Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida ASUS / P8B75-M LE / BIOS Corrompida

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Eu tenho uma P8B75-M LE e teve um pico de luz quando voltou o PC travava na tela da ASUS e não saia nem por nada. Mas eu não tinha certeza de qual chip da BIOS era principal e de backup na placa, então os peguei e atualizei por meio de um Gravador USB BIOS, usando o arquivo 1402 .Cap baixado online.

Agora eu sei o meu erro, fazendo isso, eu apaguei completamente as fichas (erro 1) e reescrevi os arquivos incorretos (2). Eu tentei escrever em uma versão bin e rom da mesma BIOS, mas sem sorte desde que eu apaguei todo o resto no primeiro flash-over. A placa agora faz um segundo ciclo de inicialização / reinicialização, o mesmo com ambos os BIOS removidos também.

Eu sei que precisarei reprogramar os novos arquivos do BIOS com os detalhes da placa UUID, MAC e SN com FD44Editor antes de piscar novamente.

Espero que alguém possa me ajudar e fazer upload de um despejo de P8B75-M LE, você pode fazer isso "Salvando" seu BIOS atual usando o utilitário Asus Update, ou DOS com BUpdater, e provavelmente muitas outras ferramentas irão realizar isso também.

Obrigado antecipadamente, ajude-me a salvar esta placa mãe!

Postado

@Marcelo Adriano vdd o fórum conforme agente se ajuda vamos ganhando joinha para poder trocar na loja ou então comprar através dos donativos, mais pode ser que um moderador der um joinha para vc conseguir. Outra coisa notei que vc disse lá na BIOS agora que ela tem dias BIOS? Tem placa mãe de Pc que a BIOS secundária e para backup da primeira, se deu erro ela voltaria as configurações para primeira, diferente do notebook que a segunda Bios que controla alguma parte de PCH.

• Joinha 1
Postado

Correto essa placa mãe tem 2 Bios sim e o certo era voltar mesmo mas alguma coisa aconteceu quando luz voltou que isso não ocorreu, foi onde decidi comprar e usar um Gravador de BIOS e eu fiz os backup antes de regravar e mesmo voltando,  não adianta ambas estão corrompidas mesmo. Verei se com o tempo baixo a BIOS do amigo que você solicitou acima e veremos se vai resolver...

• Joinha 1
  • Moderador Global
Postado

@Marcelo Adriano , vou lhe dar um j+ para baixar os arquivos q necessita, para poder baixar, clique 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 e preencha o cadastro até o final, é grátis.     Após isso o download estará liberado.

Na descrição dos arquivos está discriminado a qual bios eles pertencem, boa sorte.

• Legal 1
Postado

Ambos os chips são idênticos (Winbond 25Q64BVA - 1203) idênticos mesmo. Eu já fiz isso já voltei o que tinha em um deles e gravei a BIOS 1402 no outro e vice versa e nem aparece imagem na tela... quando eu volto com as BIOS que estavam neles a imagem trava no logon da ASUS.

Postado
11 minutos atrás, curtolo disse:

@Marcelo Adriano , vou lhe dar um j+ para baixar os arquivos q necessita, para poder baixar, clique 

e preencha o cadastro até o final, é grátis.     Após isso o download estará liberado.

Na descrição dos arquivos está discriminado a qual bios eles pertencem, boa sorte.

Que Deus te abençoe curtolo, muito obrigado a vocês 2 pela ajuda e eu consegui baixar o arquivo do Amigo thiago lucena que me indicou o download.

52 minutos atrás, thiago lucena disse:

@Marcelo Adriano boa noite amigo vc tentou usar esse?

Muito obrigado a ambos... Agora é gravar e testar só tem um porém rsrs não sei em qual arquivo gravar em qual BIOS ^^ vou gravar se der errado eu troco o arquivo pra outra BIOS. Se der certo depois eu posto aqui.

Postado

@Marcelo Adriano que isso mano fazemos o mesmo que fizeram e ainda fazem por nós, sabedoria ficou para ser compartilhada, só temos que seguir os passos a passo, logo logo sei que vc tem irá nos ajudar, por isso o fórum é tão bom, se fosse só fazer download o cara não volta não senti a gratidão em ajudar e ser reconhecido, por isso a união aqui.

Não esqueça de colocar se deu certo ou não após fazer atualizações, lembrando que durante 7 dias vc pode baixar um donwload sempre que passar as 24horas do feito anteriormente. Sucesso!!!!

Postado

éééé deu ruim ainda... fiquei horas e horas ontem tentando fazer funcionar a placa mãe P8B75-M LE do meu PC e nada de funcionar, bom pelo menos posso passar algumas informações úteis para as pessoas que tenham o mesmo problema que o meu com a série P8xxx das placas mães ASUS. Vamos lá;

Os arquivos que baixei graças ao moderador curtolo estão perfeitos e pelo menos voltou a apitar e apareceu imagem na tela, a diferença foi que o logo da ASUS tinha mudado e a BIOS era dá primeira versão dessa placa mãe, até aí tudo bem era só colocar um pendrive ou CD que tivesse a BIOS mas atualizada e gravar, só que mesmo assim ele informa pra apertar enter e a tela trava junto com o teclado.

Antes que alguém me pergunte eu já inverti a BIOS gravando nos 2 chips e já inverti os 2 chips e nada, nem apitava sem memória RAM.

Pra piorar nenhum dos 2 chips não são totalmente a BIOS... sei que é difícil explicar, tipo um chip não tem nada sobre a BIOS que baixamos do site e o outro chip só tem informações da BIOS + algumas outras coisas... resumindo se eu tirar o chip que tenha a informação da BIOS e usar o Gravador de BIOS (CH341A) pra atualizar a ultima BIOS do site da ASUS não vai adiantar NADA a placa mãe não funcionará e nem apitará. 

Pesquisando em sites gringos (

) e li uma coisa que pensei que fosse me salvar rsrs só que mesmo assim não deu certo não :) 

Tem um programa chamado FD44Editor que ele pega o arquivo (ASUS P8B75-M LE REV 2.00 - FW=0402 CS=61F5DD1A - chip lado USB EN25F64) que baixei aqui no fórum e junta com a BIOS da placa mãe (P8B75-M-LE-ASUS-1402.CAP) que baixei no site e faz um arquivo novo com extensão .BIN (P8B75-M-LE-ASUS-1402.bin) eu pensei quer isso resolveria mas mesmo assim não funcionou :) pelo menos o logo da ASUS voltou ao que era no inicio do problema mesmo assim a tela trava quando aperto DEL ou F2.

Tem uma coisa que a placa mãe faz que antes do problema não fazia... era quando eu apertava o botão de ligar ele ficava ligado direto e começava a funcionar entrando no windows, depois da falta de luz eu aperto o botão ligar e o PC liga e desliga imediatamente levando 2 segundos pra ligar novamente e apitar normal, depois travando no logo da ASUS.

Vou testando aqui e vendo o que posso fazer, vou tentar tentar gravar todas as BIOS disponíveis no site da ASUS referente a placa mãe P8B75-M LE e ver se algumas delas funciona. Já não tenho mais ideias.

winbond_25Q64FVA1G.jpg

Postado

Nessa placa mãe da ASUS P8B75-M LE são BIOS totalmente diferentes e mesmo se eu retirar um BIOS e deixar o outro mesmo sendo do lado esquerdo ou direito essa placa não funciona. As informações Hexadecimal/Binário são totalmente diferentes... entre os 2 chips da BIOS da ASUS P8B75-M LE.

Postado
30 minutos atrás, thiago lucena disse:

@Marcelo Adriano amigo agora que ela liga e trava, vamos concentrar em outra coisa:

Testa com outra fonte

Testa com outra memória

Sem HD 

Sem gravadora

Veja se tem algum componente estufado ou estourado.

Teclado e USB ou PS2.

28 minutos atrás, thiago lucena disse:

Como voltou a BIOS que usou do fórum, faça um reset de CMOS para voltar os padrões de fábrica

Tudo que você possa imaginar eu já fiz ^^ tenho memória e processador sobressalente para essa placa mãe ^^ upgrades que fiz e as guardei, já testei com placa de vídeo onboard e offboard, já testei com outra fonte minha aqui, já desliguei todos os hardware, infelizmente o problema está naqueles 2 chips da BIOS. Estou caçando no google se eu consigo fazer mais 2 uploads diferentes desses 2 chips BIOS da ASUS P8B75-M LE

Postado

@Marcelo Adriano uma vez eu tinha uma assim, pedindo F1 era o jamper da CMOS, que tava no lugar errado. Mais não deve ser isso aí, veja se a placa mãe tem alguma oxidação, ou capacitor estranho, estamos só na bios, partir agora para análise essa do fórum agente sabe que é BKP de uma boa mais pode ter incompatibilidade

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.