Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Multímetro Digital melhor Custo/Benefício

Featured Replies

Postado

Boa tarde a todos!

Sei que já tem outros tópicos aqui no fórum sobre o tema, mas gostaria de algumas opiniões para compra de um multímetro digital, principalmente em dois modelos que mais me interessam.

Estou precisando comprar um multímetro digital, mas estou na dúvida em qual comprar. Preciso que tenha um bom custo/benefício, que não seja muito caro e tenha bons recursos. Já dei uma boa pesquisada inclusive aqui no fórum, e o que mais havia me interessado é o modelo HM-2090 da Hikari que é auto-range, True RMS, é capacímetro, frequencímetro, e mede temperatura, e gostaria de um com essas funções por isso me interessou, e vi muitas recomendações desse modelo, porém muitos disseram que as funções de capacímetro e frequencímetro dele não são muito boas pois são bem limitadas as medidas. A média de preço dele que encontrei está em torno de R$ 200,00, alguns lugares um pouco mais e em outros um pouco menos. Estava bem interessado nele, mas poucos dias encontrei também o modelo Victor VC97 que é idêntico ao HM-2090 (ou vice-versa), com praticamente as mesmas características e funcionalidades, com muito pouca diferença em alguns detalhes e precisão das medidas, e com o preço bem mais baixo mediante importação, mas não encontrei muitas informações e recomendações da marca como durabilidade, e etc. 

Estou precisando comprar alguns itens para minha pequena assistência, como fonte de bancada, algumas ferramentas e etc, mas irei comprar primeiro o multímetro que me faz mais falta, pois estou utilizando somente um analógico. Na eletrônica trabalho com games, mas ainda pretendo começar trabalhar com Notebooks também.

Agradeço opiniões e sugestões desses e outros modelos que quiserem indicar.

Editado: por srgames

Postado

Pela  Ali Express comprei por 26 dólares, em uma promoção com frete gratuito,  o Victor VC97 que é o 2090 da Hikari. Inclusive,  há os equivalentes ou os irmãos gêmeos de muitos produtos vendidos aqui,  fabricados na China e comprados por 1/3 do valor diretamente com eles. É robusto, pesadão e com bom capacímetro. Vem com boas pontas de prova e capa. Mas o que eu gosto mesmo é o Dt9205. Baratinho, com o beep veloz, precisão na medida de DC e Ohms,  e levinho ... Tenho alguns multímetros auto range e claro que tem vantagens mas a predileção está nesse que citei... Com boas pontas de prova,  se torna uma "  mão na roda  " e encontrei por 30 reais em algumas lojas no RJ

Postado
18 horas atrás, RUBSMARIO disse:

Multímetro Digital, Teste Bater - ET1100A - Minipa

2521716627f6e96fb41b8bd7fb26c2d6.jpg

Também recomendo esse testador, muito bom.

Postado

Recomendo o hm2090, tenho um, é bem completo. Mas o frequencimetro é bem limitado. 

Postado

Alem do HIkari hm-2090 que é uma boa opção tem o Minipa ET-1649, todos copiados de algum modelo chinês como foi dito pelo colega mas com um preço "alto" aqui, estive analisando e vou pegar em breve um UNI-T UT61E, que me pareceu bem completo. Claro vai depender tbm do valor que pretende investir lembrando que sempre tem os fluke caso queira algo duradouro e bem robusto.

 

Postado
  • Autor

Obrigado pelas dicas de vocês, o Unit-T citado já tinha dado uma pesquisada sobre ele, e vi muitas recomendações, porém ele não tem algumas funcionalidades que os modelos citados tem. Vi outros modelos bons também, mas tenho preferência por um auto-range.

Runbens Leie, seu VC97 tem lhe atendido bem, comparados a seus outros multímetros ele tem uma boa precisão em todas as escalas?

Vou continuar pesquisando, mas esse mês terei que escolher um, de preferência via importação.

Postado

@srgames O uni-t UT61E e Auto Range e true rms e só não tem medidor de temperatura. Porem Quais seriam as funcionalidades que ele não tem em relação aos outros e que vc procura?

  • 1 mês depois...
Postado
  • Autor

Desculpe a demora em responder ao tópico, enrolei e acabei ainda não comprando o multímetro.

 

@Túlio Pinto As funcionalidades que me refiro vi em um tópico aqui no fórum mesmo, que são auto power off, backlight, não mede temperatura como já citado, mas essas funcionalidades não me faz falta, vi também uns também dizerem que as pontas de prova do Unit não são muito boas, você que tem ele o que diz? Vi reclamação também sobre as escalas de tensão, e de resistência, diodo e continuidade, que não tem escala própria em suas variáveis, precisa de apertar o botão para mudar de varável, como de tensão alternada para direta e etc, mas eu não creio que isso incomode muito. Apesar dos detalhes mencionados, o capacímetro dele é bem superior ao do Victor VC97 que é mais limitado. Um outro porém é o preço que é um pouco mais elevado que o VC97, mas dependendo irei optar pelo Unit mesmo, só irei aguardar passar esse fim de ano para importar, pois comprar aqui não dá.

 

Quem aqui importou multímetro foi taxado?

 

Por enquanto obrigado pelas dicas dos amigos!

Postado

O Multimetro Uni-t Ut139c tem varias funções;

temperatura 

frequência 

capacitância 

resistência 

Corrente AC/ DC

Tensão AC/DC

 

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Postado
16 horas atrás, srgames disse:

Desculpe a demora em responder ao tópico, enrolei e acabei ainda não comprando o multímetro.

 

@Túlio Pinto As funcionalidades que me refiro vi em um tópico aqui no fórum mesmo, que são auto power off, backlight, não mede temperatura como já citado, mas essas funcionalidades não me faz falta, vi também uns também dizerem que as pontas de prova do Unit não são muito boas, você que tem ele o que diz? Vi reclamação também sobre as escalas de tensão, e de resistência, diodo e continuidade, que não tem escala própria em suas variáveis, precisa de apertar o botão para mudar de varável, como de tensão alternada para direta e etc, mas eu não creio que isso incomode muito. Apesar dos detalhes mencionados, o capacímetro dele é bem superior ao do Victor VC97 que é mais limitado. Um outro porém é o preço que é um pouco mais elevado que o VC97, mas dependendo irei optar pelo Unit mesmo, só irei aguardar passar esse fim de ano para importar, pois comprar aqui não dá.

 

Quem aqui importou multímetro foi taxado?

 

Por enquanto obrigado pelas dicas dos amigos!

Fui taxado, porem mesmo assim saiu mais em conta do quer ter comprado no Brasil, a leitura e extremamente rápida, não tenho do que reclamar

  • 3 semanas depois...
Postado

Olá quer um multímetro bom de qualidade? Eu tenho um desses:

 

Multímetro Digital Fluke 107 Cat Iii

 

É ótimo já tive vários mas esse é o melhor pesquise sobre ele. Uso e gosto muito desse ai. Tem uns modelos mais barato. Mas optei pelo 107, por ser mais completo. 

Postado

Tenho dois Flukes 233 a mais de 5 anos não quebra, indico sem duvida, infelizmente o preço é salgado dependendo da demanda pode se tornar inviável.

Postado

Não conheço a marca do primeiro, mas possui uma escala excelente alem de boa proteção. Quanto ao segundo possui excelente recomeçadão aqui no site. Só não conheço o site que vc esta olhando.

Postado

Não posso falar dos demais, mas VC97 e HM-2090 que são a mesma coisa de fato, apenas com embalagem pouco diferentes, posso dizer que são confiáveis e robustos, as escalas do capacímetro e do frequencímetro não atendem todas as necessidades pra quem trabalha com notebooks, mas quebram um galhão pra quem precisa destas funções e por algum motivo não pode ou não quer comprar produtos separados.

O que ele fica devendo é um indutímetro e uma porta usb.

Tentar medir escalas acima de 30mhz vai danificar a escala, já aconteceu com outro membro do fórum e pra confirmar a teoria eu queimei a minha também huehuehuAEhuaEuhahuA. ;D Mas pelo menos agora posso alertar os colegas sobre isso, ela não me faz falta visto que tenho um osciloscópio na bancada.

 

A escala de diodos separada da escala de continuidade (BIP), ajuda muito, depois que se acostuma a ela não da mais pra viver sem.

Ele demora um pouco a exibir medições em corrente alternada, isso acontece porque por ser true rms ele faz os cálculos com base em amostragem e não média de valores lidos como os multímetros não true rms.

A escala de temperatura pelo menos pra mim tem sido muito útil ao longo dos anos que ele me acompanha.

A função de energy saver é maravilhosa, teria gasto muito mais com baterias se não tivesse, e pra cancelar o desligamento automático quando ele da o primeiro bip de aviso basta pressionar o SELECT por 3 segundos.

Na época em que comprei este aqui estava muito interessado em um modelo da mínipa et 2082c que não é mais fabricado, mas hoje acho que não trocaria meu multímetro, se por ventura estragar e eu conseguir achar o mesmo, eu compro de novo. ;D 

Abraço.

 

 

Postado

Achava minha bancada uma zona mas depois desta foto me senti livre, parabéns @Paulo Noce essa bancada mostra que quem senta nesta cadeira é um doutor. 

A424E8C8-8BF3-4756-B8F5-14E52A1A30D2.jpeg

0A2C92CF-B379-4AA8-9C82-2AF6EC5F282F.jpeg

Postado

Kkkkk não tem organização nenhuma ai rsrs na minha bancada 

  • 4 semanas depois...
Postado
  • Autor

Pelas ótimas recomendações dos amigos e pelas funcionalidades, mesmo apesar de não ter backlight e escala de temperatura, eu optarei pelo Uni-T UT61E, e irei importar por esses dias, olhei em vários sites, mas até agora o melhor preço que encontrei foi no Aliexpress. Pesquisei sobre o Fluke 233 recomendado pelo amigo grego, e realmente parece ser um excelente aparelho, mas infelizmente para mim não é muito viável devido ao preço.

 

Obrigado a todos pelas dicas!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.