Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Backup Bios Diversas

Avalie este tópico:

SouzaJ

Posts em destaque

Bom dia,

Gostaria que os colegas se possível me orientasse como vocês fazem backup de Bios e Eprons de monitores, minha duvida é pq recentemente tentei fazer o backup de dois monitores diferentes, os mesmos estavam funcionando e retirei os circuitos das placas apenas para fazer o backup e para minha infelicidade depois de ter realizado o backup ao retornar os chips para as placas os monitores simplesmente não funcionou mais 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, SouzaJ disse:

Bom dia,

Gostaria que os colegas se possível me orientasse como vocês fazem backup de Bios e Eprons de monitores, minha duvida é pq recentemente tentei fazer o backup de dois monitores diferentes, os mesmos estavam funcionando e retirei os circuitos das placas apenas para fazer o backup e para minha infelicidade depois de ter realizado o backup ao retornar os chips para as placas os monitores simplesmente não funcionou mais 

Não tem muito segredo não, pois ja fiz inúmeras copias e nunca tive problema, se vc fizer somente a leitura não vai alterar nada na bios, não tem lógica parar de funcionar
Pode ter cometido alguma fala na solda alguma trilha ou muito calor no chip ou placa, é única coisa que pode ter danificado ai, ou uma remota chance do gravador, mas acho dificil
Que gravador usa?

Link para o comentário

O gravador que utilizo aqui é o EZP2010, sempre utilizo ele para gravar e nunca tive nenhum problema, estou com esse receio de fazer backup e danificar monitores funcionando normal

Outra duvida que tenho é sobre qual chip é a Bios e qual é a eprom quando estou sem o esquema

25xx geralmente é Bios e 24xx geralmente é eprom, é isso mesmo?

Link para o comentário

Sim, a BIOS eh um chip de codigo 25xx (Flash - SPI) e a EEPROM eh um chip 24Cxx (I2C)

Eu não tenho esquema desse EZP2010, mas sugiro que você meça as tensões que aparecem nos pinos do soquete desse gravador para tirar a duvida na hora que esta sendo feito o Backup.

As memorias SPI em geral trabalham com 3.3V ou 1.8V em alguns Notebooks e as EEPROM no geral trabalham com 5V

Editado: por William_R
Link para o comentário

23 minutos atrás, SouzaJ disse:

Vou tentar fazer pelo menos mais um backup, claro antes medindo as tensões como @William_R orientou

Obrigado @Supporte e @William_R pelas dicas

Usei muitos gravadores até hoje, mas te digo que vale a pena investimento de cada centavo, vai te ajudar muito ai com os bkps e as gravações

Mínimo hj um TL866
Recomendado um RT809F, muito bom e bem mais rapido que TL

Ideal seria uma RT809H além de ter muito mais suporte a chips eproms, nands e ter atualizações recorrentes

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...