Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

CHIPSET BGA Sintomas e defeitos

Avalie este tópico:

Memorize

Posts em destaque

Sintomas típicos de problema no bga dos notes:

Notebook liga acende os leds mas não passa imagem para a tela e nem para monitor externo.

Dispositivo wirelles não é reconhecido no windows.

Teclado e touchpad não funcionam e portas usb não reconhecem nenhum dispositivo

Notebook demora para ligar,as vezes liga as vezes não.

Notebook apresenta tela azul na hora da formatação mesmo quando se substitui hd e memória

O notebook não tem energia e não há LEDs ativos.

Falha nas portas USB’s e no funcionamento da webcam.

O notebook não se inicializa.

O indicador de carga da bateria não se acende quando a bateria está instalada e o adaptador AC está conectado.

O notebook emite um único bipe, durante a inicialização, indicando que não há alimentação.

O monitor externo funciona, mas não há imagem na tela LCD do notebook.

O notebook emite dois ou três bips, e não emite imagem na tela LCD do notebook.

O notebook emite quatro bips, pisca os leds e não emite imagem na tela LCD do notebook

O notebook pisca os leds, e não emite imagem na tela LCD do notebook

O notebook liga somente um vez aparecendo imagem na tela LCD, mas após desligado não volta a dar imagem quando acionado o botão de power on.

A imagem fica quadriculada ou distorcida quando o notebook é ligado ou durante o processamento de Dvds ou vídeos.

Isso é o mais comum....

• Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o principal mesmo é ligar e nao dar video, mas antes tem q fazer os testes basicos como teste de memoria, processador, tensoes corretas na placa, ate pq ultimamente varios nots nao dao video e é BIOS corrompida.

Nos HP principalmente DV6000 quando da problema no chipset uma característica antes de parar o video primeiro para de funcionar wireless, mas isso tambem tem que eliminar driver a plaquinha wireless.

E oq nosso amigo chapolin passou realmente sao sintomas de chipset, mas nao é só ele que causa esses problemas, problema no touch poder sr ele proprio ate mesmo cabo flat, teclado pode ser super I/O, USB pode nao ter 5v, os defeitos q sao de imagem pode ser ate a tela mesmo etc... assim como os outros descritos.

Na verdade chipset seria o ultimo a ser condenado, tem varios testes basicos a serem feitos antes.

Link para o comentário

boa noite Memorize,não sei qual é seu grau de conhecimento em placas,

considere os sintomas que o colega descreveu acima como pode ser o bga.

Para testar o BGA.

aí vai os três testes que vão apontar para o bga.

1- Tenha certeza que as fontes de alimentação estão ok. (19V, 5 e 3,5V)

2- A impedância nos capacitores que ficam acima do bga deve ser maior que 6 ohms, caso contrario o mesmo está em curto sendo provocado por soldas unidas ou chipset danificado

3- Ligue apenas a alimentação do notebook, sem processador, coloque o multimetro na escala de 20V, aterre a ponta preta e com a ponta vermelha passe em volta do cristal acima do bga, esta medida não pode ser superior a 0,17V, se for superior o BGA tem esferas sem contato com placa ou chipset gerando um campo magnetico de fuga ( uma especie de antena).

Através destes três testes vc elimina 85% das dúvidas que apontam para BGas.

(dica de Dilvani)

somente concordo com ele por isso estou passando oque ele me passou,ok?sucesso!

• Joinha 1
Link para o comentário

De maneira resumida, pode se dizer que um BGA com problemas (seja interno ou com soldadura partida) não irá gerar os sinais que deveria. Como o componente tem diversos setores, os sintomas podem ser os mais variados.

No caso do famoso MCP por exemplo é bastante comum que o aparelho não ligue porque o chipset não ativa os sinais que iriam levantar a suspensão do aparelho.

Na prática, a grande maioria dos problema de soldaduras BGA defeituosas você consegue diagnosticar com ME, caso o ME não funcione, você vai precisar do esquema do aparelho e realizar medições para poder dar um diagnostico mais acertado.

Explicar formas de medir o funcionamento de componentes complexos como o I/O ou um chipset  poderia levar muito tempo e fica inviável escrever um "how to" assim na lata, portanto esqueça, ninguém vai poder te ensinar a realizar estas medições assim do nada.

Recomendo que esqueça a ídeia de buscar X sintomas para o BGA e realize os procedimentos que os colegar recomendaram, verifique componentes básicos, tensões e aferre-se ao ME, ele será o seu maior aliado no começo.

Baixe datasheets de componentes e esquemas e acompanhe o passo a passo dos problemas dos colegas como se fosse o seu aparelho e assim ganhará muito conhecimento.

Quando tiver uma base formada e aparecer X dúvida, pergunte e certamente os colegas vão ajudar, mas explicar o funcionamento desde 0 no way.

Boa sorte  8)

Link para o comentário

De maneira resumida, pode se dizer que um BGA com problemas (seja interno ou com soldadura partida) não irá gerar os sinais que deveria. Como o componente tem diversos setores, os sintomas podem ser os mais variados.

No caso do famoso MCP por exemplo é bastante comum que o aparelho não ligue porque o chipset não ativa os sinais que iriam levantar a suspensão do aparelho.

Na prática, a grande maioria dos problema de soldaduras BGA defeituosas você consegue diagnosticar com ME, caso o ME não funcione, você vai precisar do esquema do aparelho e realizar medições para poder dar um diagnostico mais acertado.

Explicar formas de medir o funcionamento de componentes complexos como o I/O ou um chipset  poderia levar muito tempo e fica inviável escrever um "how to" assim na lata, portanto esqueça, ninguém vai poder te ensinar a realizar estas medições assim do nada.

Recomendo que esqueça a ídeia de buscar X sintomas para o BGA e realize os procedimentos que os colegar recomendaram, verifique componentes básicos, tensões e aferre-se ao ME, ele será o seu maior aliado no começo.

Baixe datasheets de componentes e esquemas e acompanhe o passo a passo dos problemas dos colegas como se fosse o seu aparelho e assim ganhará muito conhecimento.

Quando tiver uma base formada e aparecer X dúvida, pergunte e certamente os colegas vão ajudar, mas explicar o funcionamento desde 0 no way.

Boa sorte  8)

Beleza cara vou estudar e estudar para entender melhor o SIO. Poderia dar uma ajuda no meu topico? Abraços.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...