Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Indutância pregando 'peça' ao ser medida

Avalie este tópico:

Ben

Posts em destaque

Eu estava medindo a entrada de rede de um televisor, buscando componentes danificados e de repente tive uma surpresa.

image.php?di=ROOG

Quando cheguei no filtro mostrado (na imagem acima), algumas medidas ficaram suspeitas e decidi retirá-lo. Logo após retirá-lo e testá-lo, como o multímetro estava na escala de continuidade com bipe sonoro, a resistência deu infinita! Olhei por baixo do componente buscando alguma marca de estrago e não encontrei nada. Eu até pensei: "se um indutor com fios desta espessura queimou, a corrente foi bem forte!"

Aí bateu aquela luz: "Ora, isto aqui é um indutor, não está acusando continuidade porque esta função emite um sinal variável". Na segunda imagem pode-se notar que testando na escala de resistência x1 (ou qualquer outra de resistência), o componente apresenta continuidade.

A explicação é simples e todos nós aprendemos ela nas primeiras aulas de qualquer curso de eletrônica: "um indutor para sinal contínuo (DC) apresenta uma resistência baixa e para sinais alternados, para uma dada indutância, quanto mais alta é a frequência, maior é a reatância indutiva!"

Achei interessante porque eu nem sequer fiz esforço para deduzir isto, bastou uma olhada na escala do multímetro e a ideia surgiu. Enfim, por isto é muito importante estudarmos o princípio de funcionamento das coisas, saber suas características e etc - devido à presa ou outro fator, se não estivermos a par destas coisas, podemos fazer julgamentos errôneos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há duvida que a medida de um indutor varia se medirmos com um sinal DC ou AC !

Mas o teu medidor em questão está muito estranho  :o

No meu medidor ET-2075 ele bipa na função Buzzer e indica 0,1 ohm e na função de Resistencia ele indica 0,1 ohm.

2vnm5b8.jpg

No outro medidor ET-2060 ele bipa na função Buzzer e indica 0,6 ohm e na função de Resistencia (200) ele indica 0,6 ohm.

ip5r2r.jpg

Medidas feita com pontas de prova bem curtas !

PS.: imagens das medidas meramente ilustrativas

Link para o comentário

Geralmente a tensão que aparece nas pontas de prova na hora da medida é DC.  Não costuma ter nada a haver com o apito sonoro.

Caso o colega tenha um outro medidor ou um osciloscopio, confirma pra nos que tipo de sinal aparece nas pontas de prova na hora da medida na Função Buzzer.

Link para o comentário

Não é problema ou mal funcionamento no aparelho: o teste de continuidade dele é audível para resistências menores que 100Ω e o sinal é uma onda quadrada.

Eu até testei com indutores menores (100µ,470µ, 47µ) e houve o bipe de continuidade - a questão aí é a alta indutância, observe que as espiras estão em um núcleo de ferrite (inclusive já consegui outro destes de uma sucata e vou fazer um filtro de linha para minhas tomadas).

Link para o comentário

Não é problema ou mal funcionamento no aparelho: o teste de continuidade dele é audível para resistências menores que 100Ω e o sinal é uma onda quadrada.

Ainda não tinha visto um Multimetro Portátil convencional com sinal AC nas medidas, só conhecia isso em Pontes RLC ou em instrumentos de Laboratorio.  E assim mesmo só entrava nas medidas de Capacitância e Indutância.

Cada coisa que aparece no mercado, .....

Link para o comentário

William_R, veja o vídeo abaixo.

Concordo com o senhor em relação a níveis DC e a sinais AC (neste caso, pulsos). Mas leve em consideração que mesmo em um multivibrador astável comum com transistores, mesmo que as pontas de provas estivessem na base de um transistor para fechar o circuito DC com a alimentação, teria que passar sinais AC pelas pontas de prova, senão como o circuito oscilaria? Agora, como o circuito está ligado e o porque de bloquear(ou não iniciar) a oscilação, isto só se eu abrir o multímetro e analisar o circuito.

Link para o comentário

Que doideira, agora que vi o vídeo entendi. Eu ia postar para você verificar a escala, mas o William postou antes. Fiquei intrigado. Não conheço este modelo da Minipa, tenho um modelo anterior mas vi que as especificações deste são as mesmas do meu, 20Kohms/V de sensibilidade na escala DC, todas as outras escalas e inclusive a saída output, que estão sumindo com elas nos analógicos novos. O meu não tem buzzer.

O galvanômetro dele é bom? Não fica dando aquelas oscilações?

Link para o comentário

Olha, pelo meu conhecimento de teste de continuidade nos multimetros digitais, basicamente é o mesmo de resistência, a diferença é o circuito de comparação que vai habilitar o beep (oscilador) conforme o valor medido. Abaixo de 100 no valor medido, o comparador libera o osciliador, valor acima de 100 bloqueado - isso um exemplo.

Acredito que seja o mesmo no multimetro analógico.

E suponhamos esse multimetro tenha mesmo um oscilador de 1KHz conectados a ponta de prova, teria que ser uma indutância muito alta, fio muito fino e milhares de espiras para dar uma resistência (indutância) alta, ou infinita no seu caso.

Veja, se for um indutor na entrada de uma fonte, fio grosso, com 1mH (1miliHenry), a 1KHz, sem levarmos em conta a forma de onda e características do indutor, teriamos uma reatância indutiva de 6,28ohms.

XL= 2 x 3,14 x f x L

onde:

XL= valor em ohms

f= frequência em Hertz

L= indutância em Henrys

Olhando no ML encontrei anúncio de um indutor de 5,8Henry, com resistência ohmica de 830ohms - resistência do enrolamento, não reatância indutiva.

Utilizando então a fórmula acima, teriamos uma reatância de 36Kohms - e não é um valor infinito.

Voltando ao seu indutor, "se um indutor com fios desta espessura queimou, a corrente foi bem forte!", ou ele está com defeito, ou seu multimetro está com problemas ou você não encostou corretamente as ponteiras do multimetro nos terminais do indutor, dando uma falsa medida.

Link para o comentário

vlad_itj, eu abri o multímetro ele ou tem um circuito RC ou então o circuito oscilador está embutido dentro do buzzer(mas o buzzer é comum então creio que não há esta possibilidade). Este indutor que testei aí não é o da primeira imagem e também já arranquei 3 destes de monitores CRT e o comportamento é o mesmo.

image.php?di=7BRD

"se um indutor com fios desta espessura queimou, a corrente foi bem forte!"  - esta foi a primeira suposição que fiz ao medir pois com o BUZZER não houve indicação de continuidade. O multímetro não  tem problemas, esta é uma característica dele - daí a importância de conhecermos bem as características de nossos instrumentos e de componentes - está foi a intenção deste post para os que estão iniciando.

Link para o comentário

Eu estava medindo a entrada de rede de um televisor, buscando componentes danificados e de repente tive uma surpresa.

Quando cheguei no filtro mostrado (na imagem acima), algumas medidas ficaram suspeitas e decidi retirá-lo. Logo após retirá-lo e testá-lo, como o multímetro estava na escala de continuidade com bipe sonoro, a resistência deu infinita! Olhei por baixo do componente buscando alguma marca de estrago e não encontrei nada. Eu até pensei: "se um indutor com fios desta espessura queimou, a corrente foi bem forte!"

Aí bateu aquela luz: "Ora, isto aqui é um indutor, não está acusando continuidade porque esta função emite um sinal variável". Na segunda imagem pode-se notar que testando na escala de resistência x1 (ou qualquer outra de resistência), o componente apresenta continuidade.

A explicação é simples e todos nós aprendemos ela nas primeiras aulas de qualquer curso de eletrônica: "um indutor para sinal contínuo (DC) apresenta uma resistência baixa e para sinais alternados, para uma dada indutância, quanto mais alta é a frequência, maior é a reatância indutiva!"

Achei interessante porque eu nem sequer fiz esforço para deduzir isto, bastou uma olhada na escala do multímetro e a ideia surgiu. Enfim, por isto é muito importante estudarmos o princípio de funcionamento das coisas, saber suas características e etc - devido à presa ou outro fator, se não estivermos a par destas coisas, podemos fazer julgamentos errôneos.

comprei um esses dias. e nao funcionou a escala de resistencia, continuidade nao bipa. abrir ele e nao vi o esse buzze.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...