Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apostila de como usar fonte assimétrica em placa de notebook.

Avalie este tópico:

IBANEZ10

Posts em destaque

• 1 mês depois...

Uso a minha assim:

Primeiro aterro a ponta preta no slot pci ou em pontos de parafusos da placa, uso um fio fino fixado a ponta vermelha e toco com a ponta dele no circuito que desejo testar, uso sempre a tensão informada no esquema elétrico naquele circuito em teste, quando não tenho o esquema uso a tensão de segurança que é de 2,5V. Sempre usando a amperagem no máximo (ajuste fino e grosso) e dou preferencia para injetar as tensões nas bobinhas, sempre levantando uma de suas extremidades. Se a fonte apresenta consumo acima de 0,7A deconfio de curto do contrário não. Apenas desconfio porque uma vez apresentado consumo é importante saber se o cicuito alimenta os chipsets se positivo precisa verificar se o que é alimentado está aquecendo gradativamente.

• Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

tem curto mesmo com fonte de 5A não se acha,  abre o consumo e esquenta varios pontos da placa, comprei em um sucata um fonte de bancada de 60v/12A ai o bicho se revela, ontem mesmo usando essa fonte estava dificil de encontrar o vilão tirei varios componentes, usei uma fonte atx ai o negocio ficou bom abriu um furo no mosfet foi so trocar e o note 100%, agora estou projetando uma fonte de 20A para usar na bancada.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

tem curto mesmo com fonte de 5A não se acha,  abre o consumo e esquenta varios pontos da placa, comprei em um sucata um fonte de bancada de 60v/12A ai o bicho se revela, ontem mesmo usando essa fonte estava dificil de encontrar o vilão tirei varios componentes, usei uma fonte atx ai o negocio ficou bom abriu um furo no mosfet foi so trocar e o note 100%, agora estou projetando uma fonte de 20A para usar na bancada.

amigao use com moderaçao, se nao pode ter uma decepçao.... ate rimou.

e abrir um buracao na sua placa ou na sua mao.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Uso a minha assim:

Primeiro aterro a ponta preta no slot pci ou em pontos de parafusos da placa, uso um fio fino fixado a ponta vermelha e toco com a ponta dele no circuito que desejo testar, uso sempre a tensão informada no esquema elétrico naquele circuito em teste, quando não tenho o esquema uso a tensão de segurança que é de 2,5V. Sempre usando a amperagem no máximo (ajuste fino e grosso) e dou preferencia para injetar as tensões nas bobinhas, sempre levantando uma de suas extremidades. Se a fonte apresenta consumo acima de 0,7A deconfio de curto do contrário não. Apenas desconfio porque uma vez apresentado consumo é importante saber se o cicuito alimenta os chipsets se positivo precisa verificar se o que é alimentado está aquecendo gradativamente.

Também uso a minha fonte assimétrica assim, porém não coloco a aparagem no máximo ajuste grosso e fino, vou subindo gradativamente até o máximo se necessário...

Link para o comentário

amigo não tem segredo ne um para usar uma fonte de bancada e muito simples, você pode usar ela para diversa coisa como alimentar um notebook, alimentar um circuito ou mesma localizar curtos na placa.

para alimentar a placa e fácil você pode estar comprando apitadores para os notebooks

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

para alimentar um circuito  especifico para notebooks e simples aterre o cabo preto da fonte  na placa mãe e conecte uma ponta vermelha do multímetro no cabo da fonte coloque a fonte em 2,5v e a 3 ah já e o bastante. caso ela consumo os  3 ah o seu circuito esta em curto.

o ideal a você e pegar o esquema elétrico da placa e verificar qual a voltagem do circuito em especifico para alimentar.

espero que ajudei.

Link para o comentário

amigo uma ideal seria 30v / 10a

Pode me dizer em qual parâmetro de baseou para afirmar isso?

gilsonam

amigo, usava fonte que é vendida no mercado, algumas coisas faceis de achar outras pouco  mais de dedicaçao, em uma placa Asus estava dificil de achar usei uma fonte atx e deu certo, agora uma fonte com amperagem acima de 10A a questao e de sabe usar. A varios conceitos cada um escolhe e se adapta do seu jeito.

Link para o comentário

Caro colega, só questionei porque até o momento não peguei nenhum notebook que use mais que 4 amperes, por isso questionei. Tendo em vista que se comprarmos uma de 5 amperes teremos o suficiente para trabalhar com essas placas, daí sugeri a de 5. Caso eu esteja enganado, favor corrija-me.

Link para o comentário

Caro colega, só questionei porque até o momento não peguei nenhum notebook que use mais que 4 amperes, por isso questionei. Tendo em vista que se comprarmos uma de 5 amperes teremos o suficiente para trabalhar com essas placas, daí sugeri a de 5. Caso eu esteja enganado, favor corrija-me.

Caro amigo, vc nao esta errado a maioria das placas chegam a 3,42 um pouco mais um pouco menos, como disse cada um tem o seu metodo de trabalho, sempre recebo notes antigos como Acer, Toshiba , hj mesmo entrou um note sem marca mas a fonte 20v/5a o cliente disse que comprou na Espanha.

Entao se minha fonte de trabalho é de 5A (sendo que essa fontes comerciais não chega a 5A com exatidão sempre abaixo) como poderei achar algum componente em curto já que a corrente de trabalho do note e a corrente total da minha fonte, se eu colocar menos de 5A não consumo ai fica dificil de achar o componente.

Mais se vc tiver uma fonte com corrente maior ai não sofre para achar, nesse caso começo com tensão 2,5v e entre 6A a 8A , vou aumentando a tensao devagar e procurando possiveis aquecimento  e observando se há consumo, e nesse caso achei o componente com 5v/7A apos uns 10 minutos o componente começou a aquecer , apos a troca ligou. Então esse é o meu parametro, até esse momento não torrei nenhuma placa.

Link para o comentário

aos amigos minha dica tenho 2 fontes uma comprei em um sucatao ela é uma dupla de 30v/10A (60v/20) nessa paquei 150,00 um achado. 

aqueles amigos que estao com pouca grana , a varios esquemas tanto no forum e na net. Eu mandei fazer o transformador 15v+15v /12A gastei 120,00 , comprei a placa confeccionada nesse site www.virtuatec.com.br

www.virtuatec.com.br/PFA33V10A placa completa 110,00

voltimetro e amperimetro digital 45,00 (mercadolivre)

total: 350,00  com caixa metalica, bornes etc, muito menos que os vendidos comercial.

Aos amigos que tem mais experiência que me corrigem tem estabilizadores antigos que tem transformadores com amperagem alta que pode ser aproveitado.

Link para o comentário

• 8 meses depois...

Eu ainda não entendo muito de eletrônica, mas tenho muita vontade de ter pelo menos todos esses equipamentos. (Fonte Assimétrica, Estação de ar e Solda, e quem sabe um dia Retrabalho BGA)  :)

Não é apenas sonho é também realidade todos precisamos correr atrás de nossos sonhos, a fonte de bancada eu já comprei, porém quero comprar um frequencímetro e também uma estação de retrabalho, eu tenho sorte de ter uym pai e uma mãe para me ajudar por que se não estaria ferrado!!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...