Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Utilização de Forno Elétrico

Avalie este tópico:

Eric Marcelo

Posts em destaque

Eu pretendo usar um forno elétrico mas como estufa para secar placas, para resolda acho que agrede muito principalmente capacitores eletrolíticos (pode até não estourar e alguns podem estourar e tem o fator de acelerar a secagem do eletrólito) e os componentes de plástico que não deixam de ser agredidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 9 meses depois...
  • 7 meses depois...

Concordo plenamente com o Viciadotec. A utilização do forno smd é bastante viável, se aplicada de forma correta. Não tenho o forno (ainda) mas conheço assistências técnicas que tem o forno smd e utilizam de forma altamente eficaz. Pena que no Brasil quase não se encontre para venda e quando se encontra é caríssimo. No ebay já vi por uns R$700,00. Realmente dizer que é furada, não concordo, pois, se não gosto de utilizar essa ou aquela técnica, não quer dizer que ela seja ruim. Estou dizendo utilizando o forno próprio para este serviço, já o forno comum, não sei como funciona.

Link para o comentário

Ok... voce coloca a placa no forno SMD, quando ela sai funciona.  O que voce fez ? Em qual componente era o defeito ? O que voce faz se o equipamento volta ? 

Forno SMD serve para auxiliar na fabricacao de PCBs e tem até alguns outros usos interessantes, mas ressoldar a placa inteira por nao achar o CI que falha nao é uma boa.

Me lembro de um caso com o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
de uma placa que se desligava sozinha, depois de realizar as medicoes pertinentes acabamos chegando em um simples resistor (ou capacitor, nao lembro agora) que aparentemente estava com solda fria. 

Aprendimos melhor como funcionava o circuito de protecao térmica daquela placa, solucionamos o problema e nao expomos a placa inteira a altas temperaturas estressando-a desnecessariamente. Isso sem contar que se o aparelho voltasse (bem pouco provavel porque fomos bem no foco do problema)  sabiamos exatamente por onde recomecar a analise  8)

Talvezzzzz sem ter o esquema e já tendo feito todas as medicoes possiveis, digo algo como sendo muitooooo no ultimo caso, poderia ser interessante mas nao sei se cobraria por esse servico

Link para o comentário

Mas foi o que quis dizer, quando disse que é eficaz quando usado corretamente. Não é sair "cozinhando" placas aleatoriamente, mas, tem defeitos que a gente tenta de tudo, testa tudo, mede, dá nó em pingo d'água e a famigerada da placa continua dando aquele defeitozinho escroto. Nesse caso vale usar o forno. É um investimento um pouquinho alto, vale mais pra quem tem uma demanda grande.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Eu uso forno constantemente e nunca me deixou na mão, uso um forno Philco de 1000 watts e 15 litros com queimadores em cima e em baixo, deixo a grade do forno no meio, o forno a uma temperatura entre 140/150 graus de 7 a 10 minutos, antes lavo a placa com detergente e escova anti-estatica deixo escorrer por um minuto e levo ao forno, ja ressuscitei muita placa mãe e até placas filha como memorias tambem.

Link para o comentário

Quando você fala em forno com queimadores em cima e em baixo está falando de forno a gás? sério mesmo?

o tipo de forno que estavam falando é um tipo com resistências cerâmicas ou metálicas e com temperatura controlada e mesmo assim não confio na solução. Acho que quando você esquenta a placa inteira acaba esquentando e danificando onde não precisa e ao mesmo tempo onde realmente precisa acaba fazendo um reflow meia boca que não é realmente eficiente, mas se tem dado certo para você assim, boa sorte.

Link para o comentário

Eu utilizo um forno com resistências... sempre me ajudou, mais tem que usar com cautela, senão torra a placa... eu sempre lavo elas com álcool isopropílico antes de colocar no forno, normalmente utilizo um tempo médio de 30 a uma temperatura de 70 graus... nunca torrei uma placa dessa forma... rsrsrsrsr

Link para o comentário

Peco desculpas antecipadas aos participantes do tópico e aviso que nao estou me referindo a ninguém, mas vendo tantos comentários positivos com relacao ao uso do forno eletrico eu copreendo porque a situacao chegou a este ponto.

Infelizmente acredito que mais de uma pessoa lendo este tópico vai acabar indo nas Casas Bahia comprar um forno em 12X e depois vai avisar para o vizinho que voltou para o ramo da informatica  :'(

E assim surge a expressao "cozinheiros" tao utilizada pelo nosso amigo @alex

Reitero que nao é uma critica a ninguém já que cada caso é um caso, o

por exemplo utiliza o forno mais como uma estufa, mas para quem tá por fora, este tópico acaba se tornando receita para consertar placas.

• Legal 1
Link para o comentário

Exatamente

.... utilizo como estufa... tem casos que ela pode ressuscitar uma placa morta, mais antes de usar desse procedimento, sempre testar todos os componentes, seguir datasheet, procurar outras soluções, seguir sinais, etc... a estufa serve mais para preparar a placa para bga, desumidificando a mesma... usar estufa para recuperar placas mortas é uma técnica que só uso em ultimo caso, mais em ultimo caso mesmo... e isso nem sempre dá certo... e outra, a estufa para recuperar a placa leva alguns procedimentos, como uso de fluxo, variação de tempo e temperatura na estufa... não é tão simples assim....

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...