Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agilidade para formatação e equipamentos bancada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Gostei muito das dicas, mas eu sou um pouco tradicional, perco mais tempo, mas faço a instalação passo a passo. Fico atolado de seviço justamente porque as pessoas gostam do meu trabalho. Respeito a forma de cada um trabalhar,pois, cada profissional tem seu método. Perco mais tempo, mas entrego a máquina do cliente com 100% de segurança. A manutenção faço da seguinte forma: Desktop: desmonto a máquina, inclusive a fonte, faço uma inspeção para verificar principalmente se não tem capacitor estufado. Caso tenha na placa eu troco os capacitores, se tiver na fonte eu prefiro trocar a fonte (já tive experiências tristes com fonte). Limpo toda a parte interna, placa, ventoinhas, substituo a pasta térmica, bateria da bios (coloca a data na mesma). Faço questão de abrir o micro antes e depois na frente do cliente. Notebook: Desmonto, limpo todo o interior como no desktop (quando necessário faço a lavagem da placa), troco a bateria, pasta térmica, termopad, limpo a ventoinha, monto e testo. Faço backup, formato, instalo tudo, volto com os arquivos, testo. e entrego. Para mim não é só trabalho, é prazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

Qualquer pc que chega na minha bancada:

Ghost no hd do cliente pra um HD separado. Pra cada equipamento é um HD de notebook que uso.

Tenho um de 500, 2x 320Gb, um de 60Gb todos de notebook pra facilitar ao usar um adaptador usb ou verificar se a copia foi feita quando conecto no meu note do escritorio por e-sata ou USB3.0.

Nunca perdi um dado sequer de cliente.. Já trabalhei em empresas onde eles usavam um unico hd e jogavam todos os dados pra la.. ai um dia deu problema ao salvar uma copia no disco e fuçou em todas as partições.

Dependendo do cliente e do tipo de conteúdo, eu faço clone em 2 hds separados pra garantir que se um dos hd der defeito, terei o outro. normalmente faço com computadores de Contabilidade e sistemas fiscais.

O meu CD do windows xp eu mesmo projetei para instalar IE8, wmp11, adobe reader, java, mudar papel de parede e tema padrão e só. O restante eu prefiro instalar manualmente pois cada cliente é um caso a parte.. cada um pede um office diferente e qualquer computador que formato eu faço windows update, mesmo que seja windows xp ou windows 7.

Esse sistema que vc esta usando ai pra backup é pouco pratico e penoso.. leva-se horas e horas pra fazer o procedimento, alem do consumo de energia. Recomendo vc investir em HD de notebook, de 500Gb pra fazer os backups como eu faço: um pra cada equipamento.

Neste momento, domingão, tenho 3 equipamentos na bancada clonando seus discos pra amanha serem formatados.

Abraço.

Link para o comentário

Bom dia, sempre tive esse problema de Bkp, nunca fico tranquilo, sempre acho que faltou alguma coisa, sempre que posso jogo a responsabilidade do bkp pro cliente, mas em relação ao cd windows modificado (N-lite) não recomendo, vem sempre com algum problema, da ultima vez que usei instalei 5 maquinas e quando fui modificar o layout do teclado a opção estava desabilitada, tive que re instalar todos novamente pois não consegui resolver de nenhuma forma, a melhor coisa é instalar com paciência os programas um a um.

Link para o comentário

Bom dia, sempre tive esse problema de Bkp, nunca fico tranquilo, sempre acho que faltou alguma coisa, sempre que posso jogo a responsabilidade do bkp pro cliente, mas em relação ao cd windows modificado (N-lite) não recomendo, vem sempre com algum problema, da ultima vez que usei instalei 5 maquinas e quando fui modificar o layout do teclado a opção estava desabilitada, tive que re instalar todos novamente pois não consegui resolver de nenhuma forma, a melhor coisa é instalar com paciência os programas um a um.

n-lite ja me deu dor de cabeça quando resolvia modificar muito o sistema, ao colocar updates e service packs ou algo assim. Só uso para colocar um Bat que criei para puxar direto do cd alguns programas basicos e iniciar a instalação silenciosa. mas integração ao sistema eu não faço. Me lembro que quando ia no ambiente de rede, dava um erro no explorer.exe.. ai parei de ficar mudando o sistema.

Link para o comentário

Aqui fazemos no modo tradicional... quando o hd não está particionado usamos o proprio windows para particionar

quando não inicia windows particiono usando partition wizard no hiren pra fazer a partição e de leva o teracopy pra agilizar copiar ou mover o arquivo pra esse NOVO VOLUME.

sobre virus e a primeira coisa que instado na maquina avast ou microsoft security quando devolver o arquivos qualquer dos antivirus fara uma verificação...

em alguns caso nem move de volta os arquivos apenas deixa mesmo no NOVO VOLUME.  apenas modifica o local das pastas do windows para as do bkp feito desktop documento musicas imagens etc...

e pratico eh seguro..

_K0rTy_

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Bom, aqui eu uso um servidor de arquivos na Rede.( Um simples micro*** Semprom HD 160G + HD 1T , placa VIA, 512Mb com o Linux KDu )

Ao pegar o micro desk, Note, Net, AINONE,  do cliente, nem preciso abrir  pra nada, tirar lacre etc...., apesar de ser Autorizada de Varias Marcas.....!

Eu desenvolvo o Linux KDu e com ele eu dou Boot em 15 segundos no micro do cliente, onde acesso tudo, video, som, rede, internet, partições, históricos, backups, pastas, testo vídeo aceleradora, memorias, drivers, discos, rede, GPu, CPU, Cooler, tensões de fontes...Maquina Virtual, e um Sistema Completo para Gerenciamento da sua empresa e Assistência Tecnica, tudo com ele...e de quebra SE precisar ainda recupero dados do HD dele .....

Ao abrir os desktop tenho todo este acesso, ai abro uma janela dividida em 2 janelas , de um lado tem os arquivos do cliente seja la qual forem e do outro minha pasta no servidor da rede***...basta então escolher e arrastar de um lado para o outro, enquanto isto ( fazendo o backlup para um local seguro....meu servidor de arquivos***...Linux ) eu fico testando os discos, videos, som, redes, teclado, cameras, USBs e tudo mais.....alem disto tb da para testar os arquivos do cliente rodando um Antivirus Nativo Linux KDu nas pasta Windows dele, como tudo é simultâneo, o serviço é extremamente rápido e seguro, sem correr o risco de ter virus na maquina do cliente e ou de ao abrir maquina e mexer e ou colocar cabos, colocar discos, ou mesmo deixar ele cair no chão depois de tudo testado e Backupeado....kkk ja era o seu HD e os dados do cliente....e enquanto isto ainda fico Assistindo videos, ouvindo musicas, jogando, da para gravar usando o DVD da maquina em testes tb e ainda da para fazer Acesso Remoto em maquinas da rede ou Net......quer mais moleza....hummm....acho que num tem, ah tem sim, eu ainda dou treinamento de uso gratuito aos amigos aqui, com o maior prazer.....SE precisarem, mas é tão molezinha usar o KDu pra isto, que tenho certeza de nem vão precisar, mas to a disposição.....use voce tb o Linux KDu, coloquei nele tudo que precisamos para trabalhar com qualquer situação, ele é Livre, resumidamente gratuito e voce ainda pode usar ele para seus micros tudo legalizado, alem disto tb tem CLONADOR de Discos e nada pirata.....!

Imagine voce receber um chamado e o cliente precisar de um arquivo que ta num micro Lacrado de Garantias que não se pode abrir ou a perde.......e este micro não entra o DOS, W3.0/ WXP/ WME/ WNT/ W2K/ W7/ W8 ou na REDE dele e o cliente precisa de um arquivo ou pacote de arquivos / imagens contratos urgentes para resolver um grande problema......o que voce faria....quebraria o Lacre?

Ou apenas tiraria o Linux KDu num pendriver KEY da sua carteira e daria Boot em 15 segundos tendo total acesso a tudo no micro deste cliente que poderia até usar ele para Editar os DOCS e imprimir na rede ou numa impressora Local, ou mandar e-mail , gravar num outro pendriver ou qualquer outro meio e solucionar imediatamente a este cliente, cobrando condizentemente por ter este recurso a oferecer ao caso do cliente.....!

Eu faço assim, nunca mais usei o Windows.....desde 2003, fica ai a dica.....e minha disposição aos amigos AQUI pelo FORUM para quem tb tem o KDu: SuporteTecnicoID.

image.php?di=DRHO

image.php?di=Q44U

image.php?di=7RCC

image.php?di=1YS1

image.php?di=R1D9

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Gostei muito das dicas, mas eu sou um pouco tradicional, perco mais tempo, mas faço a instalação passo a passo. Fico atolado de seviço justamente porque as pessoas gostam do meu trabalho. Respeito a forma de cada um trabalhar,pois, cada profissional tem seu método. Perco mais tempo, mas entrego a máquina do cliente com 100% de segurança. A manutenção faço da seguinte forma: Desktop: desmonto a máquina, inclusive a fonte, faço uma inspeção para verificar principalmente se não tem capacitor estufado. Caso tenha na placa eu troco os capacitores, se tiver na fonte eu prefiro trocar a fonte (já tive experiências tristes com fonte). Limpo toda a parte interna, placa, ventoinhas, substituo a pasta térmica, bateria da bios (coloca a data na mesma). Faço questão de abrir o micro antes e depois na frente do cliente. Notebook: Desmonto, limpo todo o interior como no desktop (quando necessário faço a lavagem da placa), troco a bateria, pasta térmica, termopad, limpo a ventoinha, monto e testo. Faço backup, formato, instalo tudo, volto com os arquivos, testo. e entrego. Para mim não é só trabalho, é prazer.

só por curiosidade, qnto vc cobra por um serviço assim?

( pessoal por favor não vamos entrar em discussões de preço aki hein, é apenas uma curiosidade específica, ).

Link para o comentário

Este de 5 minutos estou doido pra ver. Aqui aparece equipamento de todo tipo, uns com poucos arquivos, outros lotados de arquivos, uma lacrados na garantia, outros não.

Nem sempre podemos remover o hd da máquina e nem sempre pegamos equipamentos rápidos.

Imagina você pegar um equipamento com hd de 500gb e 300gb lotando ele de fotos, músicas, filmes e essas tranqueiras todas, aí você vai fazer backup disso tudo. Nunca que vai conseguir copiar tudo em alguns minutos.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Vejam se ficou legal e me avise se ficou algo confuso pra eu ajeitar.

Abraços.

estou tentando seguir esse tutorial seu e estou com erro na hora de abrir o script, aparece " o sistema não pode encontrar o arquivo wincmd", e fecha o programa o q ta errado?

Link para o comentário

Uso um hd externo bem grande com duas partições. Em uma tem diversas isos bootaveis (hirens, seven, 8 etc, etc....) na outra os meus instaladores e espaço para os backups.

Se o S.O do aparelho liga, boot normal + backup+ format +install+restore dados

Se o S.O não dá boot, Hirens +backup+format+install+restore

Em ambas as opções,  tudo fica disponível em um único dispositivo (hd externo) e a instalação via usb é bem mais rápida que pelo driver cd.

Particularmente não gosto dessas isos customizadas com todos softs, prefiro instalar manual o que o cliente precisa.

Boa solução, também não gosto de ISO's personalizadas.

Link para o comentário

• 4 meses depois...

Bem... aqui com a experiência eu procuro sempre fazer o mais eficiente possível.

Desde o lançamento do Windows 7 não utilizo mais particionamento do HD. Esses são os passos que faço (admitindo que a máquina não tem nenhum problema de hardware aparente):

1 - Abro a Ordem de Serviço no sistema;

2 - Hard Disk Sentinel do Hiren's, tiro foto do monitor com o nº da OS e o serial do HD mostrando o resultado, se o HD está perfeito ou se existe algum problema;

2.1 - Caso o HD não apresente 100% no Sentinel, rodo o HDAT (também do Hiren's);

2.2 - Resultado OK do HDAT, tiro outra foto;

2.3 - Resultado com problemas no HDAT, tiro outra foto e já ligo pro cliente e informo a situação do HD e se mesmo assim ele deseja prosseguir com a formatação, mas aí não assumo nenhuma responsabilidade;

2.4 - A foto vai pro meu sistema que grava todo o histórico daquela máquina;

3 - Faço todo o backup do disco com o Ubuntu (há muito tempo utilizo o Ubuntu 10.1, por ser mais simples... já testei outros mais novos e não gostei). A vantagem é que o Ubuntu remove todos os atributos de arquivos, tornando muito mais fácil remover virus e arquivos infectados posteriormente;

4 - Inicio a instalação do Windows, via pen drive. CD ou DVD somente e máquinas que não aceitam o pen drive;

5 - Enquanto está instalando o SO, baixo todos os drivers do equipamento e os deixo em um HD externo. Isso facilita quando pego equipamentos iguais ou desktops com mesma placa mãe.

6 - Instalo todos os aplicativos que aquele cliente precisa, incluindo anti-vírus. Não utilizo pacote pronto. Atualmente estou utilizando o WPI (Windows Post Install) e tem ajudado muito. Vejam no post:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

6 - Instalo todos os drivers de dispositivos manualmente. Ainda não utilizei os programas que li aqui no fórum, mas vou testá-los depois;

7 - Atualizo o anti-vírus e removo as entradas desnecessárias de inicialização de aplicativos e serviços, deixando apenas o anti-vírus, java updater e touchpad/bluetooth em caso de notebook. Ao final desta etapa o equipamento está todo funcional, faltando apenas duas etapas:

8 - Restauração do backup do cliente. Não preciso me preocupar em colocar o anti-vírus para escanear, pois na cópia ele já verifica e exclui tudo que estiver infectado;

9 - Coloco tudo em seu devido lugar: imagens, músicas, documentos, além de recortar instalações de programas que eu já tenha instalado ou outros programas que sabemos que prejudicam o PC para uma pasta reservada.

Bem... acredito que alguns colegas vão achar que eu gasto tempo demais. Porém, isso só é verdade se o backup for muito grande. Em média, gasto 3 horas para fazer isso tudo. Sei que fazendo de outras formas (particionando e não fazendo backup externo) fica mais rápido, porém eu faço assim há muito tempo pois já passei por algumas situações onde máquinas de clientes diversos eram recorrentes com problemas de inicialização de sistema (corrupção de registro), mesmo sem problema de HD ou memória. Aí eu passei a sempre formatar fazendo o backup, excluindo a partição e deixando o Windows criar novamente. Desde então não tive mais problemas. No final das contas, corrompia o registro pois a partição tinha erros lógicos que não eram corrigidos pelo SO.

Acredito também que o principal de uma formatação é deixar o cliente satisfeito. Se a máquina chega uma carroça e volta bem mais rápida, o cliente vai notar, elogiar e indicar o meu serviço. Sobre o tempo gasto, um compensa o outro pois várias vezes chegam máquinas com backup pequeno.

Outro ponto, aumentei as vendas de pente de memória aqui, pois sempre que chega alguma máquina que tem possibilidade de expansão eu sugiro ao cliente informando as vantagens de adicionar mais memória.

Gente, estou mendigando joinha rsrsrs. Se alguém de alguma forma achar interessante ou for ajudado por este post, por favor, deixem seu joinha.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...