Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

esquema Nobreak Enermax Yup - E - 600

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Amigos do Fórum, procuro ajuda.O meu Nobreak Yup - E - 600  com prefixo final 161 na PCI começou a falhar, daí troquei a bateria que já estava nele desde 09/16, a mesma estava sem carga mais ainda tinha tensão de 10, 80V. Pensei que trocando a mesma td voltaria ao normal. Porem após trocar a mesma o aparelho simplesmente não liga mais. A bateria nova marca 13,6V e esta com carga pois pedi para carregar antes de comprar. Conto com a ajuda de vcs para conseguir um esquema do aparelho e alguma dica tbm é sempre é bem vinda....

Editado: por Gilson Farani
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje vou procurar por mal contato e trilhas rompidas. Irei postar fotos da placa para vcs verem. 

18 horas atrás, Gilson Farani disse:

Amigos do Fórum, procuro ajuda.O meu Nobreak Yup - E - 600  com prefixo final 161 na PCI começou a falhar, daí troquei a bateria que já estava nele desde 09/16, a mesma estava sem carga mais ainda tinha tensão de 10, 80V. Pensei que trocando a mesma td voltaria ao normal. Porem após trocar a mesma o aparelho simplesmente não liga mais. A bateria nova marca 13,6V e esta com carga pois pedi para carregar antes de comprar. Conto com a ajuda de vcs para conseguir um esquema do aparelho e alguma dica tbm é sempre é bem vinda....

Editado: por Gilson Farani
Link para o comentário

O esquema tem aqui: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Quando você liga o nobreak na tomada, ele bate o relé depois de alguns segundos? Se bate, o defeito pode ser só a chave tact do liga/desliga. 

• Joinha 1
Link para o comentário

20 horas atrás, zazulak disse:

O esquema tem aqui: 

Quando você liga o nobreak na tomada, ele bate o relé depois de alguns segundos? Se bate, o defeito pode ser só a chave tact do liga/desliga. 

Opa Zazulak. Pois é, testei a chave Tact e esta tudo ok, fiz ligação direta e ele não liga mesmo. De fato ele bate os relés quando conecta na rede, mais não liga, nem com bateria carregada e nem sem bateria. Tinha um capacitor C15 de 470mf estourado e eu removi a placa do lugar para troca-lo por um até usado que eu tinha aqui, mais que esta bom, dai quando fui montar eu me esqueci de que lado ficam os fios preto e branco que vão ligados em M1 e M2 respectivamente e liguei conforme a foto. Poderia me dizer se esta certo?

Screenshot_2019-02-04-16-55-08.jpg

Screenshot_2019-02-04-16-55-03.jpg

Screenshot_2019-02-04-16-54-57.jpg

Screenshot_2019-02-04-16-54-55.jpg

Screenshot_2019-02-04-16-54-50.jpg

Link para o comentário

O esquema tem aqui: 

Opa Zazulak. Pois é, testei a chave Tact e esta tudo ok, fiz ligação direta e ele não liga mesmo. De fato ele bate os relés quando conecta na rede, mais não liga, nem com bateria carregada e nem sem bateria. Tinha um capacitor C15 de 470mf estourado e eu removi a placa do lugar para troca-lo por um até usado que eu tinha aqui, mais que esta bom, dai quando fui montar eu me esqueci de que lado ficam os fios preto e branco que vão ligados em M1 e M2 respectivamente e liguei conforme a foto. Poderia me dizer se esta certo?

Link para o comentário

O esquema tem aqui: 

Sim eu sei desde aruivo, porem não consigo baixa-lo, preciso ter "Joinhas" para conseguir baixar...

Link para o comentário

1 hora atrás, zazulak disse:

Mas você já tem. 1 joinha = 10 créditos. Que dá pra comprar o pacote "download 1".

Ok, Zazulak, demorei um pouco para entender ao funcionamento do Fórum, fiz a compra com os créditos e já tenho o esquema em mãos. Peço desculpas mais não participo de um Fórum a quase 5 anos, acostumei com Android e quase não uso mais o PC, kkk. Agora co m o Esquema creio que seja mais fácil detectar o defeito. É comum  de se queimar esse ATMEGA88 que usa nessa placa? 

Link para o comentário

2 horas atrás, Gilson Farani disse:

Ok, Zazulak, demorei um pouco para entender ao funcionamento do Fórum, fiz a compra com os créditos e já tenho o esquema em mãos. Peço desculpas mais não participo de um Fórum a quase 5 anos, acostumei com Android e quase não uso mais o PC, kkk. Agora co m o Esquema creio que seja mais fácil detectar o defeito. É comum  de se queimar esse ATMEGA88 que usa nessa placa? 

Não, o atmega é quase sempre o último a queimar. Fui autorizado Enermax por uns anos, devo ter consertado pelo menos uns 1000 desses yup-e, e dá pra contar nos dedos as vezes que troquei o processador. Pra ele queimar, geralme te só em caso de raio, e mesmo assim na maioria das vezes ele sobrevive. 

Não que já dê para descartar 100% pane no microcontrolador, mas só o fato de o relé de rede bater quando se liga o nobreak na tomada já indica que o processador está "vivo". Se ele estivesse queimado, o nobreak não daria nenhum sinal de vida. 

Com o nobreak com bateria (o yup-e não liga sem bateria) e conectado na rede, se você fechar curto entre os dois primeiros pinos do conector do painel por alguns segundos, ele não emite nenhum bip? 

• Joinha 1
Link para o comentário

50 minutos atrás, zazulak disse:

Não, o atmega é quase sempre o último a queimar. Fui autorizado Enermax por uns anos, devo ter consertado pelo menos uns 1000 desses yup-e, e dá pra contar nos dedos as vezes que troquei o processador. Pra ele queimar, geralme te só em caso de raio, e mesmo assim na maioria das vezes ele sobrevive. 

Não que já dê para descartar 100% pane no microcontrolador, mas só o fato de o relé de rede bater quando se liga o nobreak na tomada já indica que o processador está "vivo". Se ele estivesse queimado, o nobreak não daria nenhum sinal de vida. 

Com o nobreak com bateria (o yup-e não liga sem bateria) e conectado na rede, se você fechar curto entre os dois primeiros pinos do conector do painel por alguns segundos, ele não emite nenhum bip? 

Saudações Zazulak!!! Infelizmente não, nenhum Bip! Semana passada ele desligou sozinho umas 2 vezes. Deixo ele ligado direto e encontrei desligado de manhã,daí desconfiei da bateria. Mesmo assim eu premia o botão de start e ele  ligava, deixei ligado e fiz teste com um ventilador ligado nele, tirei ele da tomada e ele não sustentou e desligou o ventilador. Abri e tirei a bateria e como disse antes, na etiqueta constava mês 09 de 2016, de cara já estava bem antiga, medi a tensão e estava com 10,80V e estava cheirando a Pum. Feichei um curto com a chave de fenda e saiu uma faisquinha minúscula o que indicava total falta de carga. Comprei uma Bateria nova, mais como tbm já disse, vi que o capacitor C15 estava estufado e resolvi remover a placa para trocar, e quando montei acho que inverti os fios preto e branco ( +6v e -6v ) que vão nos dissipadores de M1 e M2 e tentei ligar, daí já não ligou mais. Depois inverti novamente e não ligou. Nessa inversão, pela sua experiência, posso ter queimado o que?

Link para o comentário

• 4 meses depois...
14 minutos atrás, Silvio Silvio disse:

@zazulak Olá amigo, estou com um deste totalmente morto... ja troquei os fets os irf 530, lm324, fotoacoplador e nada... saberia me dizer o que pode ser.... ta dificil

Abra um tópico na area de fontes e nobreaks explicando o defeito e o que já fez. Esta area é só para pedido de esquemas

Editado: por zazulak
Link para o comentário

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...