Jump to content
José Antonio Dermengi Rios

dúvida Melhor pente RAM 4Mb possível  Pegatron IPMIP-GS-H55

Rate this topic

Recommended Posts

oi boa noite o barramento dela tem que ser 1333, se vc colocar a 1600 pode funcionar ou nao... ela se nao me engano aceita o é 8g ou até 16.. nao lembro agora

Posted (edited)

Boa noite, segundo o manual da IPMIP-GS Series, ela suporta até 16GB DDR3, sendo 1333mhz o máximo suportado.

Resumindo, o total que a placa suporta é 16GB em 4 Slots, podendo ter 4+4+4+4 ou 8+8 ou 16 ou 4+4+8 (não recomendável)

- Dual-channel, 4 slots, Non-ECC, Unbuffered, 240 pin DDR3, Max. 16GB
- Types: 1066/PC3-8500, 1333/PC3-10600

Tenha um placa mãe com chipset H55, funcionando normal com DDR3 16GB (4+4+4+4) 1333mhz

Pra funcionar certinho, dual channel e tudo mais, as frequências das memórias devem ser as mesmas, então se você já possuir uma 1066mhz compre da mesma, caso não, utilize todas 1333mhz pois terá mais desempenho. Ah! sempre use em pares, dois módulos de 4GB são mais eficientes que um de 8GB.

Segue link do

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Edited by rosberg
Alteração de link e adição de comentário
  • Like 1

e se for comprar , opte também por marcas mais comerciais, como kingston, smart, samsung etc...

• Like 1

Posted (edited)

Muito obrigado pelas ajuda.

A placa aceita até 16.

Tenho 2 Kingston 8Mb DDR3 1333mhz nos barramento azul, mas só funciona um pente!!!!

Parece que tem de ter memória dos 2 lados do pente, não entendo porque nem o que isso significa...

Fico com a opção de DDR3 16GB (4+4+4+4) 1333mhz, mas tenho receio de não funcionar como não funciona 8+8!!!

Edited by José Antonio Dermengi Rios

opa meu querido se foi resolvido nao esqueça do joinha pra ajudar os outros...

boa sorte

• Like 1

2 minutos atrás, José Antonio Dermengi Rios disse:

A placa aceita até 16. Tenho 2 Kingston 8Mb DDR3 1333mhz nos barramento azul, mas só funciona um pente!!!!

Parece que tem de ter memória dos 2 lados do pente, não entendo porque nem o que isso significa...

Fico com a opção de DDR3 16GB (4+4+4+4) 1333mhz, mas tenho receio de não funcionar como não funciona 8+8!!!

não é 8MB, e sim 8GB... se não está funcionando 8gb + 8gb  seria bom vc verificar os slots e o próprio pente...testa uma por uma na placa.

• Like 1

Boa noite @José Antonio Dermengi Rios não sei quais são os slots azuis, heehehe

Sua placa opera nas seguintes configurações:

slot 2 | slot 1 | slot 4 | slot 3

Então o correto é você usar, 1 e 3, e se tiver mais módulos, acrescente nos 2 e 4, pra que trabalhem em dual channel, isto é dobra a largura de banda e você conseguirá manipular o dobro de informações simultaneamente, porém caso vc use 3 módulos ou não respeite essa paridade o dual channel é automaticamente desativado pela placa para evitar erros de processamento.

IPMIP-RAM.png

• Like 1

Meu caro  @rosberg

Já tentei de tudo usando os pentes que tenho e os slots 1 e 3 que são azuis na minha placa.

Hj descobri que tenho 2 pentes Kingston FAKE, comprados em um fornecedor de informática tradicional e bem conceituado, comprados na caixa!!!.

Será que é isso que não deixa funcionar?

Sandra 07_16.jpgPente 02.jpgPente 02 memo SEC 730 HYKO.jpgPente 01.jpgPente 01 memo Nanya.jpgComputador.jpg

• Like 1

Posted (edited)

@José Antonio Dermengi Rios boa tarde, use o CPU-Z, este programa vai lhe informar qual slot está funcionando. os 8GB, então você poderá realizar os seguintes testes:

Vamos supor, que o Slot 1 Azul está funcionando e, não há detecção dos 8GB do segundo Slot 2 Azul

- Desligue o computador,  Troque as memórias de slot (a que está no Slot 1 Azul, coloque no Slot 2 Azul e, a que está no Slot 2 Azul, coloque no Slot 1 Azul).

-> Caso o CPU-Z detect, o Slot 2 funcionando e, o Slot 1 sem funcionar então, é o Módulo de memória que está ruim, caso continue mostrando o mesmo resultado anterior, ou seja, Slot 1 Azul - Ok | Slot 2 Azul - Ruim, então é o Slot 2 que está com defeito

:: SOLUÇÃO: Trocar para os Slots Pretos

Link pra baixar o CPU-Z -> 

Edited by rosberg
Inserir Link para CPU-Z

Posted (edited)

@José Antonio Dermengi Rios Nos processadores Core i de 1ª geração, soquete 1156, o controlador de memória (IMC) integrado a CPU que determina a densidade de memória suportada. Na página 19 do datasheet desses processadores:

consta que são suportados apenas chips com densidades de 1Gbit ou 2Gbit (a partir dos Core de 2ª geração suportam também 4Gbit). Então para um pente de 4GB ser suportado em sua totalidade, deve ter 16 chips no módulo (2Gbit x 16 / 8 = 4Gbytes). Um módulo que use chips de 4Gbit só vai ser reconhecido pela metade em processadores de 1ª geração.

image.png

Nessa placa que tem 4 slots, teoricamente, a capacidade seria de 16GB com 4 pentes de 4GB e cada pente com 16 chips.

Edited by nelsonhf
  • Like 1

Posted (edited)

Muito obrigado!

Perfeito: Nessa placa a capacidade é de 16GB com 4 pentes de 4GB e cada pente com 16 chips  (2Gbit x 16 / 8 = 4Gbytes)

Não é BIOS, certo?

Obrigado

Seria por isso que a placa não reconhece, mas os softwares sim?

AMIBIOS.jpg

Edited by José Antonio Dermengi Rios

Posted (edited)
12 minutos atrás, José Antonio Dermengi Rios disse:

Não é BIOS, certo?

Obrigado

Seria por isso que a placa não reconhece, mas os softwares sim?

@José Antonio Dermengi Rios correto. É uma "limitação" física das CPUs Core de 1ª geração (era a tecnologia de chips DDR3 disponível na época). A partir das CPUs de 2ª geração (Sandy Bridge LGA1155), são suportados chips com densidade de 4Gbit, que hoje são os mais comuns e que e devem ser os que você está usando em seus módulos de 8GBytes (8Gbytes x 8 / 16 chips = 4Gbit/chip). Por isso que a placa detecta apenas metade da capacidade de cada módulo (2Gbit/chip x 16chips / 8 = 4Gbytes).

Edited by nelsonhf

@nelsonhf Perfeito!!! 

Muito obrigado!

Puxa vida, resolvido um problema de muitos anos!

Mais uma vez muito obrigado.

Vou trocar os pentes! 

É abusar demais pedir sugestão de placa de vídeo para essa minha placa e configuração?

IPMIP-GS-H55 rev. 1.02 com i7 870 Cache 8M, 2,93 GHz, SSD: Kingston A400 240GB e HDs: Seagate Barracuda 7200.12 500GB e Hitachi HUA722050CLA330 500GB

É mais um desafio, e só caio em buraco negro toda vez que tento resolver!

Meu Computador.jpg

8 minutos atrás, José Antonio Dermengi Rios disse:

@nelsonhf Perfeito!!! 

Muito obrigado!

Puxa vida, resolvido um problema de muitos anos!

Mais uma vez muito obrigado.

Vou trocar os pentes! 

É abusar demais pedir sugestão de placa de vídeo para essa minha placa e configuração?

IPMIP-GS-H55 rev. 1.02 com i7 870 Cache 8M, 2,93 GHz, SSD: Kingston A400 240GB e HDs: Seagate Barracuda 7200.12 500GB e Hitachi HUA722050CLA330 500GB

É mais um desafio, e só caio em buraco negro toda vez que tento resolver!

@José Antonio Dermengi Rios Hehehe... Já caí nesse buraco também há tempos atrás, por isso tive que pesquisar sobre essa "particularidade" desses processadores de 1ª geração. Sobre a placa de vídeo, sua placa suporta PCI-Express 2.0 x16 então a placa que escolher vai depender do seu orçamento e da capacidade da sua fonte e dos conectores de energia PCI-E que ela disponibiliza. Mas não antevejo problemas em algo tipo uma GTX 1650, GTX 1660 ou superior. Eu apenas evitaria placas AMD Radeon, já que muitas RX das séries 400/500/5000 suportam apenas BIOS UEFI e não legadas como a da sua placa.

• Like 1

@nelsonhf Mais uma vez obrigado.

Tenho uma fonte de 500W nominais que acredito seja suficiente para uma GeForce GTX 1650 (Fonte recomendada 300 W) e até GeForce GTX 1660 (Fonte recomendada 450 W)

Agora vou tentar descobrir onde encontrar 4 pentes de 4GB com 16 no módulo (2Gbit x 16 / 8 = 4Gbytes)  em cada pente

valeu!