Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ESTETOSCóPIO na Eletronica

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postei issO nos de tvs mas isso pode ser util no reparo de notes que tem varias bobinas pwm ,  nos conversores dc dc e pode ajudar no diagnóstico, (ainda não testei em notes)

Pessoal isso é meio um brinquedo que pode se vcs treinarem com uso  , igual medico hoje cheios de equipamentos e todos usam um estestoscopio no pescosso, se vc for escultar um paciente vc nao saberá nada a não ser que está vivo, o médico com treino dos sons descobre muita coisa.

Mesma coisa nos equipamentos eletronicos esta versão com  PIEZOELETRICO adaptado pode escutar BOBINAS,, TRAFOS, FLAYBACKS,  TOROIDES, e olhe lá...

consta.  retirei a ponta e colei um PIEZOELETRICO DEstes peqwuninos de buzzer, tem em fax modem, muita coisa tem,  colei na borracha da mangueira com superboner o furo de dentro sem cola é claro, do lado de fora os 2 terminais ligo em uma pequena bobina, quando mais FIo mais sensivel, mas qualquer bobinha capta sons por indução.

já fiz uns bons diagnosticos com isso, em conversosres DC-Dc que tem aquels bobinas tipo carrapato, quando o pwm está oscilando chaveando, elas emitem som alto, um verdadeiro xingamento, ehheh,nas saidas de som da stvs LCD, nas bobinas se tem som  audivel bom...

até nas entradas de Ac capta os 60hz.

nas fontes chaveadas, trafos drive flayback, som mais agudo fino, tudo tem som, é só treinar o ouvido,

SAM_6304_zps996932bf.jpg

SAM_6305_zpsf18d7c2f.jpg

SAM_6306_zpsf71b315e.jpg

SAM_6307_zpsd1d23051.jpg

SAM_6308_zps80dda016.jpg

SAM_6309_zps3cb91859.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é faltou eu dizer que falta dar acabamento nisso, por um espaguetão termoretratil ou um tubinho rigido e fazer tipo ponteira, fiz isso lá por 2011 e nunca terminei, já perdi essa bobina da ponta umas 2x heheheh.  um dia arrumo uma ponta para ele.  o stetoscopio se compra em farmacia, este do tipo aí sem muito acabamento é uma mixaria,

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Dá vontade de fazer um destes só para ficar com ele no pescoço, tirando onda com os clientes! kkkkkkkk

Silvano, estou pensando em fazer um lance parecido com este só que usando umas caixas de som de TV e um amplificador operacional, o que acha? Acho que o resultado deve ficar muito bom, só que o inconveniente será ter uma fontezinha só para alimentar o opamp, o seu não precisa disso. :)

Aliás, aproveitando, deixei meu joinha5p.png

Link para o comentário

Ablacon pode usar um minúsculo amplificador tente com o TDA2822 no ebay tem um kit com ele. vem tudo menos esquema heheh, mas só olhar o datasheets,  vem falantes e é de baixo consumo pode usar pilha sou baterias recarregáveis,,e acho que  não precisaria de um operacional... o piezoeletrico emite sinal forte iria excitar bem a entrada do amplificador. daria para fazer tudo portátil e minúsculo .

Link para o comentário

eu tenho um kit desse comprado, mas para serviço, adaptar em algum tv lcd uma hora, bem como outros kit de amplificadores pequenos, tem que ter coisas assim para salvar alguma coisa perdida que não acha saída de som original..

ia montar pelo datasheets, mas vou salvar este esquema do vídeo  imprimir e colocar junto na sacola do kit.

coisa tbm que tem amplificadorziho simples é CDrom ou DVDrom de pc, desmontar e cortar  aplaca perto do potenciômetro de ajuste de áudio (nos que tem) ali tem um ci smd 8 pinos uns era TBA820 outros mais novos é outro, dá sonzinho bom para fones, e montar uma coisa assim,

Link para o comentário

o mecânico poderia ter feito uso do seguinte:

vc pega uma chave Philips grande comprida, coloca ponta no lugar no  quer ouvir  a vibração e encosta o cabo  na lateral entrada do ouvido e pressiona,  você ouve qualquer vibração ou ruído mecânico, é incrível.  isso é coisa antiga não foi eu que inventei,

façam um teste aí coloquem a chave Philips na bancada a ponta e o cabo na lateral do ouvido e de um toc toc na bancada.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 9 anos depois...

só achei estas imagens,,,  é assim,. o estestoscopio original vc retira a ponta dele a capsula,, fica ponta da mangueira seilicone,  poe nela a capsula de piezoeletrico,,   furinho dela onde sai som dentro da mangueira e os terminais para fora solda 2 fios e estes 2 fios em uma bobina, pode experimentar varias,,, acho que melhor resultado de fio fino muitas espiras e ferrite...

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...