Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Acer Aspire 5532 / Compal LA-5481P Rev. 1.0 / Liga sem vídeo no LCD e também externo

Featured Replies

Postado

Senhores, estou com este equipamento que em setembro de 2015 foi feito reballing (na época eu terceirizei), pelo menos foi pago para fazer. O defeito então era o mesmo de agora: liga sem vídeo, nem na saída externa. Não testei ainda tensões, nem com outra memória, mas percebi que a bateria CMOS está com 2,84V. Medindo os pinos da BIOS (U17) quando a fonte está desconectada não encontrei nenhuma tensão em nenhum pino! Quando a fonte é conectada, encontro a seguinte situação:

1= 2,65 ~ 3,34 V

2= 0 ~ 0,33 V

3= 3,34 V

4= 0 V

5= 0 V

6= 0 ~ 0,28 V

7= 3,34 V

8= 3,35 V

Ou seja, há uma variação nas tensões! Pode isso?

* desconectei a fonte e conectei novamente, refiz as medições e:

1= 2,65 ~ 3,34 V

2= 1,87 V

3= 3,34 V

4= 0 V

5= 0,22 V

6= 1,49 V

7= 3,34 V

8= 3,35 V

No início desta segunda medição havia a mesma variação no pino 1, mas depois de medir os demais o pinos e conferir o pino 1, ele ficou em 0,10V !!!!

Ligando a placa pelo botão "power", encontro tensões diferentes nos pinos 1 e 2, a cada medição. Será que algum ou alguns resistores estão ruins? Eu tenho o esquema da placa...

u17.jpg

Postado

o ideal seria fazer um me na placa se já tem antecedente de bga é a primeira coisa que eu faria.

Postado

@e_favero Esta placa tem histórico de Bios corrompida e BGA. Então regrave se não subir, é reballar novamente.

Postado
  • Autor

Obrigado a todos pela ajuda. Minha dúvida é o seguinte: adianta fazer reball ou ME se as tensões na BIOS estão variando?

Postado
  • Autor
12 horas atrás, wjinformatica disse:

já peguei esse note e o problema disso estava no secundário nos fets que transformam 3Vawl em 3Vs e 5Vawl em 5VS

Como identifico este comportamento? Só com osciloscópio?

Postado
27 minutos atrás, e_favero disse:

vc procura essas tensões no esquema eletrico e verifica se elas estão boas.

são as fontes primarias e secundarias 

Postado
  • Autor
19 minutos atrás, mariscoo disse:

vc procura essas tensões no esquema eletrico e verifica se elas estão boas.

são as fontes primarias e secundarias 

Sim, a fonte primária já encontrei. As bobinas estão com 5,19V e 3,35V. Minha dúvida é o que significa na prática este comportamento: "os fets que transformam 3Vawl em 3Vs e 5Vawl em 5VS" que o amigo "wjinformatica" mencionou sobre a fonte secundária...

Postado

"os fets que transformam 3Vawl em 3Vs e 5Vawl em 5VS" 

são os mosfet que transformam essas tenções 

São eles o U41 e o U7

vc vai achar eles na Pg37 do esquema elétrico 

prin2.png

Postado

1 hora atrás, e_favero disse:

@e_favero amigo é somente ver se os dois fets que o amigo de cima disse e com o note ligado mesmo sem imagem medir a tensão do dreno e no source e verificar se os dois lados possem a mesma tensão.

se apenas o dreno possuir significa que está tendo apenas a primaria e com isso o nome não gera vídeo pois ele precisa dessas secundarias para alimentar processador e outras partes da placa.

dai tens que verificar se o fet esta bom e se ele esta bom pode ser algum curto na linha do gate desses fets que fazem esses fets saturarem e gerar a tensão no source.

Se ajudou não esqueça do j+

Editado: por wjinformatica

Postado
  • Autor
41 minutos atrás, wjinformatica disse:

@e_favero amigo é somente ver se os dois fets que o amigo de cima disse e com o note ligado mesmo sem imagem medir a tensão do dreno e no source e verificar se os dois lados possem a mesma tensão.

se apenas o dreno possuir significa que está tendo apenas a primaria e com isso o nome não gera vídeo pois ele precisa dessas secundarias para alimentar processador e outras partes da placa.

dai tens que verificar se o fet esta bom e se ele esta bom pode ser algum curto na linha do gate desses fets que fazem esses fets saturarem e gerar a tensão no source.

Se ajudou não esqueça do j+

Obrigado mais uma vez!

Medi e encontrei a seguinte situação:

U7:

Dreno: 5,19V

Source: 5,19V

Gate: 17,44V

* do gate vai para o capacitor C658, onde entra os 17,44V e sai 0V.

* do gate vai também para o resistor R728, que entra e sai 17,44V.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

U41:

Dreno: 3,35V

Source: 3,35V

Gate: 17,12V

* do gate vai para o capacitor C570, onde entra os 17,12V e sai 0V.

* do gate vai também para o resistor R562, que entra e sai 17,44V.

Postado

esta saturando normal. essa parte secundária esta funcionando normal. tens que ver outras tensões como de vcore e outras mais para ver se alguma delas estão faltando. se não tiverem provável que seja o chipset

Postado

as tensões estão ok, ja regravou o bios e faz o reball ?

qual tensão tem no vcore?

Postado
  • Autor

Senhores, medi as tensões nos FETs PQ35 e PQ36, porém quando estava tentando descobrir as tensões no PU12 seguindo o esquema, acho que fechei curto em algum ponto desse PU12, pois a placa desligou-se e desarmou a fonte. Agora cada vez que plugo ela na placa ouço um "click" e a fonte desarma. Queria conferir as tensões conforme esta parte do esquema, mas não encontrei o PU16 que alimenta o U41 que alimenta o PU21 que alimenta a  CPU com 2,5VS.

Estou iniciando nesse ramo, agora não sei o que queimou...

tensoes_entrada.jpg

Editado: por e_favero

Postado

@e_favero  queimou algo na fonte de alta provavel

tem fonte assimetrica? se sim coloque ela e verifica se algum componente da placa esquenta ( verifica os mosfet de entrada q gostam de queimar nessa placa )

Postado
  • Autor
Agora, mariscoo disse:

tem fonte assimetrica? se sim coloque ela e verifica se algum componente da placa esquenta ( verifica os mosfet de entrada q gostam de queimar nessa placa )

Não tenho fonte assimétrica infelizmente...

Postado
  • Autor
25 minutos atrás, mariscoo disse:

Fazendo teste de continuidade, que é o que posso fazer só com multímetro, acusa curto em todos os pinos do PQ8, um Mosfet AO4407. Já o mosfet PQ7 que é o mesmo modelo e é alimentado pelo PQ8 não acusa curto. Tenho aqui um AO4435, vou trocar e ver e posto o resultado...

Postado
  • Autor
19 horas atrás, e_favero disse:

Fazendo teste de continuidade, que é o que posso fazer só com multímetro, acusa curto em todos os pinos do PQ8, um Mosfet AO4407. Já o mosfet PQ7 que é o mesmo modelo e é alimentado pelo PQ8 não acusa curto. Tenho aqui um AO4435, vou trocar e ver e posto o resultado...

Senhores, obrigado a todos pela colaboração. O cliente decidiu comprar outra placa.

Moderador, pode trancar o tópico por desistência do cliente no conserto.

Editado: por e_favero

• 8 anos depois...
Postado

peguei um agora com o mesmo defeito,  faltava o sinal  GMCH_ENVDD que vem da ponte note, fiz um jumper entre source e dreno no q23 e a tesnão +LCDVDD apareceu ....

mas continuou sem imagem. então defini como defeito na ponte norte.

sem reparo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.