Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Utilização de Forno Elétrico

Avalie este tópico:

Eric Marcelo

Posts em destaque

realmente os fornos feitos pra smd são os mais recomendados pra esse reflow geral...os fornos elétricos são um perigo pq vai ser um empecílho

a mobo ficar numa temp. uniforme pela mobo toda... onde estivér as resistências de quartzo vai aquecer mais...porisso o pão de queijo queima em cima...hehe

Verdade will pisei na bola revisei antes de postar mas gente toda vez da zica postando do Iphone . Nao vou nem conserta se nao perde a graca hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O forno se usado corretamente acho que pode ser funcional, o problema e que se por acaso o aparelho der retorno você não saberá onde estava o problema inicial. eu particularmente prefiro retirar essa solda fria manualmente com a mistura de fluxos (pastoso + alcool iso) e estação de ar, ou ferro de solda dependendo do caso.

O método que uso é o seguinte. Depois de testar tudo, e sem resultado. Vou resoldando os principais componentes 1 por 1.

e testando. Resoldo I/O e testo, resoldo fontes  (pwm, fets caps) e testo, resoldo, outros CIs e testo, sempre resoldando um item por vez e testando. Se for solda fria você acaba pegando e vai saber exatamente onde estava o problema.

Muito correto Paulo vc consegui explicar uma seguencia ótima para resolda . Eu uso forno para adiantar o tempo se o aparelho retornar aí analiso com calma e sigo uma seguencia parecida com a sua . Mas nao tenho retornos com placas que passam pelo forno smd . Serio mesmo passei mais de 400 placas nesses 3 anos e pensando bem nao lembro de nem uma que passou nele e voltou .  Mas sua seqüência merece apl

Link para o comentário

boa tarde

eu tenho u forno eletrico da marca fisher, eu soh utilizo ele para desumidificar a placa, eu tranquei o botao do temporizador e deixo ele em 50º, pois daih a temperatura vai oscilar entre 40º e 60º q eh a temperatura ideal para desumidificaçao, deixo todas as placas 24horas, daih eu nao corro o risco das placas estufarem quando for colocar calor de 225º para retirar o chipset

Link para o comentário

A técnica do forno, se usado o correto pra SMD, é muito útil porque economiza muito tempo.

Pra quem não sabe, algumas placas dão muito defeito de solda fria e não somente nos BGA, muitas placas que ligam sem vídeo, podem estar com problema de solda fria em componentes baixos, e não nos BGA.

Eu não uso forno, mas tenho o procedimento de sempre passar um ar quente em toda a placa, como o ninja faz, isso já me salvou de vários problemas.

O que faço de diferente, é não passar o ar nos BGA ou soquete do processador, mas passo na placa completa de uma vez, pra não ficar esquentando e esfriando a placa várias vezes, passo em todos os componentes, um por um.

Se isso não resolve, ai sim vou pro reflow nos BGA e, se for isso, depois reballing.

O forno vai fazer a mesma coisa, mas ai vc também aquece os BGA, se funcionar, vc não vai saber se era BGA ou não.

Eu sou a favor do forno, se tivesse um eu usaria direto, mas com moderação!!

Link para o comentário

Amigos, o forno e uma ferramenta ótima , afirmo a vocês porque se vc tiver as técnicas certas com ele ele adianta muita coisa em sua assistência. E para ele nao mascarar bgas vc pode usar de varias técnicas , para isso nao ocorrer ex, colocar fluxo em tudo menos nos bgas, isolar os bgas com fita, colocar isoladores de cobre neles etc, da para ter inúmeras idéias e assim aproveitar este recurso.

Link para o comentário

Opa boa noite ai amigos, eu ja vi essa ideia do forno ai de se resolda a placa toda por ele,talvez se for solda fria em alguns casos pode ate dar certo ,mas prefiro resoldar na estacao mesmo vendo oque estou fazendo tenho mais seguranca,nao confio muito nessa ideia nao, tem ate amigos que o usam o forno  mas para desumificar a placa, ate pensei em comprar um para fazer esse procedimento de desumificacao da placa mae mas em resolda fico meio precavido da ideia, mas e aquela coisa ne quando comprar o meu nada mal em se testar para ver , o bom pelo menos de ter um forno na assintencia e que ja da para se esquentar umas empandas kkkk, mas brincadeira com certeza deva ter uma boa ultilizacao sim. sei que as lampandas dele sao boas pq ate um amigo  fez a maquina dele usando essas lampadas no pre porem de tamanho maior ,fico show  demorou um pouco para fazer o controle das mesma,mas hoje ta matando a pau.

Link para o comentário

Opa boa noite ai amigos, eu ja vi essa ideia do forno ai de se resolda a placa toda por ele,nao confio muito nessa ideia nao, tem ate amigos que o usam mas para desumificar a placa, ate pensei em comprar um para fazer esse procedimento de desumificacao da placa mae mas em resolda fico meio precavido da ideia, mas e aquela coisa ne quando comprar o meu nada mal em se testar para ver , o bom pelo menos de ter um forno na assintencia e que ja da para se esquentar umas empandas kkkk, mas brincadeira com certeza deva ter uma boa ultilizacao sim.

Hehehhehe pode ter certeza que vai gostar amigo, só ima dica se puder , compra um bom pois vai te ajudar muito depois que vc testar me manda um Apld pois vai te ajuda muito ;)

Link para o comentário

Ja esta aplaud.kkkkk

[/quote

Oia , brinquei com vc pedindo um Apld e vc como reconhecimento deu , gostei  me manda um Pm amanha que vou te encinar a montar seu forno elétrico gastando muitas poucas dilmas ...  E alen do mais vc me ajudou a sair do número 24 pois para um gaúcho o número 24 nao exististe existe até o 23 depois e 23+1 aí pula para o 25 hehehehe

Link para o comentário

eu no começo, fazia isto, quando via que nao tinha mais jeito, mas não recomendo, pois pode danificar o resto da placa, realmente tem cursos que ensinam esta tecnica furada ai. O negocio pra conserta placa, é conhecimento mesmo, forno eletrico é so pra amadores. de cada 50 placa se conserta uma, vai ser de sorte.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Pois é isso aí caro Eric. Vc não foi o primeiro nem será o ultimo a se frustar com cursos que prometem muito e te dão pouco ou nada de proveitoso. Já fiz cursos de eletronica voltados a computação e em um deles o professor era um pilantrão. Nada do que foi prometido foi cumprido. Tem de prestar mt atençao e cobrar o cronograma do curso pra que seja passado todo conteudo programado dentro do periodo de duraçao do curso. Sempre que possivel parcele o pagamento pra poder sustar cheques, por exemplo.

Usar ferramentas alternativas não tem nada de profissional num curso. Deveriam ensinar usando ferramentas profissionais. Ferramentas como a panela eletrica vc assiste no youtube aos montes. N precisa pagar pra aprender a usar essas tecnicas. Não digo que não funcionam, mas que vc tem de conhecer o funcionamento basico da eletronica por dentro dos equipamentos. Conhecer tecnicas de diagnosticos, testes de componentes, uso de ferro de solda e estações de ar quente, estações de infravermelho. Mesmo que vc n tenha ainda condiçoes de comprar essas ferramentas. Existem tecnicas de reballing e reflow alternativas, sem uso das feramentas proprias na internet. Mas curso de reparo de placa-mãe e notebook que n ensina a usar essas ferramentas ai ja é fulerajem.

Link para o comentário

A grande verdade amigos é que nenhum curso vai fazer milagre do dia pra noite ja fiz muitos cursos e sempre é a mesma coisa o basico muita teoria e pouca pratica o que sei hoje foi ganho no dia a dia ralando quebrando a cara e aprendendo com a galera do forum sobre o forno eu particularmente eu uso um grill pra pré aquecer a placa mais isso para reballing e lembrando que uso controlando a temperatura mais o forum ta ai pra ajudar cada um tem seu metodo encontre o seu e bola pra frente

Link para o comentário

Resumo, pode dar certo ou errado depende de cada caso, só que este metodo é um kebra galho universal que so vai saber se vai dar certo no final ou dará certo, ou muito errado mais mesmo se der certo sua placa ainda contem defeito pois para corrigi-lo é apenas achando mesmo o defeito o local e refazer a solda do modo correto, nem perca tem com isso !!!

Depois o cliente leva a o notebook em outra assistencia ( ai o fulaninho ve cagueta para o dono a situação interna do equipamento ) ai já viu neh para quem vai sobrar !!!

Link para o comentário

• 2 meses depois...

ok,eu ja fiz isso antes e funcionou ,falo sobre minha experiencia coloco no forno a placa envolvida em aluminio e deixo so a area do bga que vou fazer reflow exposta,coloco em 120g depois 180 e depois em 250g isso em 2min,1 min e 1 min respectivamente e ja edu certo ,ate ai ja fiz coisa errada tbm ja deixe tempo demais  uma placa de tx1000 soltou outros componentes ,e quando uso o forno uso so as duas resistencias de cima e coloco a palca bem em cima mais perto da resistencia,porem com placa de dv da hp ja voltou

Link para o comentário

• 5 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...