Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Usar ou nao usar estabilizador entrada 200v saida 110v

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Para computador é melhor Nobreak, se não puder comprar o Nobreak é melhor usar um estabilizador, se não puder, um filtro de linha já quebra o galho.

O estabilizador mantém a tensão estabilizada, pois a mesma vira e mexe varia de tensão.

Roberto

para uso de computador é melhor usar sem estabilzador? na cidade onde moro é 220v. seria melhor usar um filtro e ligar a fonte direto em 220v?

Postado

desculpe gnuinformatica mas tenho que descordar e se possível indicar esse post

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
no-break só aqueles que são alimentador 100% pelos sistema de bateria, mas estes estão na casa do 1000 conto ai e ter dimdim e ver se compensa, sucesso a todos.

Postado

Eu particulamento sou a favor de usar o estabilizador a usar um filtro ou até nada.

De acordo com o artigo a fonte pode chegar a consumir 80A de pico, eu realmente gostaria (na verdade não gostaria) de ver um computador em pleno funcionamento a consumir nem que seja a metade desses 80A, quem tiver um amperimetro pode fazer o teste.

Ele diz que o estabilizador pode fazer consumir muita corrente e pode danificar o computador, mas o que seria essa corrente alta? Relembrando o seguinte, todos que já trocaram um fusível ou viram de um estabilizador comum sabe que o fusível varia de 7A a 10A, então seria impossível ele deixar passar mais corrente do que isso.

Se não me engano em casa onde tem ar condicionado, máquina de lavar, computadores, televisores, etc.. o disjuntor de saída é 70A e não me lembro dele ter disparado alguma vez.

Bem comentei somente a parte da corrente que achei muito apelativo para detonar o estabilizador, fora as outras partes que afirmam que a voltagem pode chegar a mil volts, que o estabilizador pode pegar fogo facilmente etc...

Mas opiniões são para serem dadas, se for 100% verdade este artigo, o Inmetro deveria ser responsabilizado por tamanha falta de posicionamento sobre o assunto.

Abraço

Roberto

Outras opniões sobre a questão:

Roberto

desculpe gnuinformatica mas tenho que descordar e se possível indicar esse post no-break só aqueles que são alimentador 100% pelos sistema de bateria, mas estes estão na casa do 1000 conto ai e ter dimdim e ver se compensa, sucesso a todos.

Postado

boa noite a todos.. amigo referente ao titulo do topico, é o seguinte.. voce deve usar por questao de necessidade, tipo quer ligar equipamento 110v mas so tem tomada 220v.. ai sim .. ele vai fazer o mesmo papel que um estabilizador normal mas o enrolamento do trafo vai fazer com que vc tenha somente 115v de saida e vai manter estabilizado nessa faixa. filtros de linha esses conhecidos como regua nao é filtro coisa nenhuma.. nao caia nessa, ele nao estabiliza a tensao, nao filtra nada, 1000x mais o estabilizador se poder um nobreak entao ai fecho.

Postado

para uso de computador é melhor usar sem estabilzador? na cidade onde moro é 220V. seria melhor usar um filtro e ligar a fonte direto em 220v?

Se a sua cidade tem uma rede de 220V o mais recomendado é mudar a entrada da sua fonte para 220V, pois a retificação e filtragem funcionam com melhor desempenho devido ao melhor aproveitamento da ponte retificadora (uso dos 4 diodos internos - retificação onda completa) o que reduz o Ripple.

2n50dz.jpg

Outra coisa que deve ficar melhor é a filtragem pois a entrada acaba ficando balanceada (Fase-Fase) e os filtros com enrolamentos em contra fase tem um melhor desempenho. Isso caso exista montado na placa como no exemplo da figura abaixo (5mH).

20ud3lz.jpg

Quanto ao uso de estabilizador eu

se sua rede é estável e o filtro de linha também não se a sua fonte já tem uma BOA FILTRAGEM INTERNA.

Eu particularmente só vejo vantagens em usar uma fonte PC-ATX em 220V se a rede já vem em 220V.

Postado

aqui a rede eletrica é 220v, porém ha muita queda de tensão. e todos que usam computador 98% usa com estabilizador 220 para 110v.

A cada hora o amigo está mudando e acrescentando novas condições/situações em seu topico inicial, desse jeito ele nunca vai ter fim !

Sugiro que você entre com uma demanda (reclamação) junto a sua concessionaria de energia local.

Os fabricantes projetam os aparelhos para funcionar com variações de tensão até +/-10% (198V a 242V) e as concessionarias devem entregar uma tensão entre 201V a 231V.

Nessas condições não necessita de estabilizador nenhum !

Quanto a desempenho já coloquei a minha opinião que é ligar em 220V direto e não acho correto o usuário residencial gastar com um equipamento adicional por um problema de qualidade da energia elétrica.

Postado

Ola.. depende da tua fonte, se tu tem uma fonte muito boa, usa ela direto na tomada porque o estabilizador só vai estragar tua fonte... serve também para no-break ... CPU normal com fonte de 200W é melhor ligar no estabilizador, agora acima de 450W reais, pode ligar direto...

Abraço!!

Postado

Para mim, no geral, se o aparelho tem fonte chaveada dentro, o estabilizador tá descartado. Eu prefiro 1000x o nobreak.

Aparelho com fonte chaveada precisa mesmo é de um bom filtro de linha - claro, filtro de linha mesmo (com indutores, capacitores, varistores...).

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...