Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Painel de Comando Elétrico Industrial (Alguém experiente.)

Avalie este tópico:

AFRANIOFF

Posts em destaque

Caros amigos. Recebi uma proposta de uma firma que trabalha com montagem de painéis eletroeletrônicos industriais. 

A proposta é a seguinte; Segundo ele a firma não tem técnico de eletrônica pois, não é conveniente pagar um, 

visto que não é todo dia que se queima uma placa de eletrônica de um painel. Então os responsáveis pela montagem e 

manutenção dos painéis  são técnicos em elétrica industrial e não em eletrônica. 

Quando uma dessas placas eletrônicas apresenta algum problema ele costuma mandar essa mesma placa para uma outra 

loja especializada em eletrônica para conserta-la. Diz ele que o valor de conserto é muito alto, na faixa de 1000,00 mil reais a 

1500,00 reais, mas que isso não é problema pois eles cobram mediante o valor de um painel eletrico.

Foi aí que eu resolvi me oferecer para começar a aprender sobre essas placas e com o tempo ele iria passar o serviço 

para mim, quando tal problema acontecesse. 

O meu pedido é o seguinte. Quem aqui está acostumado a consertar essas placas, poderia me dizer por onde devo começar a estudar essas placas? 

se elas tem circuitos diferenciados dos comuns de PC, TV, e outros? Quais seriam os problemas mais comuns que vou enfrentar? 

Enfim me ensinar a ter olhos experientes em tais circuitos. Qual parte dela devo dar maior atenção em casos de problemas nessas placas? 

Acho que eu preciso de um apanhado geral ou uma explicação geral 

se for possível. Obrigado. 

Editado: por AFRANIOFF
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, 

Seria interessante você pôr umas fotos de um desses painéis. 

A maioria dos painéis de comando elétrico não tem uma "placa" : eles tem módulos, como controladores térmicos, temporizadores, e nos mais avançados pode-se encontrar inversões de frequência, soft starters para motor e clps. Esses módulos podem ser substituídos e reparados individualmente. Se tiver alguma dúvida sobre o funcionamento / reparo de algum desses módulos, é só abrir um tópico sobre. 

Agora, se o painel que você for dar manutenção tem uma placa exposta, provavelmente é um painel para alguma aplicação específica, e com uma placa feita especificamente para aquela aplicação. Aí, cada caso é um caso. Quando pegar as primeiras placas para conserto, terá que fazer uma engenharia reversa para entender como funcionam.. 

• Joinha 1
Link para o comentário

Quem estava me contando sobre essas placas foi o próprio dono da firma. Eu realmente, também nunca tinha ouvido falar. Ele disse que vai me dar algumas placas e uns esquemas elétricos para eu saber o que é; Vou esperar e posto aqui pra voce ter uma ideia do que ele estava falando. Por que eu também não sei. Uma pergunta. Fazendo curso de comandos elétricos eu aprendo a mexer nesses painéis de comandos?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...