Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Acer Aspire E1 531 / MB LA-7912P REV 1.0 / não liga

Featured Replies

Postado

Estou com esta placa que quando chegou para mim não apresentava em momento algum os 3,3V e 5V, então troquei PU5 e não resolveu, troquei PU4 e começou a ter um consumo entre 0.007A e 0.040 oscilando, e dando um chiado em algum outro componente que não consegui achar qual era, não esquentava nada, e depois de alguns segundos com este chiado o consumo  zerava, então troquei PU6 achando que estaria vindo dali e não resolveu, aí voltei U36 e U42 para o backup que tinha feito antes de qualquer alteração na placa e ela dava um consumo rapido e ja zerava, então eu ia nas bobinas PL6 e PL7 com o multímetro e estavam dando continuidade para GND, então voltei para os arquivos baixados aqui no fórum novamente mas continuou do mesmo jeito, o detalhe é que quando nas bobinas PL6 e PL7 está dando continuidade para GND eu encosto ponta preta em GND e no lado positivo do PC157 ele dá continuidade rapidamente e para, então eu volto lá nas bobinas e não há mais continuidade delas para GND, aí quando energizo a placa ocorre o mesmo novamente. Já troquei PC157 no início também pois estava estufado!

Acredito que tenha alguma mínima fuga, mas não consigo achar ?

Estou utilizando o esquema da LA-7912P REV 0.2 pois não encontrei nenhum da REV 1.0.

• Respostas 75
  • Visualizações 6,5k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• - Voce pode fazer teste injetando tensão nas bobinas, para verificar possível curto.

• Já fiz isto, esqueci de falar, não apresenta curto, por isso acho que a fuga é muito pequena!

• Sim...precisa...essa tensão chega nos resistores e deve ficar parada, nao passar para o outro lado...apenas depois que apertar o power. Esquece esses jumpers, isso só vai te confundir. Ou ainda queima

Imagens Postadas

Postado

- Voce pode fazer teste injetando tensão nas bobinas, para verificar possível curto.

Postado
  • Autor
34 minutos atrás, regisfatef disse:

- Voce pode fazer teste injetando tensão nas bobinas, para verificar possível curto.

Já fiz isto, esqueci de falar, não apresenta curto, por isso acho que a fuga é muito pequena!

Postado

- Voce pode ligar a placa, e verificar se tem algum circuito oscilando tensão, bem baixa, entre 0 V e 0,3 V. Isto seria uma forma de identificar algum circuito pwm  que está tentando armar, mas logo desliga por proteção.

Postado

Remove a pl6 e pl7 do circuito pra se o Ci vai gerar as tensãoes de 3, 5V.

Postado
  • Autor

Agora troquei de novo a PU5 e tenho as tensões de 5V e 3,3V, tenho consumo oscilando entre 0.007A e 0.016A, tenho tensão no botão power, e continua aquele chiado que não da de perceber onde exatamente é, é um barulho como se tivesse dando choque naqueles aparelhos de cerca ? , e a placa não liga!

Postado

Amigo veja a tensão nos gates do U21, U22 no momento do start. Veja se eles estão chaveando as tensões de dreno pro source no momento do start.

Postado
  • Autor

Percebi agora que quando fecho uma ponte com a pinça entre a perna 1 e 3 do PQ21 o barulho para, vi sobre fazer este teste em um outro tópico mas não entendi o porque!

Postado

- Analisando o esquema, seria forçar um sinal para terra, através de PQ 21, alterando os sinais de entrip 1 e entrip 2, para ativar o chip  PU 5, que libera as  tensões + 3 V alw  e + 5 V alw.

- Conforme esquema abaixo :

desenho acer  la _7912p_force_pq_21.png

Postado
  • Autor
5 minutos atrás, regisfatef disse:

- Analisando o esquema, seria forçar um sinal para terra, através de PQ 21, alterando os sinais de entrip 1 e entrip 2, para ativar o chip  PU 5, que libera as  tensões + 3 V alw  e + 5 V alw.

- Conforme esquema abaixo :

desenho acer  la _7912p_force_pq_21.png

Pois é, e se eu fico segurando com a pinça nas pernas 1 e 3 e aperto o botão power a placa até liga e já desliga em seguida, segurando ali também para o chiado!

Postado

- PU 5 libera as duas tensões always ( sempre ligadas ) no setor primário.

- Segue os esquemas :

desenho acer pu 5 + 5 V.png

desenho acer pu 5 + 3 V.png

Postado
  • Tradutores
23 horas atrás, geanverdi disse:

tenho as tensões de 5V e 3,3V

Esse modelo de placa costuma dar muito problema no U21 e U22, conforme já foi mencionado (Mens #7).   Verifique as tensões neles.

Postado

- Voce pode injetar tensão após U 21 e U 22, para teste.

- Esquemas abaixo :

desenho acer la 7912 U21 e U22 + 3 VS e + 5 VS.png

Postado
21 horas atrás, geanverdi disse:

Percebi agora que quando fecho uma ponte com a pinça entre a perna 1 e 3 do PQ21 o barulho para, vi sobre fazer este teste em um outro tópico mas não entendi o porque!

Isso porque você está jogando gnd ao coletor, amigo!

É exatamente essa a função desse transistor PQ21 ou seja ele precisa de uma tensão na base pra conduzir a linha VL ao terra, com isso os mosfet's PQ20A e PQ20B vai para se satura, é as tensões de 3,3V e 5V serão ativas nas PLs, porque as entrip1 e entrip2 serão habilitadas.

Verifique  a tensão de base do PQ21.

Editado: por cilaalves

Postado
  • Autor

@curtolo Já troquei U21 e U22, mas pode ser que peguei algum outro também danificado, segue as medições:

U21

1- 0V

2- 0V

3- 0V

4- 0V

5 ao 8- 3,37V

U22

1- 4,44V

2- 4,44V

3- 4,44V

4- 13V ~ 13,30V conforme varia o consumo na fonte

5 ao 8- 4,98V

@regisfatef Injetei +5VS e +3VS em seus respectivos lugares e no U22 com o +5VS consumiu 0.090A, no U21 com o +3VS consumiu 0.590A e acendeu os leds 3 e 7 da placa!

@cilaalves

PQ21

1- 3,28V

2- GND

3- 0V

Postado

- Verifique as tensões nos circuitos suspend de U 21, que são Q 25a e Q 25b.

- Desenho abaixo:

desenho acer la 7912 U21 Q25A e Q25b.png

Postado
  • Autor

@curtolo Jumpeando dreno ao Source do U21 a placa ligou, e segundos depois desligou, mas aí desenergizo e energizo novamente fazendo o jumper e ela liga de novo e assim vai..

@regisfatef Q25 é um mosfet duplo, onde nos pinos 2 e 5 que são os Gates tenho 4,5V e no restante tudo Zerado!

Postado

A placa já apresenta tensão de 3,3V e 5V nas PLs sem a necessidade de fazer o jamper com a pinça? A tensão em gate do U21 e U22 você deve medir no momento do start. Não entendo porque a tensão em gate do U22 e 13V é a do U21 é 0V sendo que são a mesma linha de tensão. Você pode fazer como o amigo acima disse fazer um jamper de dreno ao Source desses mosfet's, e vê o resultado ou você pode alimenta o gate do U21 com essa tensão de 13V que você disse que chega ao no gate do U22 a linha no gate do U21 pode esta rompida. É só inteliga o gate do U22 com o gate do U21 com um pedaço de fio.

Postado
  • Autor
10 minutos atrás, cilaalves disse:

A placa já apresenta tensão de 3,3V e 5V nas PLs sem a necessidade de fazer o jamper com a pinça? A tensão em gate do U21 e U22 você deve medir no momento do start. Não entendo porque a tensão em gate do U22 e 13V é a do U21 é 0V sendo que são a mesma linha de tensão. Você pode fazer como o amigo acima disse fazer um jamper de dreno ao Source desses mosfet's, e vê o resultado ou você pode alimenta o gate do U21 com essa tensão de 13V que você disse que chega ao no gate do U22 a linha no gate do U21 pode esta rompida. É só inteliga o gate do U22 com o gate do U21 com um pedaço de fio.

Sim, nas PLs tenho os 3,3 e 5v sem necessidade de jumper!

A placa não da sinal nenhum pressionando power sem que esteja feito o jumper, logo não tenho como medir no momento do start entendeu?

Já postei acima o resultado do jumper de dreno a source do U21!

Postado
20 minutos atrás, geanverdi disse:

@curtolo Jumpeando dreno ao Source do U21 a placa ligou, e segundos depois desligou, mas aí desenergizo e energizo novamente fazendo o jumper e ela liga de novo e assim vai..

@regisfatef Q25 é um mosfet duplo, onde nos pinos 2 e 5 que são os Gates tenho 4,5V e no restante tudo Zerado!

Essa tensão em gate do Q25 deve zera no momento do start! Isso acontece?

Editado: por cilaalves

Postado
  • Autor
11 minutos atrás, cilaalves disse:

Essa tensão em gate do Q25 deve zera no momento do start! Isso acontece?

Com o jumper feito de dreno a source do U21 que é o jeito que consigo ligar a placa essa tensão de gate do Q25 cai, mas junto a placa desliga..

Editado: por geanverdi

Postado

- Caso ainda esteja fazendo o jumper em PQ 21, para ligar a placa, voce pode analisar as tensões em volta deste circuito.

- Circuito abaixo :

desenho acer la_7912 pq21 e sinais.png

Postado

- Medir se chega tensão de ACIN e VIN no circuito de PQ 21.

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.