Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Optiplex 3020 Placa DIH81RTigris SFF MB 12125-1M Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Eaí galera, estou com o seguinte problema:

 

O computador apresenta o LED de energia na placa-mãe ligado normalmente, porém a máquina não liga. Apertando o botão de autoteste da fonte, o cooler da CPU gira normalmente.

 

Testei a fonte Dell: está entregando todas as voltagens corretamente, levei-a em uma eletrônica parceira para teste e está em perfeito funcionamento.
Testando voltagem no fio verde (PS Good) da fonte conectada a placa, apresenta 4,5V e zera normalmente ao apertar o autoteste da fonte, girando o CPU cooler. Porém apertando o botão de ligar do Optiplex, o PS Good continua com 4,5V, sem zerar (não curta). Já troquei o botão por de outro Dell que funciona corretamente, e continua com o mesmo defeito. Tentei curtar com chave, e também não liga.
- Circuito VCore está perfeito.

- Sem processador a máquina ainda não liga.

 

Acredito que o problema esteja em algum componente próximo (eletricamente) ao botão da placa, mas sem esquema elétrico não consegui encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Até o momento eu não consegui esquema elétrico.

 

Bem, tentei fazer esse teste do super I/O (não tenho tanto conhecimento nisso), testei o terminal 43 e estava em 0 V, havia encontrado o 3,3V, 1,8V e 5V do I/O, até que aconteceu algo trágico: acredito que testando, a ponta tocou no terminal do lado e curtou o 5V em circuitos de mais baixa tensão. LED da placa parou de funcionar, capacitores em volta do I/O não apresentam mais tensão, e nem o Super IO.

 

Obrigado pela ajuda @Leonildo, mas queimei a placa por falta de experiência :(.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2019 às 11:33, Gilberto Nunes Junior disse:

mas queimei a placa por falta de experiência :(.

@Gilberto Nunes Junior Tenho um pouco de culpa nisso também! Devia ter dito para vc verificar essa tensão no q80! Corria menos risco disso acontecer. Verifica agora quais tensões estão presente na placa em standbay?

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2019 às 12:03, Leonildo disse:

@Gilberto Nunes Junior Isso acontece colega! Você mencionou que o cooler girava ao pressionar o power certo? O led de standbay ficava acesso? Antes a placa ligava mas não apresentava vídeo, ou não ligava de jeito nenhum?

Bom dia. O led standby ficava aceso e a placa não chegava a ligar.
Irei testar mais tarde as tensões da placa e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, desculpa ter deixado o post inativo este tempo.

Na verdade a placa não queimou, o que aconteceu é que deu problema no multímetro, ele parou de medir, e eu afobei um pouco e me precipitei (haha).

A placa continua da mesma forma, acende o LED Power da placa, tem-se todas as tensões nela. Não encontrei tensão no pino 43 do Super I/O.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Gilberto Nunes Junior disse:

Boa tarde, desculpa ter deixado o post inativo este tempo.

@Gilberto Nunes Junior boa tarde! Tranquilo. O pino 43 reset o pch, essa tensão me parece que só aparece depois do start da placa. Tens que verificar se sio ta sendo alimenta e habilitado. Tem todas as tensões presente na placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...