Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell / MIH61R / Não abre Imagem - Erro Code 3 e 4

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa tarde.

[equipamento]

placa do DELL Optiflex 3010 - MIH61R MB 10097-1   48.3eq01.011

com processador I3-3220 (3a geração) e memória RAM ddr3 1333Mhz

[problema]

Ao ligar o botão PWR o equipamento LIGA mas não traz image, e nos LEDS 1,2,3,4 apresenta 3 e 4, que segundo a lista de codigos da DELL 3/4 é memória.

[testes feitos]

- processador - OK 100%

- memória - OK 100%

- fonte - OK 100%

Como não consegui o Schematic ainda, fiz testes básicos

- bios -> pinos 1,2,6,7,8 -> 3.3V

- F1 e F6 -> 5,1V

- F2 e F4 -> 5,1V

- F3 e F5 -> 5,1V

** todos conforme marcação do PCB

Consegui uma schema da JETWAY mih61-du3 mas não sei se é a mesma placa.

Se alguém puder dar uma opinião, agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Leonildo disse:

@cabiludo Não encontro essa informação amigo! Veja qual é a revisão da sua placa?

pelo jeito não é a mesma Leonildo... a revisão está no post

procurei no .pdf da Jetway alguns transistor principais e não batem... mesmo porque o botão power da DELL é diferente... no PCB menciona PWRSW1 e não tem no pdf da Jetway... assim como muitos outros que pesquisei.

Link para o comentário

4 minutos atrás, João Victor de Oliveira disse:

@cabiludo Cara ver se ta tendo variação das tensões primarias e olha o VCCP do esquema para saber aonde fazer as medições ( as vezes e no Ci e outras pode ser nos mosfet) se tudo tiver ok regrava a bios. 

Obrigado pelas dicas... mas estou seguinto a sequencia lógica de medições.

as tensões - já testei - são os Fx que mencionei - f1, f2, f3 ... até f8

a bios, também já testei a tensão dos pinos...

não tenho SCHEMA, isso é ruim,,, regravar a bios só por fazer não pretendo. Possuo gravador de eprom e já tenho o arquivo pra isso.

Vou atualizando aqui. Obrigado!

Link para o comentário

Em 26/10/2019 às 08:10, Leonildo disse:

Bom dia! Quais as tensões do conector da fonte? Veja se tem 5v no fio verde e roxo?

fiz as medições e consegui

- 3,8v no fio verde

- 5,05v no fio roxo

como disse acima, depois de efetuar testes na região memória a placa não liga + conforme o título do post. ao conectar o cabo AC apenas gira o cooler e desliga... o led do botão power fica laranja.

Link para o comentário

Boa noite Pessoal.

Como havia dito, quando peguei a placa o problema é que ligava, mas não abria imagem - e o código de erro era 3 e 4.

Após análise do schema iniciei as medições pela região da memória, pág 47, e após algumas medições a placa não tem mais o sintoma inicial. Agora ela liga e desliga - mais nada.

Medi então no conector ATX os pinos 9 (roxo) que teria que dar 5v só mede 3,8v e o pino 16 (verde) que também seria 5v e este está 5V.

injetando tensão, pois a fonte atx tem o pino de teste - e isso ajuda muito, consigo:

- >Medindo agora na região da memória, na bobina L39, tenho tensão 5V que chega até o dreno do Q54.  Mas não passa tensão para o  Gate e Source, ou seja, dali pra frente zerado.

-> Na bobina L40 não tenho tensão alguma

-> na região também DDR3 MEM_VTT, no U39 só consigo tensão 5v no pino 6 quando injetando pela fonte Atx. os pinos 1, 3 e 4 nada medem.

Antes tinha 1 problema, agora tenho outro, e está me confundindo.

Gostaria de ajuda pra achar um início de análise além do que já fiz... Agradeço se alguém puder contribuir.

Link para o comentário

6 horas atrás, Saul B. Britto disse:

Eu veria o pwm da cpu ou vcore, se tiver osciloscopio veja se ela tem clock no slot pci, acho que pinos 15a reset e 16b clock de 33MHZ  e sinal no vcore

Obrigado Saul por ajudar.

porém não tenho osciloscópio.

Vou tentar retirar a bios da placa, e usar o gravador pra este teste. Desconfio que nos testes que fiz na região da memória posso ter me descuidado e causando algum curto. Enfim.

Reporto aqui assim que regravar.

Link para o comentário

Em 04/11/2019 às 09:21, cabiludo disse:

Obrigado Saul por ajudar.

porém não tenho osciloscópio.

Vou tentar retirar a bios da placa, e usar o gravador pra este teste. Desconfio que nos testes que fiz na região da memória posso ter me descuidado e causando algum curto. Enfim.

Reporto aqui assim que regravar.

Rapaz, hoje em dia tem osciloscópio de montão bem baratinho. Vê se consegue um de uns 100 MHZ, aí vc parar de ter dor de cabeça com certas coisas que ficam comendo tempo demais.

Editado: por Saul B. Britto
Link para o comentário

Bom dia.

Ontem fazendo novos teste, notei que o componente U37 (VCC5A/VCC3A pág 48 - regulador APL1085UC) aquece demais, apenas conectando o cabo de energia na fonte ATX. Suas tensões medem:

pin1 (adj) - 2,13v

pin2 (vout) - 3,38v

pin3 (vin) - 5v 

detalhe é que existe um outro componente identico no PCB e no schema menciona tensões diferentes pra este outro -> U31 (1.8V/1.5A) 

Os resistores dessa região sem retira-los da placa ->

o R761 mede 120ohms 

o R762 mede 200ohms

ou seja, estão de acordo com o que diz no schema

estava sem schema aí não consegui testar os capacitores. volto com novidades! Se alguém tiver alguma dica, agradeço!

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Demorei um tempo pra reportar aqui pq Comprei uma placa igual, de sucata, para tentar aproveitar componentes e estava aguardando ela chegar

... e persistindo com o componente U37 (APL1085UC ou UZ1085G) na placa de sucata este não aquece como na minha.

Porém não sei como medir exatamente este componente - datasheet diz que é um "Low Dropout Fast Response Positive Adjustable Regulator"

Alguém sabe como medir este componente?

Na pag 48 do datasheet da placa todos componentes da região deste U37 estão medindo conforme apresenta, porém pq o "dito cujo" aquece tanto? 

R761 - entra 3,3V sai 2,1V

R762 - entra os 2,1 e sai 0V (ele é sequencia do 761)

os 

C514 e 518 - medem 5V conforme datasheet tb.

no ADJ co U37 que está na linha dos 2 resistores, medem exatos 2,1V

na Placa de sucata que comprei, mede exatamente igual porém o U37 não aquece nada.

Será que as 2 placas tem o mesmo defeito? seria muita infelicidade, rsssss

Se alguém souber como testo este componente fico agradecido!

(APL1085UC ou UZ1085G)

Obrigado novamente.

PS. os pinos verde e roxo da placa mae de sucata estão com vontagens iguais a minha!

Link para o comentário

• 2 anos depois...

@Fabiano Vd

Para conseguir ajuda, abra um novo tópico na área correspondente ao seu equipamento.
O título do tópico deve seguir este padrão: Marca e Modelo + Modelo da Placa + Defeito.

Informe também todos os testes já realizados.

Segue alguns links que podem ajudar:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

topico_antigo.PNG

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...