Postado 8 de Setembro de 2018 7 anos comprei um mini torno manrod mr 301 dia ele levou um tombo de 30 cm nem foi tão forte , parou de funcionar mas o painel dele funciona normalmente, o botão de emergência funciona normal , conferi as escovas do motor , estão boas. quando giro a castanha o mostrador conta os rpm certinho, eu conferir no multimetro se está passando corrente nos tres fios do motor, eu tirei o motor para ter certeza que eram os tres fios dele mesmo e não está passando corrente para o motor, se eu soubesse ligar ele direto na tomada e testar eu faria isso mas eu não sei são tres fios azul amarelho com verde e marron, ele é 220v o multimetro mostra que não está passando corrente , más quando eu mexo na chave de ligar o motor no sentido horario e antiorario eu sinto um certo peso nele quando giro na mão, dependendo do lado que eu ligo a chave seletora, eu estou achando que o problema é nesse circuito das fotos que não esta mandando energia para o motor acionar,alguem saberia me dizer o que pode ser ? me ajudar a consertar
Postado 8 de Setembro de 2018 7 anos Buenas, que espécie de motor ele usa, um universal ou um DC com estatos de imã fixo? Pergunto porque motor com escovas não costuma ter 3 fios.
Postado 8 de Setembro de 2018 7 anos Deixa eu fazer uma pergunta que pode parecer meio boba. Tu já verificou a placa e todos cabos para ver se o tombo não causou avarias visíveis? Talvez na placa tenha surgido algum mal contato, alguma ilha rompida... seria bom verificar principalmente nas bobinas, pois em carregador de notebook é bem comum que com impactos gere mal contato nas ilhas das bobinas. (bela foto de perfil a sua hehe)
Postado 9 de Setembro de 2018 7 anos Autor 21 horas atrás, zazulak disse: Buenas, que espécie de motor ele usa, um universal ou um DC com estatos de imã fixo? Pergunto porque motor com escovas não costuma ter 3 fios. este é o motor dele ja verifiquei os carvões estão ok não vi nada estranho na placa , quando meço com multimetro os tres fios q vão para o motor parece que não esta indo corrente para ele Editado: 9 de Setembro de 2018 7 anos por glaysonmestre
Postado 9 de Setembro de 2018 7 anos verifique se um dos fios é terra se der para a carcaça é terra assim os outros dois são positivo e negativo se assim for voce pode alimentar ele com uma fonte retificadora e um dimer ou mesmo usando um autotrafo 110 para 220 so que invertido ligando na saida voce entra com 110v assim onde tem saida 110v vai sair 55volt . provavelmente o circuito que faz a retificação foi danificado pode estar passando alternada ou não tem voltagem. agora se o motor sofreu impacto dentro dele tem dois imas colado pode ser que algum soltou ai motor trava quando energizado. verifique trinca nas placas , componetes com terminal quebrado ou partido como bobinas resistores diodos e transistores e tambem se naõ tem solda fria (terminal com solda solta. boa sorte!
Postado 9 de Setembro de 2018 7 anos Ok. É de corrente contínua. Esse motor você consegue fazer girar ligando numa bateria de 12v. Se o motor está ok, próximo ponto a verificar são aqueles 5 componentes que ficam em dissipadores nas placas. Parecem ser 2 diodos e 3 transistores.
Postado 10 de Setembro de 2018 7 anos Autor aconteceu algo hoje enquanto eu filmava o multimetro o motor deu um tranco tipo querendo rodar parece mal contato agora tenho q descobrir se é isso mesmo ja mexi nos fios com ele ligado e nada, coloquei o video no youtube da pra escutar um barulho eu tiro a mão na hora assustado ... PWMENGUEL tem tres fios indo para a carcaça os tres verdes e amarelos. abri ele mais profundamente só não desconectei nada com medo de montar errado depois olhei embaixo das placas para ver se tinha alguma trilha danificada não sei fazer a mediçao daquelas peças pretas aquela peça rosa com listras eu nao consegui medir continuidade nela coloquei o multimetro não deu nada tipo um resistor grande
Postado 13 de Setembro de 2018 7 anos Em 10/09/2018 às 19:45, glaysonmestre disse: aconteceu algo hoje enquanto eu filmava o multimetro o motor deu um tranco tipo querendo rodar parece mal contato agora tenho q descobrir se é isso mesmo ja mexi nos fios com ele ligado e nada, coloquei o video no youtube da pra escutar um barulho eu tiro a mão na hora assustado ... PWMENGUEL tem tres fios indo para a carcaça os tres verdes e amarelos. abri ele mais profundamente só não desconectei nada com medo de montar errado depois olhei embaixo das placas para ver se tinha alguma trilha danificada não sei fazer a mediçao daquelas peças pretas aquela peça rosa com listras eu nao consegui medir continuidade nela coloquei o multimetro não deu nada tipo um resistor grande Se você não sabe medir as peças coloridas (), pegue a caixa de controle inteira e leve pra alguém que saiba, ehe. Esse torno não é um equipamento barato, então não adianta querer economizar uns pilas e acabar danificando mais (e talvez irremediavelmente) a placa de controle. O barato pode sair caro.. Ps: aqueles fios verde e amarelo são de aterramento.. os fios que vão para o motor provavelmente são um azul e um marrom, ou dois azuis, ou um preto e um vermelho..
Postado 26 de Novembro de 2018 7 anos Autor hoje percebi que o resistor rosa esta chegando a 90 graus de calor isso é normal? ate hoje nao descobri o problema sei que não ta chegando 220 continua nos parafusos
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.