Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para um Reballing bem sucedido

Avalie este tópico:


Posts em destaque

C:-) Amigos, quero dividir com vcs algumas experiências adquiridas em laboratório e corrigindo alguns erros citados por outros colegas no fórum.

 

1º passo - Remover a resina: usar óleo de banana vendido em farmácias. Costumo aplicar ele umedecido em algodão em volta de toda resina e vedo a placa em saco anti-estático por em média 30 min. Removo do saco e aplico um jato de ar em 200º com o bico fino da estação direto na resina e com a exploradora de dentista removo cuidadosamente sem forçar. Quase sempre fica um resto em baixo do chip. Repito todo o processo anterior  para remover o restante da resina (que as vezes sai só com a força do jato quente) sem danificar a placa mãe.

 

2º passo - Desumidificar a placa mãe: Coloco a placa mãe em uma estufa por no mínimo 8 horas antes de iniciar o processo. Isso evitará que se perca os contatos da placa mãe e do chip.

 

3º passo - Respeitar as temperaturas na máquina de reballing: Utilizar a temperatura da chapa em torno de 200º-250º e da lâmpada em torno de 250º-330º. Começando sempre nas temperaturas mínimas até perceber que o chip está completamente solto.

 

4º passo - Utilizar um bom fluxo misturado no fluxo no clean: Facilita a remoção do chip, preservando-o além da placa mãe.

 

5º passo - Não forçar a remoção do chip: Alguns colegas postaram que dão uma forçada no momento de retirar o chip, acreditando se tratar do resto da resina. Certifiquem-se que a resina está completamente removida e usem o óleo de banana durante o processo de aquecimento do chip, isso irá amolecer o "resto" da resina se houver e fará com que o chip saia sem o mínimo de esforço.

 

6º passo - Limpar a placa e chip: Utilizar o fluxo e ferro de solda para remover as esferas antigas. Depois aplicar mais fluxo e junto com a malha desoldadora de preferencia 1,5mm, remover  toda a solda. Limpar o fluxo com óleo de banana ou álcool isopropílico (o óleo de banana deu um resultado melhor).

 

7º passo - Resoldar o chip na placa mãe: Utilizar uma fina camada de um bom fluxo na região da placa mãe e usar as mesmas temperaturas utilizadas no processo de remoção do chip.

 

 

Essas etapas eu sigo no laboratório em tem dado certo... espero ter ajudado aos colegas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...