Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Amplificador NCA - placa AB100ST REV:03 ( LL Audio )

Avalie este tópico:

Bferreira

Posts em destaque

Pessoal , a duvida é a seguinte.  Eu preciso saber qual o valor dos resistores R40 e R50.  Eu não tenho o esquema elétrico e não achei na internet.

Os resistores originais estão torrados, impossibilitando a leitura pelo codigo de cores e o multimetro não está marcando nada. 

O cliente estava usando esse amplificador no 220v, e a rede eletrica dele era 110v.  

Os resistores estão em serie com os capacitores e vão para ground.  R50 em série com C43 , e do outro lado o R40 em série com o C36.

Eu baixei o datasheet do D2050 e olhei o circuito tipico de aplicacao desse ci de amplificador de potencia, descobri a pinagem e vi que esses resistores que preciso sao do divisor de corrente saindo do pino 4 indo para o alto falante e o outro indo para o terra.. Eu posso estar errado, e peço que me corrijam, mas  muito provavelmente esse resistor torrou por causa da impedancia de entra dos alto- falantes que devem ter sido ligados errado pelo cliente.

Quanto a ele estar usando o amplificador em 220v, numa tomada de 110v.. eu ainda nao entendi muito bem isso, mas segundo ele, estava funcionando por muito tempo assim.  ahuahauha 

Voltando ao foco, eu preciso saber o valor desses dois resistores. Eu não acho que esses resistores sao de 2.2ohms como está no datasheet do circuito do amplificador ( D2050 ) por que o outro resistor em paralelo com o pinto 2 não é de 22 kohms. Logo esse amplificador da LL audios  deu uma modificada no circuito. 

Fotos a seguir.. 

Obrigado a todos

Bruno 

WhatsApp Image 2018-12-08 at 4.00.57 PM.jpeg

WhatsApp Image 2018-12-08 at 4.00.58 PM.jpeg

TDA2050.jpg

Editado: por Bferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, 

Se os resistores são os que saem do pino 4, e vão num capacitor ao terra, eles fazem parte de uma "célula de boucherot", para amortecer oscilações de alta frequência. Pode usar o valor sugerido no datasheet, e se possível de potência maior (uns 3w).

Geralmente eles queimam por subdimensionamento, ou as vezes porque o amplificador está com alguma oscilação espúria. 

Editado: por zazulak
  • Joinha 1
Link para o comentário

Entendi, mas mesmo quando os valores não batem.. Pois o esquema que o designer da placa AB100st está usando não é idêntico ao que o fabricante do TDA2050 sugere. 

Vou postar na foto para você vê a diferença dos valores dos componentes que batem e os que não batem com o datasheet do TDA2050.

TDA2050.jpg

Link para o comentário

16 horas atrás, Bferreira disse:

Entendi, mas mesmo quando os valores não batem.. Pois o esquema que o designer da placa AB100st está usando não é idêntico ao que o fabricante do TDA2050 sugere. 

Vou postar na foto para você vê a diferença dos valores dos componentes que batem e os que não batem com o datasheet do TDA2050.

TDA2050.jpg

O R48 é o que vai do pino 4 ao pino 2, correto? Pelo que vi nas fotos, ele é de 8k2, e não 8r2. Esse resistor, junto com o de 680r determinam o ganho do amplificador. 

Independente do valor do r48, pode usar 2r2 no R50. 

Link para o comentário

5 hours ago, zazulak said:

O R48 é o que vai do pino 4 ao pino 2, correto? Pelo que vi nas fotos, ele é de 8k2, e não 8r2. Esse resistor, junto com o de 680r determinam o ganho do amplificador. 

Independente do valor do r48, pode usar 2r2 no R50. 

Sim.  Perdao pelo erro de digitação.  O valor é em k mesmo. Vou tentar com um 2.2 ohms de 3w.  Esse amplificador tem um ganho alto e um dissipador de calor enrole para os dois d2050.  Ele deveria ter um cooler dentro.  

• Joinha 1
Link para o comentário

• 10 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • 10 meses depois...
  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...