Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Marca de Esferas faz diferença?

Avalie este tópico:


rbmoreira

Posts em destaque

Qual marca de esferas são melhores?

 

é possivel vir esferas misturadas leaded com lead free nos potes de 25k ?  os potes de 250k são lacrados ?

 

meus reballings não estão dando certo, será se são as esferas ?

 

tem alguma maneira de saber se as esferas são com ou sem chumbo, tava pensando se imã pode ser util para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual marca de esferas são melhores?

 

é possivel vir esferas misturadas leaded com lead free nos potes de 25k ?  os potes de 250k são lacrados ?

 

meus reballings não estão dando certo, será se são as esferas ?

 

tem alguma maneira de saber se as esferas são com ou sem chumbo, tava pensando se imã pode ser util para isso?

Bom dia Moreira amigo de vir esferas misturadas e como nosso amigo ninja disse pode acontecer  vc deve comparar de lugares confiáveis ou indicados por amigos , se nao vc pode ser vitima com muitos já fomos ,receber esferas vencidas , misturadas  já peguei até tamanhos diferentes misturados ex04 com 0,45 enfim temos que poder confiar no nosso fornecedor. A respeito do iman ele nao ajuda em nada pois ele nao surte efeito noa materiais das esferas tanto nas de chumbo como na ledfre. Pois. Suas composições são. Prata,cobre,estanho,chumbo todos matérias imunes ao ima .

 

Da uma olhada neste link para vc entender sobre estas ligas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dêem uma olhada nas ligas

Ligas LF em teste

 

Vários países estão envolvidos no desenvolvimento de ligas LF, sendo que muitas delas são apenas variações da liga SAC, que significa:

Sn – Estanho;

Ag – Prata e

Cu – Cobre.

 

A liga mais comum é a liga SAC 305, que significa que a liga contém 96,5% de Sn (Estanho), 3,0% de Ag (Prata) e 0,5% de Cu (Cobre).

O conteúdo de cada metal varia dependendo da aplicação, temperatura e características técnicas desejáveis.

 

No Japão temos as seguintes ligas em estudo ou já implementadas:

 

ü      Sn/Cu

ü      Sn/Zn

ü      Sn/Ag

ü      Sn/Ag/Cu

ü      Sn/Ag/Cu/Sb

ü      Sn/Ag/Bi/Cu/Ge

 

Nos Estados Unidos temos as seguintes ligas em estudo ou já implementadas:

 

ü      Sn/Cu

ü      Sn/Ag

ü      Sn/Ag/Cu

ü      Sn/Ag/Cu/Sb

ü      Sn/Ag/Bi/Cu

 

Na Europa temos as seguintes ligas em estudo ou já implementadas:

 

ü      Sn/Cu

ü      Sn/Ag

ü      Sn/Ag/Cu

ü      Sn/Ag/Cu/Sb

ü      Sn/Ag/Bi/Cu

ü      Sn/Ag/Bi/Sb

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para garantir esferas novas e de qualidade voce pode seguir a minha dica: Compro pelo ebay com o e-best um pote de 250K de 0,40, outro de 250k de 0,50 e outro de 250k de 0,60 e tudo junto com o frete sai mais ou menos 100 reais.

Como as esferas tem validade de 1 ano, guardo fechados e desumidificados os potes grandes e uso potes pequenos com quantidade apenas para o dia a dia, a cada uns 4 meses descarto o restante dos potes pequenos e coloco uma nova quantidade para uso.

Com isso mantenho sempre as esferas sem umidade como novas e se passar de um ano e meio, descarto tudo e peço os tres potes grandes novamente.

Agora quanto a outras medidas de esferas realmente não tem jeito e acabo pedindo os potes pequenos de 25k e que Deus nos ajude.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pq essa coisa de validade, depois de soldado não fica anos no equipamento?

 

esse e-best já comprei nele e o cara é confiavel. 

comprei as minhas na drivestar potes de 25k  mar/2012 fabricação

 

  O problema é a oxidacao, por isso o uso de flux, o flux ajuda a evitar cualquer tipo de oxidacao durante o periodo no cual o estanho esta em fusao, uma vez soldado nao vai gerar oxidacao pois nao tem ar entre o chip e a esfera e nem entre a esfera e a placa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rbmoreira relate aí o seu problema, o que está acontecendo, quais os reballings que você efetuou que não deram certo. Quais os procedimentos você usou e quais as medidas de temperaturas. Diga também quais equipamentos você está usando para fazer os reballings. Talvez o seu problema pode não estar sendo as esferas e sim os chipsets estarem morrendo na hora da retirada. Eu também era deste jeito no começo e o pessoal aqui me ajudou muito, principalmente o Edsonninja. Hoje não perco nenhum chip mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem tb aquele lance dos pads apagados que não pegam solda...

Amigao vou te dar uma dica que quero ganhar sei aplaud depois hehehehhehehehehwhehwh

Depois de vc limpar tudo  passa una lixa 1200 d'água com álcool isopropilico que seus Pads oxidados ou que nao pegam solda viram lenda  heheheh  testa e depois fic. Vontade para pladir heheheheh esta dica serve ara todos assentar os chips e nao ter mais PDS  soltos

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem tb aquele lance dos pads apagados que não pegam solda...

Amigao vou te dar uma dica que quero ganhar sei aplaud depois hehehehhehehehehwhehwh

Depois de vc limpar tudo  passa una lixa 1200 d'água com álcool isopropilico que seus Pads oxidados ou que nao pegam solda viram lenda  heheheh  testa e depois fic. Vontade para pladir heheheheh esta dica serve ara todos assentar os chips e nao ter mais PDS  soltos

 

vou tentar fazer isso da proxima vez,  mas isso deveria ser função do fluxo, até pq foi feito para isso, acredito que o que eu comprei é falsificado,  vou pegar o kingbo 218 e o outro amtech mais caro para ver no que dá.

 

fora isso estou usando um grill B&D do projeto do ninja e uma estação de AR DNS 850 com suporte fixo da drivestar e boca de BGA c/ mesh 45X45  comprei logo a maior para servir para varios chips, uso fital aluminio nos lados do bga para proteção (mas é um grude só depois) ,  e dois sensores de temperatura um embaixo e outro e cima da placa... no grill eu vou subindo aos poucos a temperatura no termostato e quando chega proximo de 150graus eu ligo o AR superior em 150graus e depois 175graus e depois em 200graus  dependendo do dia frio tenho que subir até 230,00 no AR , mas no termometro tá na faixa de 180 a 200 graus e o chip sai fora..aí desligo e já abaixa a temperatura....eu acredito que o problema se o chip tá queimando é na solda das esferas, pois aí eu não uso o sensor pois não tenho onde prender ele e to colocando no grill em 120 ou 150 graus e na estação 260 graus, mas acabo subindo até 300 graus pq tem solda que não derrete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa marca é a mais comercializada e é a msm que uso com sucesso...

qto ao bocal...sei não hein? na minha honton se usar um bocal bem maior que a bga dá merda...o chip não solta

o crime da mala é o bocal ser do msm tamanho ou um pouco maior ...bem pouco

e os bocais das máqs boas os furicos que saem o ar quente tem tamanhos diferentes...dos extremos ao centro

os furicos são descrescentes...justamente pra não super-aquecer o centro do bga...e é justamente onde requér

maiór cuidado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o mcp que eu fiz eu coloquei papel aluminio na superficie dele para proteção e removi com pinça pelo canto, não peguei a vacuo, pois vi gente comentando que danificava o DIE, o chip saiu proximo de 190 graus, possivelmente já tinha sido feito reballing e não conseguiram tbm.

 

eu tava para comprar a minha honton no exterior, mas vi num outro post o pessoal comentando que ficou retido na alfandega e o imposto caro a ser pago, vou desistir de comprar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qdo é até 300 doletas, eu arrisco comprar fora, claro mando um email pro vendor mandar como gift e com valor bem baixo

a minha comprei aquí msm e ela já se pagou faz tempo...miséria pouca é bobagem...já ultrapassei das 200 bgas...hehe  já tive que regular o soprador inferior 2 vezes tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como assim regular o soprador? ficou com folga ou marcando temperatura errada?  a sua é 490 ou 392 ?

 

a honton vem 5 bocais superior  e 2 inferior?, eu tive vendo a SP360C os bocais são de parafuso, ganha pelo LCD mas peca nos bocais e ainda é 8500,00 aqui no brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha é a r390...qdo passei das 120 bgas o soprador inferior descia sozinho...não quis encher o saco do vendor e abrí a danada e achei os 3 parafusos allen que regulam o atrito do canhão inf. pra não descer com a lei da gravidade...afinal, nós técnicos já catamos tanta bucha que uma regulagenzinha dessa não vai nos aleijar, não é verdade? hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá colegas, vou compartilhar aqui um problema que creio que a maioria vem passando, tenho tido muitos retornos de "REBALLING", conversei com alguns colegas e eles também tiveram, me indicaram outras marcas de esferas e até fornecedores, mas mesmo comprando esferas novas continuo tendo retorno, troquei o fluxo, e também não mudou, fiz este tópico com a finalidade de trocas esperiências com os colegas sobre reballing, e desde já agradeço a todos.

 

Abraço,

 

Alexandre

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...