Postado 27 de Fevereiro de 2018 8 anos Olá meus amigo, recebi em minha assistência um eletrificador rural de modelo citado acima... O mesmo está ligando normalmente e dando o estalo de pulso porém não está emitindo o choque para a cerca elétrica, com o multímetro digital tentei verificar a tensão emitida nas base terra e na base que vai na cerca e não tenho emissão de nenhuma tensão.. A cada estalo do pulso o led ascendo informando o funcionamento normal do aparelho. Fiz a troca do transistor 30TPS12 achando que seria o causador do defeito mas mesmo assim não resolveu, aferi todos os diodos da placa e nenhum acusou problema... Gostaria de uma dica dos colegas mais experientes na área para uma possível solução... Abaixo seguem imagens da placa. Editado: 19 de Junho de 2018 7 anos por o__rionTG
Postado 27 de Fevereiro de 2018 8 anos @o__rionTG já verificou estes resistores de potência e os de baixo valor? Qual o código deste CI ? Verifique também este capacitor que aparece em pé fora da placa (devido ao tempo de uso, costuma dar muito defeito). Na dúvida, troque ele.
Postado 27 de Fevereiro de 2018 8 anos Autor @Hélio olá amigo, então esse capacitor eu não sei onde conseguir outro, o CI tem a nomenclatura MS08QD2V, sob os resistores ainda não verifiquei..
Postado 27 de Fevereiro de 2018 8 anos @o__rionTG não existe nada marcado neste capacitor? Pela foto parece ser daqueles usados em motores de ventiladores (baixa capacitância x alta tensão).
Postado 27 de Fevereiro de 2018 8 anos Autor @Hélio Não tem nada marcado dele não amigo, ele é todo branco e siliconado..
Postado 27 de Fevereiro de 2018 8 anos @o__rionTG consegui uma informação que pode ajudar: Ele é de 4uF x 250V. Estes capacitores não têm polaridade e seria bom trocar ele e refazer os testes antes de qualquer outra coisa.
Postado 27 de Fevereiro de 2018 8 anos Autor @Hélio Beleza amigo, vou fazer isso, solicitar um capacitor novo.... Vou aferir as resistências também....
Postado 28 de Fevereiro de 2018 8 anos Um teste bom é com uma chave de fenda - com a base isolada pra você não sofrer choque - aproximar quase totalmente o terminal amarelo com o verde. Se a centelha for muito fraca ou inexistente, pode ser sim o capacitor grande ou até mesmo esses capacitores azuis grandes na placa, ou até mesmo a bobina.
Postado 28 de Fevereiro de 2018 8 anos Autor 2 minutos atrás, adriano.de.souza disse: Um teste bom é com uma chave de fenda - com a base isolada pra você não sofrer choque - aproximar quase totalmente o terminal amarelo com o verde. Se a centelha for muito fraca ou inexistente, pode ser sim o capacitor grande ou até mesmo esses capacitores azuis grandes na placa, ou até mesmo a bobina. Certo amigo, como proceder com os teste pra eliminar essas suas três dicas ? O capacitor grande deve ficar armazenado a tensão de quanto ? nos capacitores azuis como testar ? a bobina eu testei e a mesma tem condução não está rompida.
Postado 28 de Fevereiro de 2018 8 anos Mas você fez o teste de faisca nas saidas da bobina? Se você aproximar os dois fios da saída da bobina ele tem que fechar um arco de tensão de mais ou menos 1cm. Moro no interior então esse aparelho efetuo muitos reparos. Se ele está batendo e não dá choque ou um choque muito fraco pode ser capacitores - deve-se medir a capacitância deles- ou até mesmo a bobina alterada, mas o valor dela não sei te passar, o bom seria testar com outra bobina de 80km
Postado 17 de Fevereiro de 2020 6 anos Se vc já resolveu Valeu postei estas Fotos para vc ver que o Capacitor de Partida é 20UF X 400V... Deus te Abençoi ...
Postado 26 de Fevereiro de 2020 6 anos Em 27/02/2018 às 19:47, Hélio disse: @o__rionTG já verificou estes resistores de potência e os de baixo valor? Qual o código deste CI ? Verifique também este capacitor que aparece em pé fora da placa (devido ao tempo de uso, costuma dar muito defeito). Na dúvida, troque ele. fuga enrrolamento da bobina sem nucleo
Postado 10 de Julho de 2020 5 anos Em 25/02/2020 às 21:06, arturbonilha disse: fuga enrrolamento da bobina sem nucleo Mas tirando a bobina a placa deverá ficar piscando como se tivesse mandando pulso ?
Postado 11 de Julho de 2020 5 anos Olá! Você pode medir a resistência da bobina. Alguns aparelhos Zebu têm resistênciana saída entre 400 e 600 ohm. Mas acho que você deve postar a resistência aqui porque se alguém tiver o mesmo aparelho pode medir também e informar quanto foi medido. Att, Marcelo
Postado 11 de Julho de 2020 5 anos Pessoal, para manter a organização do fórum, evitem ficar respondendo tópicos antigos. Melhor abrir um novo tópico e, se for o caso, colocar um link para o tópico antigo.
Postado 8 de Setembro de 2020 5 anos Amigos já resolvi, era a bobina de alta. Muito Grato pela Atenção
Postado 29 de Novembro de 2020 5 anos Olá. Tenho um aparelho desse e não liga nada já testei todos os diodos, resistores, capacitor e tiristor alguém pode me ajudar por favor? Nem carrega os capacitor será que pode ser o ci MS08QD2V
Postado 10 de Dezembro de 2020 5 anos @Angelo Cezar Alberton Peri Já resolveu ou esta na mesma situação ainda?, Pode ser o transistor grande que tem no aparelho e os tl 431
Postado 17 de Setembro de 2021 4 anos Alguém sabe onde encontro transistor XP26N50B?Ou algum similar por que não acho em lugar nenhum?Seria para um aparelho de cerca elétrica
Postado 28 de Maio de 2022 3 anos bom dia tô com uma placa dessa que tem alimentação e o led não pisca, alguém tem alguma dica ou teria o esquema elétrico? apesar de ser o mesmo modelo a placa é diferente em algumas coisas modelo ZK80 Automático
Postado 1 de Agosto de 2022 3 anos Pelo que estou vendo vc esta sem o integrado na placa. 1º Desligue a bobina e o capacitor branco da placa, coloque na tomada e veja se pisca o led Se piscar, ja sabe que um dos dois ou os dois podem estar com defeito Se não piscar, troque o SCR (30 tps) e o 2N6027
Postado 18 de Março de 2023 3 anos Em 27/02/2018 às 20:54, o__rionTG disse: @Hélio Beleza amigo, vou fazer isso, solicitar um capacitor novo.... Vou aferir as resistências também.... Zk80 usa um de 20uf por 450v E o zk120 usa um de 30uF Trabalho a anos vom zebu Editado: 18 de Março de 2023 3 anos por Alvair Mehrler
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.