Postado 3 de Setembro de 2021 4 anos Olá a todos! O cliente trouxe o notebook porque não segura a data e hora e desligava. Substitui a pilha fiz a limpeza, ao ligar e me direcionar ao Setup pediu uma senha para entrar, lógico que o dono não sabia. Aperta F1 acesso o Windows peço que faça o ajuste da data e hora pelo internet. configurado a data e hora reinicio, para minha surpresa volta a pedir a configuração. Então resolvi regravar o BIOS, usei dos arquivos do fórum e mesmo tendo a confirmação de outros usuários que o arquivo está ok, a minha placa não ligou e aqueceu um PWN. Depois de idas vindas A placa só liga com o arquivo dela mesmo, ainda bem que fiz backup. Mas continuo sem conseguir a configuração da data e hora. Segundo amigos o esquema que ajuda investigar o problema é da placa Asus F82B. Preciso da ajuda dos nobres para solucionar esse problema. Editado: 4 de Setembro de 2021 4 anos por ljainfor
Postado 3 de Setembro de 2021 4 anos Olá, Você deve verificar se a tensão da bateria está alimentando o circuito de RTC da ponte sul quando o carregador é removido, ela passa por um resistor de 1k e depois um diodo duplo, veja se o diodo está ok, e meça a queda de tensão em cima do resistor de 1k para estimar quanto de corrente a bateria está fornecendo para o circuito. Att. Adriano
Postado 3 de Setembro de 2021 4 anos @ljainfor adiciona mais essas informações P-N 08N1-0K11J00 Rev-2.0 ao titulo do tópico por favor! Conseguiu o esquema dessa placa?
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos Autor 14 horas atrás, adrianopluz disse: Olá, Você deve verificar se a tensão da bateria está alimentando o circuito de RTC da ponte sul quando o carregador é removido, ela passa por um resistor de 1k e depois um diodo duplo, veja se o diodo está ok, e meça a queda de tensão em cima do resistor de 1k para estimar quanto de corrente a bateria está fornecendo para o circuito. Att. Adriano @adrianopluz realizei as medições no diodo duplo sem alimentação do carregador o pino 2 mede 3v, pino 3 mede 2,85v com carregador pino 1 mede 3v, pino 3 mede 2,9v A placa tem pouca ou nenhuma serigrafia.
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos Autor 14 horas atrás, Leonildo disse: @ljainfor adiciona mais essas informações P-N 08N1-0K11J00 Rev-2.0 ao titulo do tópico por favor! Conseguiu o esquema dessa placa? @Leonildo título alterado e não consegui o esquema da placa só contamos com o apoio do esquema da Asus F82B.
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos Se tiver osciloscópio, verifique se o cristal de 32kHz está oscilando quando o notebook está sem carregador. Poderia postar uma foto da mensagem que aparece quando liga?
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos Autor 30 minutos atrás, adrianopluz disse: Se tiver osciloscópio, verifique se o cristal de 32kHz está oscilando quando o notebook está sem carregador. Poderia postar uma foto da mensagem que aparece quando liga? @adrianopluz o osciloscópio eu não tenho. Lembrando que liga assim que conecta o carregador
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos Próximo ao slot de memória tem 2 jumpers, meça a tensão neles com e sem o carregador conectado.
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos Autor 2 horas atrás, adrianopluz disse: Próximo ao slot de memória tem 2 jumpers, meça a tensão neles com e sem o carregador conectado. @adrianopluz sem carregador tem 2,76v com o carregador 2,85v
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos Faça o seguinte teste: 1 - feche um curto no JRST2. 2 - Conecte o carregador. 3 - Aperte o botão power e espere terminar o POST. 4 - Remova o curto do jumper JRST2. 5 - Desligue o notebook. 6 - Ligue e aperte F2 para entrar na BIOS. O procedimento acima deve remover a senha que foi colocada na BIOS. Uma hipótese para ele estar resetando toda a vez que reinicia é que o sinal RTCRST# que deve sempre estar em nível alto não esteja chegando até o pino 25 da ponte sul, (trilha aberta, solda quebrada neste pino) ou próprio defeito na ponte sul. Caso tenha uma placa dessas de sucata ou uma com chipset igual me avise que passo uma medição para verificarmos se o pino está soldado. Att. Adriano
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos Autor @adrianopluz amigo valeu o BIOS foi resetado, agora não está mas ligando direto quando coloco a carregador. Essa boardview vc pode disponibilizar o link? Quanto ao mais estou super satisfeito.
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos Que bom que deu certo. O boardview estou vendo no XinZhiZao, caso não tenha pode baixar no seguinte link Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Acho que na área de downloads aqui do fórum também tem esse boardview. Att. Adriano
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos Autor @adrianopluz site interessante mas não consigo baixar. Aos moderadores foi baixar Bordview para quase todas as placas 13719.rar, o meu avast não permitiu baixar, acusou vírus.
Postado 4 de Setembro de 2021 4 anos @ljainfor Você se refere a salvar os esquemas e boardview para visualizar offline? Só é possível ver pelo programa não tem opção de salvar o arquivo para ver fora dele.
Postado 5 de Setembro de 2021 4 anos Autor @adrianopluz tem muitos arquivos, comigo estava fechando em bem pouco tempo. Mas como foi que vc chegou a conclusão que fazendo o jumper daria o reset do bios e removeria a senha? Ponte #10.
Postado 5 de Setembro de 2021 4 anos @ljainfor As vezes pode ter sido algum problema na instalação, como esse software tem alguns componentes criptografados o antivírus bloqueia, qualquer coisa remove ele, desabilita o antivírus e instale novamente. O procedimento de reset é o mesmo de vários notebooks que usam esse chipset da intel, tem alguns posts com esse procedimento para o Acer, mas funciona em qualquer placa que tenha os chipsets ICH9/ICH10, o jumper JRST1 é o padrão que tem em todas as placas mãe, apaga data e hora, e coloca os dados da BIOS no padrão de fabrica, o JRST2 irá apagar os dados da região ME, onde está a senha e outros detalhes de inicialização.
Postado 6 de Setembro de 2021 4 anos @ljainfor desculpas por não tá lhe ajudando como sempre, não sei se você é aqui do Nordeste, é que quando chega essa época, por tradição e fé religiosa minha família sempre faz viagem para visitar as cidades dos Santos os quais são devatos. Assim que possível vou continua. Pelo celular pegando Internet de chip tá brabo. Abraço mano.
Postado 6 de Setembro de 2021 4 anos Em 04/09/2021 às 18:22, ljainfor disse: Bordview para quase todas as placas 13719.rar, o Esse arquivo que vc tentou baixar deve ter algum soft que serve para abrir o arquivo boardview que o anti- vírus pode ter detectado como vírus.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.