Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Power Bank caseiro - Intermitente

Avalie este tópico:

ribeirodanilo93

Posts em destaque

Boa noite amigos do fórum.

Eu estava/estou precisando muito de um power bank (bateria portátil) pra carregar o celular na rua, caixinha de som etc..então eu pensei: “por quê não construir uma ? Então olhei alguns tutoriais na internet, youtube etc, tenho bastante sucatas de baterias de notebook, desmontei uma, removi as células e comecei a montar o projeto.

Estou utilizando 6 células de 3.7v ligadas em série dando um total de 22,2 volts, pois eu queria algo bem potente que suportasse pelo menos uns 4 ciclos de carga do meu celular. Estou utilizando também um regulador de tensão que eu reaproveitei do meu carregador veicular (aqueles de acendedor de cigarro) que recebe até 24v e converte pra 5v com duas saídas USB,  estou utilizando um jack pra entrada de alimentação e carregar as baterias e uma chave on/off. Montei tudo dentro de uma caixa de papelão colada com cola quente. Pois bem, montei tudo, mas parece que algo corta a alimentação, a saída das portas usb e no celular fica dando como se o carregador fosse conectado e desconectado, várias vezes… as baterias atualmente estão com 8v acredito que seja o suficiente pra carregar meu celular. Como as baterias em série deram um valor total de mais de 22v eu também ainda não sei qual carregador devo utilizar pra carregar elas, um de 19v seria o suficiente ? Comprei também um voltímetro e amperímetro digital mas não consegui utilizar, consegui apenas ligar, mas não exibe a tensão das baterias e nem consumo de corrente. Vou deixar aí algumas fotos do projeto, se algum amigo puder me ajudar a colocar essa belezinha pra funcionar, agradeço. Valeu família !!!

9AB1230C-6428-4231-A9C8-8189197BA020.jpeg

454036D4-2185-421D-B5B4-9CFC2DA9DA59.jpeg

42D36734-C8A5-47D8-8A9D-D34668123CBC.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes carregadores veiculares são uma porcaria! Muitos, apesar de dizerem trabalhar com 24V, ficam instáveis nesta tensão caso o aparelho tenho consumo superior à 500mA. Se eu fosse você, usaria um power bank daqueles baratinhos que vem com uma 18650 dentro, ligaria todas as baterias em paralelo e usaria o circuito para fornecer energia para a USB.

Carregar as células já é algo muito mais complicado, dai a idéia de usá-las em paralelo, assim poderia usar sua fonte de bancada para carregá-las em uma corrente baixa, tensão fixa em 4,2V. Usar um carregador ou fonte para dar uma carga com tensão alta e corrente alta certamente dará problemas!
 Se for analisar por termos técnicos, uma bateria de lítio só deve ser carregada usando um carregador controlado, que irá ajustar corrente e tensão conforme necessário, irá desligar ao atingir 4,2V e terá medidor de temperatura, em caso alguma célula venha a aquecer com o uso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...