Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

PROJETO Tranformar LCD LED

Featured Replies

Postado

Tenho um Dispositivo marcador de Temperatura e unidade ... (higrômetro) Ele funciona hoje em um display de cristal liquido (LCD) que infelizmente quebrou porem o equipamento continua funcionando... queria saber se alguém tem o projeto ou diagrama esquemático de uma interface que possa alimentar um display de LED´s uma vez que o mostrador LCD reproduz apenas números...

fico grato pela atenção

Postado
  • Autor

Figura 1 = como ele era e funcionava

figura 2 = como ele esta agora

figura 3 = encaixe das baterias e sensores

figura 4 = circuito

figura 5 = borracha condutiva do lcd

figura 6 = onde quebrou o lcd

na placa ha 16 contatos, porem no lcd ha 36 digitos, quero saber se da para aproveitar a placa para ligar em barra de leds tipo a figura 7 (Claro usando 2) tipo algum ci que interprete o sinal de baixa voltagem da placa para a borracha condutiva e faça acender a barra de leds.

fig1.jpg

fig2.jpeg

fig3.jpeg

fig4.jpeg

fig5.jpeg

fig6.jpeg

fig7.jpeg

Postado

Protocolo de comunicação e niveis logicos totalmente diferentes e incompativeis !  Circuito do equipamento original trata-se de uma caixa preta protegido pelo fabricante para evitar copia do mesmo.

Diria que qualquer tentativa sairia mais caro do que substituir o medidor em questão e por isso que não vi nenhum esquema desse tipo de adaptação nos meus 55 anos de profissão.

Vi no AliExpress um medidor muito semelhante por R$4,76 + frete de R$9,01

Postado
  • Autor
9 horas atrás, William_R disse:

Protocolo de comunicação e niveis logicos totalmente diferentes e incompativeis !  Circuito do equipamento original trata-se de uma caixa preta protegido pelo fabricante para evitar copia do mesmo.

Diria que qualquer tentativa sairia mais caro do que substituir o medidor em questão e por isso que não vi nenhum esquema desse tipo de adaptação nos meus 55 anos de profissão.

Vi no AliExpress um medidor muito semelhante por R$4,76 + frete de R$9,01

Realmente e este mesmo do aliexpress eu so queria aproveitar a placa com os led que tenho e fazer funcionar. talvez um circuito integrado que interpretasse os sinais logicos e atraves de um driver tivesse um nivel logico que acendeira os led´s

Postado

Você poderia ter sucesso nesse projeto, utilizando o display de uma calculadora, fazendo as ligações de acordo com a disposição dos pinos do display original.

Só não teria mais a indicação do "%" acesa na tela, mas o mais importante que são as medidas , vc pode muito bem ler em um display comum de calculadora.

Basta para isso , usar os dois primeiros dígitos do display da calculadora para a medida que era exibida de tamanho maior no original, pular algumas casas do display da calculadora e usar os restantes para obter a leitura que era apresentada nas casas acima do símbolo de "%" no display original.

Dessa forma , vc pode continuar a usar a placa , dando uma "sobrevida" a ela.

Espero ter ficado claro a forma como tentei explicar, qq coisa é só avisar que eu explico melhor se for necessário.

Postado

@gynbr Realmente está complicado a interação entre esses dois tipos de display. A placa em questão oferece baixa corrente e tensão. O display led de ânodo comum de sete segmentos não irá acender aí, inclusive é necessário uma engenharia reversa para descobrir a sequência de varredura dos dígitos porque nesse tipo de aparelho é projetado para esse fim (não é um display comum, tem  caracteres específicos).

Então, demanda instrumentos dedicados, muito tempo e um conhecimento avançado. Como mencionado, não irá achar nenhum projeto similar para esse fim. 

Postado

poderia fazer uma interface usando um microcontrolador pic ou atmel, ou até mesmo usar somente os sensores em um microcontrolador para ler os dados e mostrar no painel led/lcd, porem vai te demandar tempo e estudo.

Editado: por sidney_mk

• 1 ano depois...
Postado
Em 03/02/2022 às 15:49, William_R disse:

As fotos estão fora de foco, mas não seria o caso de so trocar a borracha condutiva ?

boa tarde senhores, aonde eu consigo achar essa borracha condutiva, ja olhei em alguns sites, aliex mas o custo de trazer de fora é muito alto, vcs por ventura sabem onde vende essa borracha condutiva?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.