Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dificuldade no processo de dessoldagem

Avalie este tópico:

kadu.lm

Posts em destaque

Olá pessoal,tudo bem?  Venho aqui pedir mais uma vez a ajudade de vocês.

Estou com muita dificuldade no processo de dessoldagem dos componentes smd.  Estou trabalhando com uma Hikari HK-939,fluxo cobix e noclean .

Não estou conseguindo fazer com que os componentes dessoldem da placa(principalmente mosfet.  Tem alguém com essa máquina para me passar o modo como estão fazendo (temperatura,vazão,usa ou não usa fluxo) .

Agradeço quem puder me ajudar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para dessoldar mosfet , uso o proprio ferro de solda.

aplico uma quantidade de solda em todos os terminais do mosfet ( vai curto circuitar tudo mesmo, então a placa tem que está sem nenhuma alimentação), e derreto dos 2 lados alternando o ferro de solda, depois que tiver tudo derretido , pego com uma pinça. :)

Link para o comentário

Quando o negócio tá dificil, uso ar quente junto com o ferro de solda!! Alterno com a ponta do ferro enquanto que mantenho o ar quente em cima do componente. É muito rápido, agora tem que ter cuidado para não aquecer demais e perder o componente; na verdade é um macete que aprendi depois de muito sofrer para soltar os fets!

Link para o comentário

Faço como o Perciva, aplico solda suficiente para cobrir todos os terminais e vou alternando com o ferro entre os dois lados até poder puxar com a pinça, depois basta remover o excesso de solda primeiro com o ferro e depois com a malha de dessoldagem que o componente fica novo.

Essa solda a mais além de ajudar a derreter todos os terminais de uma só vez, também ajuda a manter o calor para que o mesmo não solidifique enquanto você aquece o outro lado.´

Como o Paulo, só uso ar quente em IO, QFN ou em componentes maiores.

Link para o comentário

Pessoal,realmente esse processo é melhor com ferro de solda.  Primeiro dei uma boa limpada com isopropílico,fluxo cobix e solda e ferro de solda por cima.  Tem uns que saíram em 3 segundos,mas tem alguns que demora bem mais e chega dar medo de arrebentar toda placa.

Tenho a mesma dúvida do Paulo,e quando aos fets que estão "cercados" ?

Link para o comentário

O legal é vc ter uma estação ou ferro de solda que possibilite a troca das ponteiras, assim você usa a que melhor se adapte ao componente/espaço. Tem situações que é preciso abrir o caminho ( retirar algum vizinho de perto) pra facilitar,  e em outros usar o ar mesmo.

A dica do Gilsonan também é muito boa, usar um pré aquecedor facilita o trampo e evita  stress no componente e placa, principalmente ser forem

grandes como I/O. Mas CIs pequenos (fet, bios...) nem compensa perder tempo pré aquecendo, sai fácil no ferro.

Link para o comentário

Em 11/10/2013 às 19:56, rafasc disse:

No geral tenho usado somente AR mesmo, com fluxo amtech, no meu caso ando tendo um pouco de dificuldade na ressolda dos IO, nunca fica certinho nas trilhas, sempre torto....aí fica o solda e dessolda, aí é problema...

Qual temperatura e vazão que você usado?

Link para o comentário

Em 11/10/2013 às 20:05, kadu.lm disse:

No geral tenho usado somente AR mesmo, com fluxo amtech, no meu caso ando tendo um pouco de dificuldade na ressolda dos IO, nunca fica certinho nas trilhas, sempre torto....aí fica o solda e dessolda, aí é problema...

Qual temperatura e vazão que você usado?

A vazão vai depender do tipo da sua estação, no meu caso uso em 1 ou 2 bem fraquinho mesmo, temperatura aí é vc que tem que sentir, não adianta ficar meia hora em cima do componente a 200°C que não vai fazer nem coceira na solda dele e vai acabar perdendo o componente.

Link para o comentário

Kadu, aconselho você fazer alguns testes em sucata, para conseguir a temperatura ideal de sua estação. Varia de estação para estação. A temperatura indicada no display é a temperatura medida por um termopar dentro do bico, bem perto da resistência, dai a temperatura que chega no componente é um pouco abaixo da temperatura medida pelo termopar.

Na placa de sucata, faça um pré aquecimento entorno do componente com a própria estação, aplique um pouco de fluxo e então aplique o calor. Vai aumentando a temperatura aos poucos até ver que a solda começou a derreter, use uma pinça para retirar o componente (cuidado para não esbarrar em outros componentes próximos pois eles se soltam também).

Quanto a vazão, aconselho a usar baixa pois senão começa a soprar todo o fluxo e em alguns casos até pequenos componente que estão em volta. use um bico médio.

Marque esta temperatura e da próxima vez pode colocar nela direto, não precisará aumentar aos poucos como da primeira vez.

Espero ter ajudado.

Boa sorte!

Link para o comentário

Vc pode olhar no meu canal tem algumas dicas de dessoldagem.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...