Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Remover curto em cabo de fonte.

Avalie este tópico:

edsonninja

Posts em destaque

Estava eu coçando o saco e resolví consertar umas fontes em curto que veio num lote que comprei, tava com preguiça de abrí-las e notei que todas estavam com o cabo em curto, testando com o multímetro diretamente no plug, davam 0,3r, procurei onde estava mordido ou amassado no cabo e nada, os cabos estavam com uma boa aparência...uma delas, a de hp dv4 tava novinha, dava até dó descabaçá-la...foi então que pensei e olhando pra minha bateria de carro 12v 45ah,que estava embaixo da minha bancada na qual estava projetando o meu carpc, matutei e pensei, vou meter 12v 45a em paralelo no plug da fonte e ver o estrago...adivinhem? deu um estalinho fraco e o cabo aqueceu um pouco até a metade, descobrí que o curto tava no meio do cabo e melhor ainda, a amperagem da bateria fulminou o pentelho do terra que tava topando no positivo da fonte liberando os 18,5vdc. torcí o cabo, enrolei,e nada de entrar em curto novamente...eureka! fiz o mesmo nas outras e agora todas estão funcionando!fiquei revoltado comigo mesmo porque uma semana atrás joguei no lixo um monte de cabos em curto com boa aparência...rs

fica a dica pros amigos, sei que vão ressuscitar muitas fontes. mas prestem atenção na polaridade,ok? positivo da bateria no miolo do plug e negativo na extermidade, nos dv4, dell pa10 e pa12 e do ibm t60,t61 x60 e x61 o positivo é na parte interna do caninho do plug.fmz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 5 meses depois...

Li o seguinte:

"Amigo este pino do meio é ligado internamente na fonte em uma memoria da dallas semicondutores

(ele parece um transistor BC só que só usa 2 terminais ) ele serve p/ controlar a carga da bateria quando ele trava tem q reprogramar ele.

( eu ainda não descobri como).

Sem ele o note funciona porem não carrega a bat

ele juntamente com outros componentes da mobo é de forma o circuito gerenciador de energia mas nele só sai um sinal binario.

Energia só na "parrede" externa e interna do conector da fonte (19V)

espero ter sanado sua duvida um abraço e fique com Deus."

Significando então que deverá ter uma fonte aleijada. Talvéz só ligue a máquina mas não carregue.

vi o esquema da placa do dv4 e não consegui identificar essa entrada de energia.

Abraços e aplausos aí!!!

Link para o comentário

ninja, não desmereçendo sua tecnica, mas acho ela bastante ariscada na questa de retornos em tempo muito curto.

tenho o habito ( pela pura curiosidade) de descobrir onde estava o curto nos cabos quando troco eles , e em geral oque vejo é um curto causado pelo encurtamento da capa do fio positivo, que de fabrica é descascado muito proximo ao negativo. ou seja, comum super curto , voce vai ate fulminar o curto existente, mas a distancia vai continuar sendo bem proxima entre os fios, que invariavelmente acabará causando curto novamente.

Link para o comentário

vc pode recuperar fazendo assim:

Verifiquei q o problema eh do lado da fonte e NÃO do plug. De qualquer maneira té q abrir a fonte, seja na pancada ou usando solventes acreditando facilitar a descolagem para bater menos p ela abrir... daí depois de aberta retire dessoldando os 3 fios do cabo e puxe pela ponta para que saia de dentro do tubinho de borracha, nem precisa puxar muito, verá e o curto é logo atráz do termoretrátil colocado no positivo e o negativo o envolveu... melhore com mais termoretrátil e já pode montar, acho q só tirar o positivo já vai ver a káka q fizeram...

Acabei usando o esquema da bateria, mas foi assim q tive certeza da localização do curto. Quase queimei o dedo... portanto cuidado.

boa sorte a todos.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

eu nao sei se vcs ja conhecem essa dica, para abrir uma fonte de notebook deixe no freezer por 24 horas, depois so vem batendo com martelinho, as fontes sao prensadas e preza com colas, deixando no frezer essa cola vira como se fosse vidro, ai batendo com martelinho vc quebra toda a cola e abre ela sem deixar nenhuma marca na hora de fechar ela fica perfeita como se nunca tivesse aberto  =) se alguem nao sabia deixo a dica aqui

Link para o comentário

Estava eu coçando o saco e resolví consertar umas fontes em curto que veio num lote que comprei, tava com preguiça de abrí-las e notei que todas estavam com o cabo em curto, testando com o multímetro diretamente no plug, davam 0,3r, procurei onde estava mordido ou amassado no cabo e nada, os cabos estavam com uma boa aparência...uma delas, a de hp dv4 tava novinha, dava até dó descabaçá-la...foi então que pensei e olhando pra minha bateria de carro 12v 45ah,que estava embaixo da minha bancada na qual estava projetando o meu carpc, matutei e pensei, vou meter 12v 45a em paralelo no plug da fonte e ver o estrago...adivinhem? deu um estalinho fraco e o cabo aqueceu um pouco até a metade, descobrí que o curto tava no meio do cabo e melhor ainda, a amperagem da bateria fulminou o pentelho do terra que tava topando no positivo da fonte liberando os 18,5vdc. torcí o cabo, enrolei,e nada de entrar em curto novamente...eureka! fiz o mesmo nas outras e agora todas estão funcionando!fiquei revoltado comigo mesmo porque uma semana atrás joguei no lixo um monte de cabos em curto com boa aparência...rs

fica a dica pros amigos, sei que vão ressuscitar muitas fontes. mas prestem atenção na polaridade,ok? positivo da bateria no miolo do plug e negativo na extermidade, nos dv4, dell pa10 e pa12 e do ibm t60,t61 x60 e x61 o positivo é na parte interna do caninho do plug.fmz?

So bateu uma duvida aqui na minha cachola,so serve de 45a a dita cuja bateria?Todo procedimento sem nem abrir a fonte?Quantos segundos interligados em paralelo?Grato pelo topico.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...