Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Monitor Samsung 932BW 732NPLUS Liga, acende o Led azul, desliga normal, mas dá imagem, tela preta.

Avalie este tópico:

marmotacju

Posts em destaque

Prezados tenho um monitor Samsung modelo 932BW (também refere-se a esse modelo como 732NPLUS) que iniciou apagando a tela e em seguida voltava a imagem normal.

Após algum tempo não ligou mais a tela.

O led do botão ligar/desligar ao ser pressionado acende e se pressionado novamente apaga como o funcionamento normal, porem a tela fica preta sem apresentar qualquer imagem.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser o problema?

Editado: por marmotacju
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, você chegou a fazer alguma medição nas placas? Verifica as tensões que saem da placa fonte para a placa lógica, geralmente essas tensões ficam escritas próximo ao conector que liga as duas placas, além disso, recomendo trocar os capacitores eletrolíticos da placa fonte independente das medições, por fim, verifica se você encontra as tensões de 3,3v e 1,8v na placa lógica.

• Joinha 1
Link para o comentário

Pessoal agradeço a todos pelas respostas, mas esse monitor Samsung tem o modelo impresso na frente 932BW, mas também refere-se a esse modelo como 732NPLUS, ou os dois em conjunto, mas enfim, creio que o modelo seja o 932BW.

Já fiz as medições na saída da fonte que conecta-se a placa lógica e todas as voltagens estão OK, achei um procedimento de "hard reset" que quando fiz até chegou a funcionar, o monitor chegou a exibir a imagem de não conectado mas depois voltou a apagar.

Já fiz reparos em muitos aparelhos com problemas similares e a maioria era o firmware mas esse (que é da minha filha), não acho a solução...

Link para o comentário

Informe o codigo da placa fonte para podermos ajudar.  Exemplo: BN44-00121E, BN44-00124I, BN44-00124J,  BN44-00124L, ...

Samsungbarcode.jpg.4e184ac030977d44c4a1c4956e6a08ac.jpg

Ou poste uma foto dela.

Esses aparelhos costumavam dar problemas de lampadas, trafo das lampadas, drivers do trafo das lampadas, fusivel da linha de +15V do inverter, capacitores esgotados entre outras coisas.

Depois de tudo corrigido e testado na fonte, ai partimos para a placa principal.

• Joinha 1
Link para o comentário

Trata-se de um BN44-00124J , para esquema, vide:

sugiro inicialmente testar o secundario do trafo das lampadas, creio ser um TM-0917 que costuma ou abrir um dos secundarios ou apresenta curto entre espiras.

Teste com o ohmimetro para ver se ambos dão EXATAMENTE o mesmo valor.

TM-0917.thumb.jpg.41449c0f46f98b5632b6d19d34c876c0.jpg

TM-0917Schematic.jpg.a82fefae9247708dc9ca70aae21d6e29.jpg

Em seguida teste INDIVIDUALMENTE cada uma das quatro lampadas.

As lampadas estando boas, troque TODOS os capacitores eletroliticos das fontes de +5V e +15V

BN44-00124Jcapacitores.thumb.png.dd054a7b1c3c15b07d1629e5ce277b21.png

Em seguida com somente a placa fonte, ligue as quatro lampadas e com o auxilio de um resistor de 1Kom ligado entre os pinos 6 (+5V) e 9 (ON/OFF), veja se o inverter acende as lampadas corretamente.

Com a fonte e as lampadas testadas e boas, o proximo passo e ver se as fontes de 3.3V e 1.8V estão corretas.

LS19PEW.jpg.919bac027b8b054a92295f9811f5529c.jpg

Veja se esta chegando 3.3V na Memoria Flash - BIOS e +5V nos pinos 1, 2, 3 do conector LVDs da tela.

Para um Manual de Serviço proximo do seu aparelho, vide:

• Joinha 1
Link para o comentário

5 horas atrás, William_R disse:

Trata-se de um BN44-00124J , para esquema, vide:

sugiro inicialmente testar o secundario do trafo das lampadas, creio ser um TM-0917 que costuma ou abrir um dos secundarios ou apresenta curto entre espiras.

Teste com o ohmimetro para ver se ambos dão EXATAMENTE o mesmo valor.

TM-0917.thumb.jpg.41449c0f46f98b5632b6d19d34c876c0.jpg

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Em seguida teste INDIVIDUALMENTE cada uma das quatro lampadas.

As lampadas estando boas, troque TODOS os capacitores eletroliticos das fontes de +5V e +15V

BN44-00124Jcapacitores.thumb.png.dd054a7b1c3c15b07d1629e5ce277b21.png

Em seguida com somente a placa fonte, ligue as quatro lampadas e com o auxilio de um resistor de 1Kom ligado entre os pinos 6 (+5V) e 9 (ON/OFF), veja se o inverter acende as lampadas corretamente.

Com a fonte e as lampadas testadas e boas, o proximo passo e ver se as fontes de 3.3V e 1.8V estão corretas.

Veja se esta chegando 3.3V na Memoria Flash - BIOS e +5V nos pinos 1, 2, 3 do conector LVDs da tela.

Para um Manual de Serviço proximo do seu aparelho, vide:

Boa noite.

Mais uma vez obrigado pelo retorno e ajuda.

Me perdoe a pergunta que talvez seja boba, mas as lâmpadas as quais o senhor fala são as lâmpadas (LEDs) da tela? As que fazem a iluminação da tela?

Link para o comentário

Sim, mas não tenho a experiência que o senhor tem.

Mas meu forte é a parte de informática, sistemas operacionais, desenvolvimento de softwares e a parte de hardware voltada para "placas-mãe" de computadores.

Mas sim faço reparos eletrônicos, mas voltando a dizer não tenho a experiência do senhor.

Mas minha profissão e/ou cursos que fiz são técnico em informática, analista de sistemas,. técnico em sistemas de rede e técnico em telefonia móvel.

Mas qual o motivo da pergunta?

Link para o comentário

6 horas atrás, William_R disse:

Pela documentação que tenho da placa fonte, esse antigo aparelho não usa LED parar iluminar o plano traseiro da tela e sim QUATRO LAMPADAS do tipo CCFL.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Uma pergunta boba, o amigo eh tecnico em eletronica ? Conserta TV/Monitores ?

Boa tarde!

Com relação a pergunta que fiz com relação as lâmpadas as quais o senhor se referiu, peço desculpas, confundi o modelo dos monitores, esse é 932BW a tela é TFT-LCD eu confundi com outro modelo que tenho que também está com problemas, o SMS22A300B, esse sim a tela é LED.

Inclusive o senhor também me enviou no tópico relativo a esse monitor algumas alternativas para solucionar o problema dele.

Mais uma vez obrigado pela sua atenção!

Tudo de Bom!

• Joinha 1
Link para o comentário

20 horas atrás, marmotacju disse:

Sim, mas não tenho a experiência que o senhor tem.

Mas meu forte é a parte de informática, sistemas operacionais, desenvolvimento de softwares e a parte de hardware voltada para "placas-mãe" de computadores.

Mas sim faço reparos eletrônicos, mas voltando a dizer não tenho a experiência do senhor.

Mas minha profissão e/ou cursos que fiz são técnico em informática, analista de sistemas,. técnico em sistemas de rede e técnico em telefonia móvel.

Mas qual o motivo da pergunta?

Eh que no topico de apresentação não foi informado esses detalhes.

Se puder edite o topico de apresentação e acrescente mais detalhes nele .

edit.png

Link para o comentário

Sr William, Boa Noite.

Vou estar trocando os capacitores hoje, aqui onde moro não tenho acesso a compra de componentes eletrônicos tão variados, mas já realizei os testes que o senhor me orientou a fazer no trafo e e as medições estão conforme o senhor disse que deveriam estar.

Após trocar os capacitores espero que já se resolva o problema, caso contrário continuarei testando sem o cabo conectado conforme sua última orientação.

Acrescentei mais informações ao meu tópico de apresentação, realmente havia omitido tais dados.

Sigo na luta e sempre agradecendo muito a atenção do senhor.

Tudo de Bom!

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...