Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Circuito LDR e Termistor

Posts em destaque

Bom dia, me perdoem qualquer erro, pois é a primeira vez que posto aqui

Estou com um projeto final de curso, que preciso fazer um sensor de Luminosidade e de Temperatura, e gostaria de idéias de como montar esse circuito, pois tentei de algumas formas e não consegui, lembrando que no de Luminosidade, tenho que usar o LDR, Transistor, Relé e o CI555, e no de temperatura o termistor, Transistor, relé e CI555.

o de Luminosidade é o básico, quando há luz um led pisca como alarme

o de temperatura é a mesma situação, quando há temperatura alta um led pisca comoi alarme

Desde já agradeço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estuda essas folhas de dados do 555 e vê se elas te ajudam. Se tiver uma dúvida específica, me pergunta.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Você pode pesquisar no Google também, lá tem muita informação.

Link para o comentário

@Emerson Brasil Ola amigo. 

O 555 deve estar configurado como astavel. Faça o projeto duas partes: circuito do 555 piscando e o circuito do rele acionando pelo LDR. Apos isso dai vc junta tudo que fica melhor.

A parte de acionar o transistor com um LDR esta aqui para vc:

Observe que existe um pulldown de 10k e um resistor de 220 ohms em série com o LDR (serve para nao jogar todo o VCC na base do transistor caso a incedencia de luz no LDR seja máxima.)

ldr.png

Alimentação na simulação utilizei 5v mas vc usa quanto precisar com base no seu rele. se ele for de 12v então usa fonte de 12.

Com relação ao 555 acredito que esta correto o seu esquema, nao consigo ver valor de componentes nao esta nitido a foto. 

Agora para o seu circuito de termistor preciso saber qual modelo está a utilizar, NTC ou PTC? Sabe qual a resistencia dele frio e qual a resistencia dele quando quente? 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...