Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Como medir Sinal de Redes Wifi (Niveis de sinal, interferencias e canais)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola pessoal..

 

Vai ai um tutorial ou uma dica, como entenderem, não é grande coisa também, alguns já devem saber fazer, mas com certeza sempre tem quem precise disso.

 

Você que quer instalar um novo roteador Wifi, independe da marca ou local, uma boa dica para fazer um teste na área, ou na redondeza pra ver como estão as redes vizinhas, ver se a sua rede não vai colar canal com uma rede próxima ou ter risco de interferências.

 

Um bom software para este tipo de teste é o Inssider, pode ser baixado gratuitamente, tem um tamanho pequeno, mas atenção, não use qualquer note pra rodar ele, porque o bixinho exige do pc mesmo, ao monitorar com ele, podemos ver todas as redes ao redor, podemos ver modelos dos roteadores, podemos ver canais, SSID´s, endereços MAC,  tudo que precisamos.

 

Entao antes de instalar um novo roteador, para garantir que ele tenha desempenho, sem travamentos, sem lentidão e qualidade no sinal, instale o Inssider no seu note, e com a wifi ligada, execute o inssider e de uma volta no local, veja quantos sinais de Wifi tem por perto, verifique os canais, assim você pode configurar o seu roteador com um canal diferente dos outros para evitar conflito, com uma potencia adequada, as vezes tendo que diminuir a potencia da antena para um melhor funcionamento, inclusive pode até lhe ajudar a fazer teste de distancia do sinal, podendo saber até onde o sinal da sua wireless consegue chegar mantendo a qualidade, sabendo quantos Aps são necessários para tal tamanho de local por exemplo.

 

Exemplo:  Com -10db marcando no Inssider é uma rede com sinal excelente, conforme vai se afastando esse numero cai, chegando até uns -60db, que é o limite, considerado sinal baixíssimo, mas ainda vai funcionar sem perda, apartir dai, já é por conta do técnico, hehe..

 

Esse assistente é bom e pode ajudar muitas pessoas na hora de fazer um serviço de qualidade e evitar problemas.

 

Segue uma foto de Exemplo da tela do programa.

 

 

Link para baixar o inssider.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Valeu a todos e bom trabalho..

 

Se alguém achou útil essa dica, pode dar um joinha..

ins.jpg.ab6d468b3c2ed85517e1049dbecd9006.jpg

Editado: por o__rionTG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Para Android o Wifi Analyzer  é bem legal, já usei algumas  vezes.

Mostra alguns gráficos, intensidade do sinal, frequência, canal, mac do ap  entre outras info interessantes.

 

Estou sem poder prints agora, mas no playstore vc acha, aqui também tem alguma info básica.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Para analises mais profundas utilizo suite back track especializada em pen test.

 

Joinha para o colega que levantou o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, essa suite Back Track é uma diretiva de linux, correto, porque se for isso que estou pensando, posso estar enganado, fiz testes, mas achei boa para questao de rastreamento, ips, pulos de rota e esse tipo de coisa, mas nao consegui medir intensidade de sinais sem fio, e niveis de Db, a nao ser que fiz algo errado também, ou como lhe falei, pode nao ser o mesmo Back track que usei já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um site muito banaca para testes de conexão, mostra os canais das conexões

muito bacana

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Com certeza o Backtrack, atualmente Kali, uma distro Linux, baseada em Ubuntu, é uma das melhores distros para Pentesting, porém esta interface é gráfica e intuitiva. O que não exige maiores conhecimentos para sua utilização, para o Android gosto do Wifi Analyser, porém este também é muito bom. Quando ao Backtrack/Kali, tenho muito material se alguém interessar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...

baixe a versão portatil do programa neste link do meu onedrive

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Upa um link dele ceakiado mano pra nos baixar aqui pelo fórum não conseguir usar ele free :/

 

 

Como Upar um Programa

 

Imagens

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Programas e aquivos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia, eu uso bastante meu smartphone pra fazer esse teste de sinal, uso o aplicativo wifi Analizer pra android, se não me engano tem pra iphone tambem. Alem dele sem completo, mede intensidade de sinal, mostra graficos com todos canais das rede que estão ao alcance, mostra qual canal esta menos congestionado...isso com a praticidade e mobilidade de um aparelho móvel.

Pode usar que é bem legal.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...

Muito bom o software! Obrigado.

Você conhece algum que funcione em celular? Android de preferência?

Dá uma olhada nesse ae amigo e se for útil pra você da um joinha também

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...