acuso de curto em ambos os terminais. Segue abaixo o DataSheets do componente
Postado 26 de Abril de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., verifique algum possível curto nas bobinas LM901 e LM902. Como existiu este curto ao ligar o aparelho, verifique novamente a ponte retificadora na entrada da fonte e os capacitores eletrolíticos. Um curto no CI ICM801 também pode causar este defeito. Caso não tenha, segue o manual de serviço > Dica: Use uma lâmpada em série (60W) para testar o aparelho. Isso teria economizado estes componentes que trocou..
Postado 26 de Abril de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., verifique também algum possível curto no ICS801. Vc deve saber, mas não custa lembrar.... Estas fontes possuem mais de um terra e deve ficar atento ao medir estas áreas (ao verificar curtos em relação ao terra, por exemplo).
Postado 26 de Abril de 2017 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., o CI ICM801 seria o STR proximo ao Fusivel da placa ? Desculpa a pergunta é que to sem a placa aqui agora. Caso seja esse componente, aferi o mesmo na escala de diodo e nao me acusou nada no multimetro.
Postado 26 de Abril de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., pelo esquema, o código dele é NCP1379. Ele é o chaveador que controla os mosfets do trafo principal.
Postado 27 de Abril de 2017 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Em standby não apresentou anomalias? ele tem led indicador?
Postado 27 de Abril de 2017 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Olá amigo, quando conectado na tomada nenhum LED acendeu, porém ao pressionar o Botão Power os componentes explodiram. OS Led desse aparelho só vem a ascender após ele estar ligado.
Postado 3 de Outubro de 2018 7 anos Boa tarde galera eu estou com o mesmo problema do nosso amigo. Quem já pegou um defeito igual a esse e poder esta me ajudando eu agradeço. Desde já fiquem todos com Deus e tenha todos uma boa tarde!!!
Postado 15 de Janeiro de 2019 7 anos galera bom dia eu to com um som igual a esse mesmo defeito alguem pode dar uma dica por favor troquei o transistir 17n80 que estavam ruim com fulga e nao resovel capacitores tbm que explodiram alguem pode dar uma luz Editado: 15 de Janeiro de 2019 7 anos por DR Assistencia Tecnica
Postado 18 de Setembro de 2019 6 anos pode me passar o numero do CI ICM801 , meu som estourou o ci e nao da pra ver numero, no esquema é SQT6010k, nao encontrei, mas parece ser um STR-w
Postado 19 de Outubro de 2019 6 anos Geralmente quando esses FET'S entram em curto é necessário também a troca do ICM 801 NPC1379. Em 18/09/2019 às 14:26, cleiton_Ferr disse: pode me passar o numero do CI ICM801 , meu som estourou o ci e nao da pra ver numero, no esquema é SQT6010k, nao encontrei, mas parece ser um STR-w ICM 801 NPC1379.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.