Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Navegação Limpa e Sem Anúncios! (Cadastre-se)

O melhor fórum técnico do mundo está de cara nova e de portas abertas! Estamos de cara nova e com ferramentas ainda mais poderosas para a sua bancada. Faça o seu cadastro de forma rápida e simples para acessar o maior e mais atualizado acervo de Esquemas Elétricos, BIOS e Firmwares da internet.

Aqui, o conhecimento vale muito: através do nosso sistema de créditos, membros participativos ganham acesso totalmente gratuito aos downloads. Venha trocar experiências com os melhores especialistas do mercado!

👉 Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo!

 

Como aumentar a Corrente FOnte yaxun 1502dd+

Featured Replies

Postado

Olá a todos pessoal,tenho uma fonte 1502 yaxun ps1502dd+ gostaria de aumentar a corrente mas não sei o que é possivel ser feito ou que pode estar limitandi 

Agradeço desde já a ajuda de todos 

https://youtu.be/EeRprErdp1U segue video 

Postado

Não conheço essa fonte por dentro e não sei se tem espaço para modificações :(

Mas o trafo seria a primeira coisa a modificar e em conjunto a ponte retificadora.

Depois reforçar as trilhas por onde passam a corrente principal e aumentar o capacitor de filtragem de entrada.

 

Creio que o ideal seria quando possivel partir para um novo projeto de uma fonte com pelo menos 5A e 30V de saida.

 

Boa sorte ;)

 

Postado

Acredito que seja baseada no LM723 segundo esquemas similares que podem ser baixados no acervo da comunidade.

Pelo que entendi da análise que fiz do esquema genérico que encontrei, utilizaram o esquema clássico de regulador positivo disponível no datasheet do componente e fizeram o controle de corrente externamente, através do pino 13.

Acredito que a corrente máxima é definida pelo divisor resistivo ligado ao transistor S8050, provavelmente diminuir o valor do resistor que está diretamente ligado na base dele produzira o efeito desejado, ou aumentar o resistor que está em paralelo com o potenciômetro de ajuste de corrente.

Isso se o esquema que analisei é realmente o correto, não conheço a fonte por dentro e não saberia dizer se bate com o esquema...

 

No vídeo que postaste deu pra ver que substituíste a saída principal do trafo por uma fonte de notebook então provavelmente os filtros internos dela serão suficientes pra aguentar o tranco, no entanto a dica do @William_R é a mais acertada, migrar para uma fonte de maior corrente faz mais sentido nos dias de hoje.

 

Principalmente, levando em consideração o preço das dps3012, que só precisam receber alimentação adequada (transformador com ponte e retificador, ou fonte chaveada), para fornecerem até 360W de potência (30V x 12A) corrente e tensões ajustáveis digitalmente pelo painel de controle, são extremamente precisas e tem baixíssimo ruído na saída, o que as torna ideais para qualquer uso em bancada.

 

Postado

Não havia visto o video inicial, por isso das sugestões iniciais.

 

Como o colega @Jack O'Neo disse, tente rever o divisor resistivo de controle da corrente.  Creio que diminuindo o resistor R25 deva aumentar o limite de corrente.

 

 

PS-1502DD-sch.gif

Postado
  • Autor

Muito Obrigado pessoal,vocês são incríveis ! 
recebi uma aula em pouco tempo mto obgado mesmo!

Postado

Valew Lucas por abrir tópico pra minha dúvia faço parte do grupo aquu mas ainda não sei mexer.

Postado

Olá, 

 

@Lucão Camargo a forma clássica que esse circuito integrado dedicado  (lm723) determina a corrente máxima é através da queda de tensão em um resistor (shunt), que normalmente está em paralelo com a base/emissor de um transistor, como mencionado.

 

Entretanto pode ser diferente no seu modelo. Mês passado realizei manutenção em uma fonte desse modelo, o controle de correte era um pouco diferente... nao tinha esse resistor de 1R (na foto é o r2). 

 

 

 É necessária verificar a forma de ligação dos resistores de ajuste de controle da corrente. Tire fotos nítidas,  frente e verso da placa que tentamos auxiliar. Certamente é possível. 

 

Outro ponto é a pre informação de corrente máxima no display, que ao ajustar, mesmo sem a carga, é exibida no display por alguns segundos. Essa é micro controlada,  bem provável que nao seja possível alterar. 

 

Observe que na foto são dois locais de controle de corrente. Em destaque verde.

 

Exemplo fonte lm723 15v 2a.png

Editado: por ohm

  • 3 meses depois...
Postado

olá bom dia, eu também estou procurando um método de aumentar a corrente da minha yaxun 1502D já mexi em um potenciômetro atrás do display achando que era lá mais ali só calibra a corrente de saída e a voltagem más eu coloquei uma fonte de notebook pra aguentar a corrente e a fonte original da yaxun só uso pra alimentar o painel que é 10v a fonte de notebook suporta mais que 2amp mais a fonte e que esta limitando eu fiz um vídeo de como eu fiz a alteração básica na yaxun com transistor e dicipador  mais logo logo vou abrir ela de novo pra tentar de novo achar um método de almentar a corrente   segue o vídeo da alteração que fiz na minha yaxun 

 

  • 1 ano depois...
Postado

@Lucão Camargo ola amigo eu tambem tou la mesma correria 

eu fiz uma modificaçao troquei o trasisto 2n3055 por um 2sc5200 colocando no discipador de calor   para melhorar a voltagem de saida e fiucou melhor e troquei a ponte de diodo por uma mais potente de 6 amperses 

e troquei o trasisto 78L05 por 7805 de maior potencia 

troquei a resitencia de 100ohm de meio wats por uma de 100ohm por 1 wats 

ai ficou bem melhor ,.......

  • 3 semanas depois...
Postado

@Lucão Camargo ola amigo eu tambem tenho 2 fonte dessas ai e preciso aumentar a amperagem  mais acho quer e preciso trocar o transformador de saida DC  com 4A   para obter uma corrente mais auta 

com 40V de entrada do trafego e 30V de saida do trafego essa e a minha opiniao 

  • 1 mês depois...
Postado

Pessoal eu estou precisando  da caixa desta fonte ,alguem teria uma doação ou venda pode estar queimada sem conserto eu preciso da caixa  apenas.

Agradeço qualquer ajuda.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.