Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell 15-5570, CAL50/DAL50 LA-F115p - Não detecta carregador original

Avalie este tópico:

toniu-massa

Posts em destaque

Olá, pessoal!!! Feliz ano novo a todos!!!

Quando ligo o note aparece o aviso: Você conectou um carregador sub dimensionando de 0W e blá, blá, blá... Na bios diz que o carregador não está conectado e o status da bateria está excelente.

Esse note tem todas as tensões na entrada, e no charger também está normal. Tem 3.3V no PS_ID e já testei com um outro carregador, também original. O detector do carregador também parece funcionar normal. Eu estou suspeitando do SIO. O que vocês acham?

O PU1 acabou danificando quando eu estava fazendo a análise, eu troquei e continua na mesma situação. Não sei dizer o fez o PU1 queimar.

DC_IN = em torno de 20V;

PS_ID = em torno de 3.3V;

AC_OK = não lembro quanto tinha, mas tem tensão lá;

HW_ACAVIN_NB = em torno de 1.7V (na saída do PUS01A);

+SDC_IN = em torno de 19V;

+3.3_VBUS_IN = em torno de 3.3V (na saída do PUS04);

HW_ACAV_IN = nível alto (na saída do PUB02);

Ou seja, não está normal? Não é o SIO?

Desde já, agradeço a todos por qualquer ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, toniu-massa disse:

No meu osciloscópio portátil tem sinal do PS_ID. O osciloscópio parece não conseguir mostrar a forma de onda, mas percebe-se que é uma onda quadrada

Verificar o Circuito PS_ID:

Inspecione resistores e capacitores associados ao PS_ID. Certifique-se de que estão dentro dos valores especificados.

Use um osciloscópio com maior capacidade para verificar a integridade da forma de onda no PS_ID.

Testar Comunicação do SIO:

Se possível, analise os sinais de comunicação entre o PS_ID e o SIO.

Verifique o datasheet do SIO para confirmar se a tensão em HW_ACAVIN_NB está adequada para interpretar o PS_ID.

Inspecionar a Soldagem do PU1:

Certifique-se de que a troca do PU1 foi feita corretamente, sem soldas frias ou componentes mal colocados.

Confirme a continuidade das trilhas associadas ao PU1.

Verificar o SIO:

Meça a alimentação do SIO e confira se as tensões estão corretas (geralmente 3.3V ou 5V, dependendo do modelo).

Se possível, substitua temporariamente o SIO para testar.

Link para o comentário

1 hora atrás, py2eb disse:

Regravar o firmware do SI/O é válido também.

As vezes o SI/O não decodifica os dados do protocolo 1-Wire enviados pelo carregador.

Pelas informações que tenho desse SIO, o próprio SIO grava o firmware por si; mas para isso, o SIO precisa estar em branco. Vc sabe como apagar os dados dele?

Link para o comentário

2 horas atrás, MBM Computers disse:

Verificar o Circuito PS_ID:

Inspecione resistores e capacitores associados ao PS_ID. Certifique-se de que estão dentro dos valores especificados.

Use um osciloscópio com maior capacidade para verificar a integridade da forma de onda no PS_ID.

Testar Comunicação do SIO:

Se possível, analise os sinais de comunicação entre o PS_ID e o SIO.

Verifique o datasheet do SIO para confirmar se a tensão em HW_ACAVIN_NB está adequada para interpretar o PS_ID.

Inspecionar a Soldagem do PU1:

Certifique-se de que a troca do PU1 foi feita corretamente, sem soldas frias ou componentes mal colocados.

Confirme a continuidade das trilhas associadas ao PU1.

Verificar o SIO:

Meça a alimentação do SIO e confira se as tensões estão corretas (geralmente 3.3V ou 5V, dependendo do modelo).

Se possível, substitua temporariamente o SIO para testar.

Amigo, o PS_ID está com a sua tensão ao redor de 3.3V. Então, não tem como ter algum componente nessa linha com problema.

Eu cheguei a pensar na possibilidade de ter algum mau contato no SIO. Mas, exite HW_ACAVIN_NB e HW_ACAV_IN. Esses sinais estão meio confusos no esquema. Mas, eu penso que o sinal HW_ACAVIN_NB venha do SIO e o HW_ACAV_IN seja a resposta enviado ao SIO. Então, o SIO está funcionando, ou parcialmente; ou seja tem os 3.3V

O PU1 tem 0s 3.3V na saída, então não pode ser problema nele. Inclusive, todo esse circuito depende dessa tensão; sem essa tensão, nada funciona nessa parte do circuito.

Mas, agradeço pela sua sugestão

Link para o comentário

4 horas atrás, MBM Computers disse:

De acordo com o datasheet desse SIO, parece que a tensão no HW_ACAVIN_NB deve ser de 3.3V. Estou com a leitura de por volta de 1.7V. As tensões nos pino 2 e 3 do PUS01A estão corretas, o pino 8 tem 3.3V. Esse AOP está com realimentação positiva e não sei exatamente qual deve ser a tensão de saída dele.

Alguém poderia confirmar isso pra mim, por favor?

Editado: por toniu-massa
Link para o comentário

PUS01A:
pino 3: por volta de 1.7V
pino 4: por volta de 1.4V
pino 8: por volta de 3.3V
pino 1: por volta de 1,7V = HW_ACAVIN_NB

Qualquer OAP vai subtrair as tensões de entrada e amplificar pelo ganho dele. Ou seja, 1,7V - 1,4V = 0,3V; e de acordo com o datasheet do LM393, tem um ganho de 200 que vai saturar por causa da tensão de alimentação ser 3,3V. Então, deveria ter na saída dele, uns 3,3V. Isso ignorando a realimentação positiva.

De acordo com esse raciocínio, esse AOP está com defeito, correto?

Editado: por toniu-massa
Link para o comentário

11 horas atrás, toniu-massa disse:

o SIO precisa estar em branco. Vc sabe como apagar os dados dele?

Com um programador de SI/O vc pode ler, apagar e gravar a BIOS do EC.

Algo como este:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

9 horas atrás, toniu-massa disse:

PUS01A:
pino 3: por volta de 1.7V
pino 4: por volta de 1.4V
pino 8: por volta de 3.3V
pino 1: por volta de 1,7V = HW_ACAVIN_NB

Qualquer OAP vai subtrair as tensões de entrada e amplificar pelo ganho dele. Ou seja, 1,7V - 1,4V = 0,3V; e de acordo com o datasheet do LM393, tem um ganho de 200 que vai saturar por causa da tensão de alimentação ser 3,3V. Então, deveria ter na saída dele, uns 3,3V. Isso ignorando a realimentação positiva.

De acordo com esse raciocínio, esse AOP está com defeito, correto?

Vou ver se levando esse pino pra ver se a tensão volta ao normal

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...