Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como seguir trilhas e identificar componente defeituoso.

Avalie este tópico:

sidineyjs

Posts em destaque

Olá amigos sou iniciante em eletrônica e tenho algumas dificuldades. Uma delas é identificar o componente defeituoso que está causando um problema. Nos casos em que não se percebe nada aquecendo além do normal, nenhum sinal de oxidação, componente torrado e etc. Como identificar o componente defeituoso.

Vocês podem dar dicas de como seguir trilhas e identificar o componente defeituoso? Acho que seria interessante pra todos que estão iniciando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sidneyjs, o prefixo tutorial é utilizado para quando voce vai oferecer um tutorial para a comunidade, por favor edite o titulo para evitar mal entendidos por parte de outros usuarios  8)

Quanto ao seu pedido, acredito que tenha entendido porém é muito dificil realizar um tutorial sobre o que voce pede assim desde 0. Tenha em mente que voce deve saber realizar medicoes em geral e entender o funcionamento dos componentes eletronicos como diodos, transistores, comparadores de voltagem e muitos outros.

Caso voce jà entenda, acredito que seria bom voce ser mais especifico sobre "aonde se perdeu" já que se voce entende os componentes, voce sabe o que deve entrar e o que deve sair e para onde vai.

Caso contrário na área de treinamento voce encontrará muitas apostilas e se tiver alguma(ou varias) duvida especifica ficaremos felizes em ajudar.

Boa sorte  8)

Link para o comentário

Em 30/08/2013 às 12:36, infosquadsn disse:

sidneyjs, o prefixo tutorial é utilizado para quando voce vai oferecer um tutorial para a comunidade, por favor edite o titulo para evitar mal entendidos por parte de outros usuarios  8)

Quanto ao seu pedido, acredito que tenha entendido porém é muito dificil realizar um tutorial sobre o que voce pede assim desde 0. Tenha em mente que voce deve saber realizar medicoes em geral e entender o funcionamento dos componentes eletronicos como diodos, transistores, comparadores de voltagem e muitos outros.

Caso voce jà entenda, acredito que seria bom voce ser mais especifico sobre "aonde se perdeu" já que se voce entende os componentes, voce sabe o que deve entrar e o que deve sair e para onde vai.

Caso contrário na área de treinamento voce encontrará muitas apostilas e se tiver alguma(ou varias) duvida especifica ficaremos felizes em ajudar.

Boa sorte  8)

Bom, primeiramente desculpe pelo título, e com relação a minha duvida, tenho um certo conhecimento e medições e para que servem os componentes mas ainda tenho dificuldade de seguir o caminho do sinal em uma placa e chegar até o componente defeituoso. Para usar como exemplo veja a foto em anexo, essa placa de tablet não esta carregando. A tensão chega nos pontos em vermelho e dai pra frente como prossigo na linha do sinal já que não tenho o esquema do aparelho.

IMG_20130830_075127.jpg.042ebd77955c9accec5e7a6e72d9320d.jpg

Link para o comentário

Em 30/08/2013 às 13:05, Romero Pedro disse:

Eu acredito que sem esquema elétrico não dá, vai chegar um momento em que a trilha não é visível, com em jumpers por exemplo.

Mas nos casos em que chega um aparelho da "china" que não tem nem marca e muito menos esquema eletrico?

Link para o comentário

Tem umas técnicas e até um aparelho para identificar para onde vao as trilhas, mas normalmente a brincadeira sempre termina num integrado que sem o esquema voce no sabe o que é.

Sem esquema nao dá para chegar muito longe, as vezes se perde as vezes se ganha, fazer o que  :(.

Se quiser procura no forúm que tenho certeza que tem, um tópico com formas de achar trilhas na PCB.

• Legal 1
Link para o comentário

• 5 meses depois...

olá amigo,

esses tablet´s chineses são um saco mesmo,

consertei um estes dias (A13)com o mesmo problema,

para saber onde vai as trilhas, usando um multímetro digital coloque em escala de diodo,

posicione a ponteira preta na perna que queira seguir e  vai colocando a vermelha nos outros polos  a que apitar esta seguindo

a trilha, (obs faça isso sem a placa estar energizada é claro)!

analise os dois circuitos tipo transistores como tinha outra placa troquei e o meu voltou a carregar.

Abraços

• Legal 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...