Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Como instalar diodos contra transientes em motores de passo?

Avalie este tópico:

Maru

Posts em destaque

Olá pessoal, preciso da ajuda de vocês para este duvida descrita abaixo.

Bem o problema é o seguinte, tenho uma placa principal a qual controla 14 motores de passo  sendo que 7 com tensão de 12 volts e os outro 7 com 24 volts. O que acontece é o seguinte; quando um destes motores queima ou entra em curto ele retorna energia a esta placa o que acarreta a queima da mesma, o que eu gostaria de fazer é instalar dois diodos um contra transientes e outro de contra inversão de polaridade, mas que funcione no sentido placa motor e não deixe voltar do motor para a placa. isto tem como ser feito? eu nunca fiz desta forma e nem sei se isto funcionaria, pois o motor queima e junto leva a placa, e o que eu quero é que somente o motor seja sacrificado deixando a placa imaculada sem avarias, e este sistema de proteção seja intercambiado a fim de facilitar a troca dos componentes por novos caso haja avaria no mesmo.

Conto com a ajuda dos senhores(as) que puderem comentar e ou mesmo explicar uma solução para este problema.

Cordiais recomendações a todos.

Editado: por warezland
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sua placa estiver bem dimensionada, coloque fusíveis rearmaveis (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) nas saidas para os motores.  Assim que o problema eh resolvido a tensão volta a aparecer na saida.

Link para o comentário

Obrigado pelo retorno Sr. William

Bem vou lhe ser sincero eu nunca fiz isto e tenho um certo receio em fazer por desconhecer como se faz.

Bem eu ligaria este fusivel reamável nas tres ou quatro vias do motor a fim de proteger o circuito de comando é isto? abaixo uma pseudo imagem de como ficaria.

Mot_Passo.jpg.3dd3a256906b9ca0db4f9f845fc1bed7.jpg

Link para o comentário

Olá Sr. William.

Pois bem, o que eu pretendo é evitar que quando o motor travar ou mesmo queimais não danifique a placa principal, que é muito cara em torno de R$25 mil reais, desta forma sacrifico o motor e  não a placa, pois como estão usando motores de passo vindos da China, vai se saber que qualidade eles tem, portando a pergunta é ficaria correto desta forma serem montados?

Link para o comentário

Sim montando dessa forma acredito ser suficiente para proteger a placa em caso de travamento ou curto nas bobinas. 

Outra coisa, sem saber como funciona, como foi projetada a placa principal e o ambiente de trabalho não posso garantir de forma absoluta que so isso seja o suficiente.

Sugiro que o amigo contrate um engenheiro para analisar o seu processo instalado e/ou consulte o fabricante da placa principal pra ver se no projeto dele não preve os tais diodos por você mencionado, como num exemplo da figura abaixo:

Protection diodes step motor.gif

Vamos ver se mais algum colega tem mais sugestões para apresentar.

Link para o comentário

• 9 meses depois...

Grande abraço, resolvi usando dois diodos contra transientes em paralelo na entrada de cada motor, o que resolveu o problema da queima dos motores, ainda mais que cada um custa R$450,00 e a dita máquina possui 12 destes, o que resultou em uma economia absurda para o proprietário da máquina e eu ganhei o cliente com uma solução engenhosa e barata para mim.

Grande abraço Sr. William. e obrigado pela ajuda

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...