Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida teste em capacitor de microondas

Avalie este tópico:


abraaogeorge

Posts em destaque

Bom dia

 

Por favor, poderiam me tirar uma dúvida?

Meu microondas parou de esquentar os alimentos. Abri e verifiquei que o fusível está rompido.

Após descarregar o capacitor, fiz o seguinte teste: posicionei o multímetro na escala de 2000kohms e toquei os terminais com as pontas de prova.

O leitor do multímetro mostrou um valor em torno de 90 que foi decaindo.... troquei as pontas de prova de posição e o leitor mostrou a mesma coisa.

Se o capacitor estivesse bom, mostraria um valor negativo caminhando para o positivo, certo?

 

obrigado !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tem como medir um capacitor com um multímetro se ele estivesse em curto mas pelo que vc passou este não é o caso, vc só vai ter certeza se o capacitor esta realmente bom se medir com um capacimetro, verifique se o diodo  que vai ligado no capacitor não esta em curto e verifique possível curto no magnetron. Se nada apresentar curto troque o fusível e veja se o forno funciona se funcionar faça uma boa limpeza nele deixe funcionando e monitore a corrente pra ver se esta tudo normal.  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como em geral o fusível é de 15A e queimou!Sugiro desligar os contatos do magnetron e colocar um fio de cobre correspondente ao consumo de 15A ou disjuntor 20A, no ligar do fusível (para teste ligue e desligue rápido caso o curto permaneça provavelmente o transformador esta em curto.

Tome cuidado se ele estiver bom não toque no secundário (enrolamento fio fino) alta tensão,morte certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, audiumtec disse:

morte certa.

  Isso é mesmo real?! Curiosidade minha mesmo! Há tantos mitos com respeito à este assunto! Eu mesmo trabalho com microondas tbm! A cerca de 5 anos ( não muito tempo) !

Já até tomei choque de capacitores de microondas por falta de cuidado e não é uma coisa que eu queira repetir a dose!

   Capacitor já em período de descarregamento! Mais nunca tomei um diretamente do trago com tudo ligado!

   Sem contar problemas no coração ou algo do tipo, será que mata? 

Já ouvi relatos mais nenhum que me deixasse realmente de cabelo em pé! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, 

 

e dos pinos do capacitor para a carcaça, não está tendo alguma fuga? 

Se você medir com um daqueles multímetros que medem até 2000 megaohms pode ser que ele dê alguma resistência constante depois de carregar, porque alguns capacitores tem um resistor de sangria interno. 

 

PS. Qual a marca do magnetron? Se for Galanz, ele é altamente suspeito.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, audiumtec disse:

Como em geral o fusível é de 15A e queimou!Sugiro desligar os contatos do magnetron e colocar um fio de cobre correspondente ao consumo de 15A ou disjuntor 20A, no ligar do fusível (para teste ligue e desligue rápido caso o curto permaneça provavelmente o transformador esta em curto.

Tome cuidado se ele estiver bom não toque no secundário (enrolamento fio fino) alta tensão,morte certa.

Acho que você confundiu os fusíveis. O de alta, que foi o que queimou, geralmente é de 850ma. 15 ou 20a é o da entrada. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2019 às 19:13, Jesiel disse:

  Isso é mesmo real?! Curiosidade minha mesmo! Há tantos mitos com respeito à este assunto! Eu mesmo trabalho com microondas tbm! A cerca de 5 anos ( não muito tempo) !

Já até tomei choque de capacitores de microondas por falta de cuidado e não é uma coisa que eu queira repetir a dose!

   Capacitor já em período de descarregamento! Mais nunca tomei um diretamente do trago com tudo ligado!

   Sem contar problemas no coração ou algo do tipo, será que mata? 

Já ouvi relatos mais nenhum que me deixasse realmente de cabelo em pé! 

Sim é real... o transformador eleva a tensão para cerca de 4 kV no secundário... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

 

Retirei o capacitor e fiz o teste de continuidade com o multímetro... foi emitido um aviso sonoro, ou seja, ele está em curto.

Retirei o diodo de alta tensão e verifiquei a tensão dele... está em aproximadamente 84 mV.... como esta peça na verdade é um conjunto de uns 5 diodos em série, a tensão deveria ser cerca de 3,5 V... portanto, este componente também está em curto.

Bem, o que resta fazer agora é pesquisar os preços do fusível de alta tensão, do capacitor e do diodo.

 

Se alguém quiser opinar mais...

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...