Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Mini Torno Manrod MR 301 Reparar Defeito

Featured Replies

Postado

comprei um mini  torno manrod mr 301  dia ele levou um tombo de 30 cm nem foi tão forte , parou de funcionar   mas o painel dele funciona normalmente, o botão de emergência funciona normal , conferi as escovas do motor , estão boas.

quando giro a castanha o mostrador conta os rpm certinho,  eu conferir no multimetro se está passando corrente nos tres fios do motor, eu tirei o motor para ter certeza que eram os tres fios dele mesmo e não está passando corrente para o motor, se eu soubesse ligar ele direto na tomada e testar eu faria isso mas eu não sei  são tres fios azul amarelho com verde e marron, ele é 220v o multimetro mostra que não está passando corrente , más quando eu mexo na chave de ligar o motor no sentido horario e antiorario eu sinto um certo peso nele quando giro na mão, dependendo do lado que eu ligo a chave seletora, eu estou achando que o problema é nesse circuito das fotos que não esta mandando energia para o motor acionar,alguem saberia me dizer o que pode ser ? me ajudar a consertar

WhatsApp Image 2018-09-08 at 01.57.21 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-09-08 at 01.57.21.jpeg

WhatsApp Image 2018-09-02 at 22.09.07 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-09-02 at 22.09.07.jpeg

WhatsApp Image 2018-09-02 at 22.09.06.jpeg

Postado

Buenas,

que espécie de motor ele usa, um universal ou um DC com estatos de imã fixo? Pergunto porque motor com escovas não costuma ter 3 fios. 

Postado

Deixa eu fazer uma pergunta que pode parecer meio boba. Tu já verificou a placa e todos cabos para ver se o tombo não causou avarias visíveis?
Talvez na placa tenha surgido algum mal contato, alguma ilha rompida... seria bom verificar principalmente nas bobinas, pois em carregador de notebook é bem comum que com impactos gere mal contato nas ilhas das bobinas.

(bela foto de perfil a sua hehe)

Postado
  • Autor
21 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

que espécie de motor ele usa, um universal ou um DC com estatos de imã fixo? Pergunto porque motor com escovas não costuma ter 3 fios. 

este é o motor dele ja verifiquei os carvões estão ok 

não vi nada estranho na placa  , quando meço com multimetro os tres fios  q vão para o motor  parece que não esta indo corrente para ele

c939ccf9-6548-463e-b9b1-a72400e4df88_700

Editado: por glaysonmestre

Postado

verifique se um dos fios é terra se der para  a carcaça é terra assim os outros dois são positivo e negativo se assim for voce pode alimentar ele com uma fonte retificadora e um dimer  ou mesmo usando um autotrafo  110 para 220 so que invertido ligando na saida  voce entra com 110v assim onde tem saida 110v vai sair 55volt .

provavelmente o circuito que faz a retificação foi danificado pode estar passando alternada  ou não tem voltagem.

agora se o motor sofreu impacto dentro dele tem dois imas colado pode ser que algum soltou ai motor trava quando energizado.

verifique trinca nas placas , componetes com terminal quebrado ou partido como bobinas resistores diodos e transistores e tambem se naõ tem solda fria (terminal com solda solta.

boa sorte!

Postado

Ok. É de corrente contínua. Esse motor você consegue fazer girar ligando numa bateria de 12v.

Se o motor está ok, próximo ponto a verificar são aqueles 5 componentes que ficam em dissipadores nas placas. Parecem ser 2 diodos e 3 transistores.

Postado
  • Autor

aconteceu algo hoje enquanto eu filmava o multimetro o motor deu um tranco tipo querendo rodar parece mal contato agora tenho q descobrir se é isso mesmo ja mexi nos fios com ele ligado e nada, coloquei o video no youtube 

da pra escutar um barulho eu tiro a mão na hora assustado  ...

PWMENGUEL tem tres fios indo para a carcaça os tres verdes e amarelos. abri ele mais profundamente só não desconectei nada com medo de montar errado depois  olhei embaixo das placas para ver

se tinha alguma trilha danificada não sei fazer a mediçao daquelas peças pretas aquela peça rosa com listras eu nao consegui medir continuidade nela coloquei o multimetro não deu nada tipo um resistor grande

WhatsApp Image 2018-09-10 at 19.19.58 (3).jpeg

WhatsApp Image 2018-09-10 at 19.19.58 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-09-10 at 19.19.58 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-09-10 at 19.19.58.jpeg

WhatsApp Image 2018-09-08 at 01.57.21 (1).jpeg

Postado
Em 10/09/2018 às 19:45, glaysonmestre disse:

aconteceu algo hoje enquanto eu filmava o multimetro o motor deu um tranco tipo querendo rodar parece mal contato agora tenho q descobrir se é isso mesmo ja mexi nos fios com ele ligado e nada, coloquei o video no youtube 

da pra escutar um barulho eu tiro a mão na hora assustado  ...

PWMENGUEL tem tres fios indo para a carcaça os tres verdes e amarelos. abri ele mais profundamente só não desconectei nada com medo de montar errado depois  olhei embaixo das placas para ver

se tinha alguma trilha danificada não sei fazer a mediçao daquelas peças pretas aquela peça rosa com listras eu nao consegui medir continuidade nela coloquei o multimetro não deu nada tipo um resistor grande

WhatsApp Image 2018-09-10 at 19.19.58 (3).jpeg

WhatsApp Image 2018-09-10 at 19.19.58 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-09-10 at 19.19.58 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-09-10 at 19.19.58.jpeg

WhatsApp Image 2018-09-08 at 01.57.21 (1).jpeg

Se você não sabe medir as peças coloridas (^-^), pegue a caixa de controle inteira e leve pra alguém que saiba, ehe. Esse torno não é um equipamento barato, então não adianta querer economizar uns pilas e acabar danificando mais (e talvez irremediavelmente) a placa de controle. O barato pode sair caro..

Ps: aqueles fios verde e amarelo são de aterramento.. os fios que vão para o motor provavelmente são um azul e um marrom, ou dois azuis, ou um preto e um vermelho..

• 2 meses depois...
Postado
  • Autor

hoje percebi que o resistor rosa esta chegando a 90 graus de calor isso é normal? ate hoje nao descobri o problema sei que não ta chegando 220 continua nos parafusos

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.