Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo - Pegatron H247B P-N 08N1-0K11J00 Rev-2.0 - starta assim que coloca a fonte

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

Olá a todos!

O cliente trouxe o notebook porque não segura a data e hora e desligava.

Substitui a pilha fiz a limpeza, ao ligar e me direcionar ao Setup pediu uma senha para entrar, lógico que o dono não sabia.

Aperta F1 acesso o Windows peço que faça o ajuste da data e hora pelo internet.

configurado a data e hora reinicio, para minha surpresa volta a pedir a configuração.

Então resolvi regravar o BIOS, usei dos arquivos do fórum e mesmo tendo a confirmação de outros usuários

que o arquivo está ok, a minha placa não ligou e aqueceu um PWN.

Depois de idas vindas 

A placa só liga com o arquivo dela mesmo, ainda bem que fiz backup.

Mas continuo sem conseguir a configuração da data e hora.

Segundo amigos o esquema que ajuda investigar o problema é da placa Asus F82B.

Preciso da ajuda dos nobres para solucionar esse problema.

 

 

 

WhatsApp Image 2021-09-02 at 17.29.40.jpeg

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Você deve verificar se a tensão da bateria está alimentando o circuito de RTC da ponte sul quando o carregador é removido, ela passa por um resistor de 1k e depois um diodo duplo, veja se o diodo está ok, e meça a queda de tensão em cima do resistor de 1k para estimar quanto de corrente a bateria está fornecendo para o circuito.

 

Att.

 

Adriano

RTC_Circuit.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, adrianopluz disse:

Olá,

 

Você deve verificar se a tensão da bateria está alimentando o circuito de RTC da ponte sul quando o carregador é removido, ela passa por um resistor de 1k e depois um diodo duplo, veja se o diodo está ok, e meça a queda de tensão em cima do resistor de 1k para estimar quanto de corrente a bateria está fornecendo para o circuito.

 

Att.

 

Adriano

 

@adrianopluz  realizei as medições no diodo duplo sem alimentação do carregador o  pino 2  mede 3v, pino 3 mede 2,85v

com carregador pino 1 mede 3v, pino 3 mede 2,9v

A placa tem pouca ou nenhuma serigrafia.

WhatsApp Image 2021-09-04 at 10.41.30.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, adrianopluz disse:

Se tiver osciloscópio, verifique se o cristal de 32kHz está oscilando quando o notebook está sem carregador.

 

Poderia postar uma foto da mensagem que aparece quando liga?

@adrianopluz o osciloscópio eu não tenho. Lembrando que liga assim que conecta o carregador

WhatsApp Image 2021-09-04 at 11.50.53.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o seguinte teste:

 

1 - feche um curto no JRST2.

2 - Conecte o carregador.

3 - Aperte o botão power e espere terminar o POST.

4 - Remova o curto do jumper JRST2.

5 - Desligue o notebook.

6 - Ligue e aperte F2 para entrar na BIOS.

 

O procedimento acima deve remover a senha que foi colocada na BIOS.

 

Uma hipótese para ele estar resetando toda a vez que reinicia é que o sinal RTCRST# que deve sempre estar em nível alto não esteja chegando até o pino 25 da ponte sul, (trilha aberta, solda quebrada neste pino) ou próprio defeito na ponte sul. 

 

Caso tenha uma placa dessas de sucata ou uma com chipset igual me avise que passo uma medição para verificarmos se o pino está soldado.

 

Att.

 

Adriano

RTCRST#.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que deu certo.

 

O boardview estou vendo no XinZhiZao, caso não tenha pode baixar no seguinte link 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Acho que na área de downloads aqui do fórum também tem esse boardview.

 

Att.

 

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor As vezes pode ter sido algum problema na instalação, como esse software tem alguns componentes criptografados o antivírus bloqueia, qualquer coisa remove ele, desabilita o antivírus e instale novamente.

 

O procedimento de reset é o mesmo de vários notebooks que usam esse chipset da intel, tem alguns posts com esse procedimento para o Acer, mas funciona em qualquer placa que tenha os chipsets ICH9/ICH10, o jumper JRST1 é o padrão que tem em todas as placas mãe, apaga data e hora, e coloca os dados da BIOS no padrão de fabrica, o JRST2 irá apagar os dados da região ME, onde está a senha e outros detalhes de inicialização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor desculpas por não tá lhe ajudando como sempre, não sei se você é aqui do Nordeste, é que quando chega essa época, por tradição e fé religiosa minha família sempre faz viagem para visitar as cidades dos Santos os quais são devatos. Assim que possível vou continua. Pelo celular pegando Internet de chip tá brabo. Abraço mano. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...