Postado 7 de Novembro de 2017 8 anos Senhores, estou com este equipamento que em setembro de 2015 foi feito reballing (na época eu terceirizei), pelo menos foi pago para fazer. O defeito então era o mesmo de agora: liga sem vídeo, nem na saída externa. Não testei ainda tensões, nem com outra memória, mas percebi que a bateria CMOS está com 2,84V. Medindo os pinos da BIOS (U17) quando a fonte está desconectada não encontrei nenhuma tensão em nenhum pino! Quando a fonte é conectada, encontro a seguinte situação: 1= 2,65 ~ 3,34 V 2= 0 ~ 0,33 V 3= 3,34 V 4= 0 V 5= 0 V 6= 0 ~ 0,28 V 7= 3,34 V 8= 3,35 V Ou seja, há uma variação nas tensões! Pode isso? * desconectei a fonte e conectei novamente, refiz as medições e: 1= 2,65 ~ 3,34 V 2= 1,87 V 3= 3,34 V 4= 0 V 5= 0,22 V 6= 1,49 V 7= 3,34 V 8= 3,35 V No início desta segunda medição havia a mesma variação no pino 1, mas depois de medir os demais o pinos e conferir o pino 1, ele ficou em 0,10V !!!! Ligando a placa pelo botão "power", encontro tensões diferentes nos pinos 1 e 2, a cada medição. Será que algum ou alguns resistores estão ruins? Eu tenho o esquema da placa...
Postado 7 de Novembro de 2017 8 anos o ideal seria fazer um me na placa se já tem antecedente de bga é a primeira coisa que eu faria.
Postado 7 de Novembro de 2017 8 anos @e_favero Esta placa tem histórico de Bios corrompida e BGA. Então regrave se não subir, é reballar novamente.
Postado 7 de Novembro de 2017 8 anos já peguei esse note e o problema disso estava no secundário nos fets que transformam 3Vawl em 3Vs e 5Vawl em 5VS
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos Autor Obrigado a todos pela ajuda. Minha dúvida é o seguinte: adianta fazer reball ou ME se as tensões na BIOS estão variando?
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos Autor 12 horas atrás, wjinformatica disse: já peguei esse note e o problema disso estava no secundário nos fets que transformam 3Vawl em 3Vs e 5Vawl em 5VS Como identifico este comportamento? Só com osciloscópio?
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos 27 minutos atrás, e_favero disse: Como identifico este comportamento? Só com osciloscópio? vc procura essas tensões no esquema eletrico e verifica se elas estão boas. são as fontes primarias e secundarias
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos Autor 19 minutos atrás, mariscoo disse: vc procura essas tensões no esquema eletrico e verifica se elas estão boas. são as fontes primarias e secundarias Sim, a fonte primária já encontrei. As bobinas estão com 5,19V e 3,35V. Minha dúvida é o que significa na prática este comportamento: "os fets que transformam 3Vawl em 3Vs e 5Vawl em 5VS" que o amigo "wjinformatica" mencionou sobre a fonte secundária...
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos "os fets que transformam 3Vawl em 3Vs e 5Vawl em 5VS" são os mosfet que transformam essas tenções São eles o U41 e o U7 vc vai achar eles na Pg37 do esquema elétrico
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos 1 hora atrás, e_favero disse: Como identifico este comportamento? Só com osciloscópio? @e_favero amigo é somente ver se os dois fets que o amigo de cima disse e com o note ligado mesmo sem imagem medir a tensão do dreno e no source e verificar se os dois lados possem a mesma tensão. se apenas o dreno possuir significa que está tendo apenas a primaria e com isso o nome não gera vídeo pois ele precisa dessas secundarias para alimentar processador e outras partes da placa. dai tens que verificar se o fet esta bom e se ele esta bom pode ser algum curto na linha do gate desses fets que fazem esses fets saturarem e gerar a tensão no source. Se ajudou não esqueça do Editado: 8 de Novembro de 2017 8 anos por wjinformatica
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos Autor 41 minutos atrás, wjinformatica disse: @e_favero amigo é somente ver se os dois fets que o amigo de cima disse e com o note ligado mesmo sem imagem medir a tensão do dreno e no source e verificar se os dois lados possem a mesma tensão. se apenas o dreno possuir significa que está tendo apenas a primaria e com isso o nome não gera vídeo pois ele precisa dessas secundarias para alimentar processador e outras partes da placa. dai tens que verificar se o fet esta bom e se ele esta bom pode ser algum curto na linha do gate desses fets que fazem esses fets saturarem e gerar a tensão no source. Se ajudou não esqueça do Obrigado mais uma vez! Medi e encontrei a seguinte situação: U7: Dreno: 5,19V Source: 5,19V Gate: 17,44V * do gate vai para o capacitor C658, onde entra os 17,44V e sai 0V. * do gate vai também para o resistor R728, que entra e sai 17,44V. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- U41: Dreno: 3,35V Source: 3,35V Gate: 17,12V * do gate vai para o capacitor C570, onde entra os 17,12V e sai 0V. * do gate vai também para o resistor R562, que entra e sai 17,44V.
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos esta saturando normal. essa parte secundária esta funcionando normal. tens que ver outras tensões como de vcore e outras mais para ver se alguma delas estão faltando. se não tiverem provável que seja o chipset
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos as tensões estão ok, ja regravou o bios e faz o reball ? qual tensão tem no vcore?
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos Autor Senhores, medi as tensões nos FETs PQ35 e PQ36, porém quando estava tentando descobrir as tensões no PU12 seguindo o esquema, acho que fechei curto em algum ponto desse PU12, pois a placa desligou-se e desarmou a fonte. Agora cada vez que plugo ela na placa ouço um "click" e a fonte desarma. Queria conferir as tensões conforme esta parte do esquema, mas não encontrei o PU16 que alimenta o U41 que alimenta o PU21 que alimenta a CPU com 2,5VS. Estou iniciando nesse ramo, agora não sei o que queimou... Editado: 8 de Novembro de 2017 8 anos por e_favero
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos @e_favero queimou algo na fonte de alta provavel tem fonte assimetrica? se sim coloque ela e verifica se algum componente da placa esquenta ( verifica os mosfet de entrada q gostam de queimar nessa placa )
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos Autor Agora, mariscoo disse: @e_favero queimou algo na fonte de alta provavel tem fonte assimetrica? se sim coloque ela e verifica se algum componente da placa esquenta ( verifica os mosfet de entrada q gostam de queimar nessa placa ) Não tenho fonte assimétrica infelizmente...
Postado 8 de Novembro de 2017 8 anos Autor 25 minutos atrás, mariscoo disse: @e_favero queimou algo na fonte de alta provavel tem fonte assimetrica? se sim coloque ela e verifica se algum componente da placa esquenta ( verifica os mosfet de entrada q gostam de queimar nessa placa ) Fazendo teste de continuidade, que é o que posso fazer só com multímetro, acusa curto em todos os pinos do PQ8, um Mosfet AO4407. Já o mosfet PQ7 que é o mesmo modelo e é alimentado pelo PQ8 não acusa curto. Tenho aqui um AO4435, vou trocar e ver e posto o resultado...
Postado 9 de Novembro de 2017 8 anos Autor 19 horas atrás, e_favero disse: Fazendo teste de continuidade, que é o que posso fazer só com multímetro, acusa curto em todos os pinos do PQ8, um Mosfet AO4407. Já o mosfet PQ7 que é o mesmo modelo e é alimentado pelo PQ8 não acusa curto. Tenho aqui um AO4435, vou trocar e ver e posto o resultado... Senhores, obrigado a todos pela colaboração. O cliente decidiu comprar outra placa. Moderador, pode trancar o tópico por desistência do cliente no conserto. Editado: 9 de Novembro de 2017 8 anos por e_favero
Postado 22 de Março 22 Mar peguei um agora com o mesmo defeito, faltava o sinal GMCH_ENVDD que vem da ponte note, fiz um jumper entre source e dreno no q23 e a tesnão +LCDVDD apareceu .... mas continuou sem imagem. então defini como defeito na ponte norte. sem reparo.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.