Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Neo

Moderador++
  • Posts

    3.138
  • Posts por dia

    2,31
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos

    6573
  • País

    Brasil

Última vitória de Neo foi em 10 de Junho

Seu conteúdo foi o mais bem avaliado!

5 Seguidores

Sobre Neo

  • Rank
    Tradutor
  • Data de Nascimento 23-03-1981

Informação Pessoal

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Localidade
    Biguaçu sc
  • Texto pessoal
    Following the White Rabbit!

Últimos Visitantes

1.016 visualizações
  1. Estão usando algum tipo de memória não volátil para armazenar os dados, provavelmente flash. Daí por mais que você tire a bateria ele continua com as informações prévias de quando foi utilizado com alimentação pela última vez.
  2. @curtolo Pelo que vi aqui falta um pedaço no fim do EC, e fora o início do arquivo que é idêntico, depois é bem diferente do que estava na máquina 683 diferenças se bem me lembro. A bios clear ME está funcionando perfeitamente. O EC da máquina que estou mexendo tem problema logo no início da memória, parece que como consequência disso perdi a habilitação do pino 107 "3V_EN_R" contornei com um jumper entre o pino "12" e o "17" do "PU401". Descobri ao tentar gravar esse arquivo, ueaahuaehuaeu, aí mandei gravar o antigo e voltou a dar vídeo, li o chip de novo e vi que um setor estava ausente preenchido com "00000000..." mas acredito que o primeiro arquivo que li é funcional 100%, depois vou upar. Pra resumir com essa EC aí a máquina não ligou.
  3. Como já respondido anteriormente para outras linhas de KBC, fora os ENE, todo o resto precisa de gravadores específicos para serem gravados. É só olhar a quantidade de pinos na imagem acima pra entender que não tem como usar apenas 4 fios para gravação. Leia os comentários que encontrará mais sobre o mesmo assunto.
  4. Como o colega perguntou lá em cima, já testou PQ302 PQ303 e PQ304 fora da placa? Estão ok os 3?
  5. Pessoal eu já falei acima, a melhor saída é sempre abrir um novo tópico para si, descrevendo o defeito e dúvidas que tenha. Ressuscitar tópicos antigos é ruim para o fórum, e não permite que vocês que precisam de ajuda recebam a ajuda necessária. @Jose Antonio Mendes Gomes se o modelo nem é igual, como garantir que as ligações seriam idênticas?... Sendo que na própria fábrica eles variam as cores dos fios dentro do mesmo modelo as vezes? Crie um tópico seguindo os padrões do fórum e vai receber a ajuda de que precisa. Caso tenha dúvidas de como proceder leia por favor o Manual do Usuário
  6. Provavelmente ponteira fina demais, e ou, potência do ferro insuficiente. Geralmente os pontos de terra tem trilhas mais largas e compridas visto que se espalham por toda a placa, como o cobre é um excelente dissipador de calor assim que você encosta o ferro na trilha ele passa a drenar calor da ponteira, se não houver compensação adequada, seja por incapacidade da estação/ferro de adicionar calor na ponteira, ou por incapacidade da ponta por ser muito fina de reter calor, pode se ver esse efeito de esfarelamento, como se o estanho não derretesse por completo. As estações da Hakko que usam aquelas ponteiras longas que já tem a resistência e o termopar embutidos em cada uma, tendem a oferecer melhores resultados nestas situações. Se usas ferro de solda simples está na hora de pensar em adquirir uma estação, ou colocar ponta fina em um ferro comum de mais potência. Se já usas estação tipo essas da ya xun 881 886 883 tens que analisar uma boa quantidade de coisas pra chegar ao culpado. A primeira coisa a fazer seria ajustar a temperatura uns 50°C acima e testar novamente... Acontece muito das ponteiras terem uma folga excessiva no encaixe com a resistência, embora alguma folga seja necessária para permitir a dilatação da resistência normalmente, as vezes elas vem com folga de mais de 1,5mm situação em que seria muito útil adicionar uma camada de condutor térmico entre a resistência e a ponteira, sempre tomando o devido cuidado de deixar alguma folga para permitir a dilatação da resistência, se deixar sem folga nenhuma a resistência pode trincar/quebrar ao aquecer. Se já estiver trabalhando com uma temperatura relativamente alta na estação e ainda assim ela não conseguir compensar a queda de temperatura ocasionada pelo contato com a trilha gnd, e não houver folga entre a ponteira e a resistência, a coisa começa a complicar, podes ter problema na própria resistência do ferro, ou no controle de temperatura da estação, ou ainda na fonte de alimentação dela que se não for capaz de entregar a corrente necessária não propiciará o aquecimento correto do ferro. Eu uso a uns bons anos uma destas 883d da ya xun, não tenho nada a reclamar dela, tenho consciência de que é uma ferramente inferior se comparada a uma Hakko mas... Tem me permitido trabalhar sem maiores problemas, o que pode acontecer é comprares como eu comprei uma vez uma ponteira de má qualidade, elas tem muitaaaa folga no encaixe da ponteira com a resistência, eu preferi substituir novamente por ponteira original e tudo voltou a ser como era antes, mas poderia ter usado uma folha de cobre para diminuir a folga, como eu não tinha a folha a mão e teria que comprar de qualquer jeito preferi comprar a ponta original nova hueauhaeuhea Espero que tenha conseguido explicar o motivo, mas se tiver alguma dúvida ainda avisa. Abraço.
  7. Neo

     bios Dell Inspiron 14z 5423 PN DMB40 11289-1

    Testado para Inspiron 14z 5423 P35g - DMB40 - 11289-1 com vídeo dedicado e processador i7, funcionou 100% ok.
  8. Neo

     dúvida Genius g540 ProgramOperation: error****

    @Gregorio Rodrigues Acredito que o pino sempre conectado seja o pino 4 né? Visto que ele é o terra, faz sentido que esteja sempre conectado. Acho importante verificar antes de qualquer coisa a conexão com o pc, não conheço o g540, mas imagino que use um cabo usb a/b que pode estar om defeito , e o próprio conector do g540 pode estar com defeito também. Mal contato também faz bastante sentido como o colega sugeriu acima, tanto nos adaptadores quanto no próprio conector ZIF, um teste que julgo interessante é usar uma bios de placa mãe de desktop que vai direto no conector ZIF pra tentar eliminar que o problema esteja nos adaptadores.
  9. @Nivaldo Ferreira o resistor que colocavam na linha de 5v era pra aumentar a tensão pra uns 13.5V né? Já li sobre esse método, era mais comum usar isso nas fontes AT, embora as primeiras ATX também funcionassem bem com o método. A fonte tenta compensar a carga excessiva (resistor) na linha de 5v ajustando o pwm, e acaba por oferecer uma tensão maior na linha de 12v. O ruim dessa estratégia é que o resistor passa a consumir alguma corrente do mesmo trafo que fornece os 12v, talvez por isso aconteça essa limitação de corrente abaixo da especificação da fonte. Da forma como proposto no tutorial acima, já que as outras linhas estão sem consumo, e que a compensação da linha de 5v foi desativada, consegue-se extrair todo o poder de fogo da linha de 12v mesmo em tensões maiores. O Trafo desta fonte aí em questão, consegue oferecer uns 220w então até 18.5v, 12A é garantido. Já em 24.8V imagino que não deva conseguir fornecer mais do que 9A. De qualquer forma é uma excelente fonte para ter a mão. Fora as duas que tenho em série na minha assimétrica tenho mais duas montadas nas próprias latas, e volta e meia acabo usando elas combinadas pra testar tensões múltiplas ausentes, carregar uma bateria, ou mesmo simular uma bateria no conserto de no-breaks. Espero que corra bem a montagem. Abraço.
  10. Neo

     dúvida Macbook Pro A1278 / 820-2530 / Não liga

    O @Paulo Noce manja muito de mac, eu pouco mexi até hoje, siga as orientações dele que a probabilidade de sucesso é grande. Boa sorte.
  11. Acho que o melhor curso de ação é este mesmo meu caro, sempre que eu puder ajudar tentarei. Um teste muito importante para notes cujo pch foi mexido é deixar uns dias desligado e tentar ligar novamente, alguns simplesmente deixam de funcionar depois de uns 2 ou 3 dias desligados, neste caso só trocando.
  12. Vou te ser bem sincero, teve um avell que mexi que também notei um certo retardo de imagem da ordem de uns 30 a 45 segundos, eu perguntei ao cliente e ele disse que havia comprado de segunda mão e que desde que comprou era daquele jeito, daí nem perdi tempo... Não lembro qual era o modelo exato. Se já limpaste o ME e não surtiu efeito, visto que a região do pch está escura, talvez o cidadão que mexeu tenha feito o desfavor de trocar o pch por um não idêntico, ou ele pode estar com defeito nas esferas região responsável. Esse pch está esquentando mais que o normal? Se todo o resto funciona como deveria, eu conversaria com o cliente a respeito dos riscos/benefícios, e deixaria claro que já que é um problema menor não vale apena mexer enquanto estiver funcionando, visto a dificuldade de conseguir arquivos sabidamente bons para o modelo do note. Se por acaso houvesse retorno do equipamento partiria para troca do pch e cobraria novo serviço, afinal são problemas distintos ao que parece. Tive um caso de notebook dando retardo de vídeo, que o problema era o pwm do vcore ou gfxcore se bem me lembro, que demorava a liberar um powergood. Foi só substituir que cessou, como disseste que vários foram submetidos a calor talvez valha apena conferir.
  13. Que bom que deu certo Posta fotos depois de como ficou a adaptação se puder, só pra matar a curiosidade. Abraço.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×