Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Lenovo Ideacentre B550 LA-A071P Liga mas não da Post

Featured Replies

Postado
  • Autor
37 minutos atrás, LEONTEC disse:

@dumaster , já checou esse componente em sua placa U43 (TSUMO88QWDT3-LF-1_EQFP128P)? O bios U45 está ligado a ele. Ele faz parte do circuito da saída LVDS. O chip AMD, vejo que é para saída VGA. Esse chip você menciona que não aquece no modo normal digamos assim. 

Como mencionei, a placa está ligando e acendendo o os LEDs e suponho que a mesma apresenta tela preta correto? Faça mas testes na placa como outra tela ou monitor externo.

Leon é exatamente isso , a flash U45 é onde se encontra o firmware do chip SUMO que é o controlador do painel LCD , inclusive eu removi essa flash para fazer um DUMP de backup e já aproveitei pra testar a placa sem ela , como estou com o painel LCD desconectado e querendo ver se alguma imagem sai no HDMI Out ( pelo esquema o HDMI Out esta ligado direto a iGPU Intel não passa pelo Scalar ) imaginei que não iria interferir na inicialização e poderia até quem sabe vir a dar imagem , mas não deu imagem e a placa ficou morta , com um consumo bem baixo da tomada na faixa de 4 watts , presumo então que esse Scalar se não inicia ele de alguma forma esta amarrado ao resto do sistema e impede a placa de iniciar o restante , já fiz o DUMP e já retornei ele na placa , caso você achar legal posso fazer o upload deste arquivo pois não vi ele aqui no fórum em minhas buscas !!!

Como falei anteriormente eu acredito que o Scalar esteja OK porque ele liga o backlight e inclusive icones aparecem na tela como o timer quando voce desliga e quando voce muda a SOURCE onde aparece duas opções de entrada PC e HDMI IN !!!

Postado
  • Autor
1 hora atrás, LEONTEC disse:

@dumaster , quanto de tensão você tem na PL402? 

1v , no esquema era pra ter 1.1v

não acho que esteja fora pois Vcore GPU é controlado pelo load da mesma , sem carga a tensão possa ficar um pouco a baixo , mas enfim , não deu exatamente os 1.1v

Obs: esto usando escala em que apresenta 3 casas decimais então quando falo 1v no display do multímetro esta apresentando algo como 1.006v !!!

Postado
  • Autor

@FDONATO desculpe incomodar mais uma vez , mas você acabou não me respondendo uma pergunta , não sei se voce ja reparou alguns desses B550 mas na bancada a placa estando OK ela apresenta vídeo no HDMI OUT ou não ??

Editado: por dumaster

Postado

@dumaster amigo se sua dúvida é se ele está no post e não tá dando imagem é só colocar o teclado USB e teclar o num Lock e vendo se vai ativar e desativar o led fazendo isso 

Postado
  • Autor
1 hora atrás, WJinformatica2016 disse:

@dumaster amigo se sua dúvida é se ele está no post e não tá dando imagem é só colocar o teclado USB e teclar o num Lock e vendo se vai ativar e desativar o led fazendo isso 

Ja fiz esse teste faz tempo e não muda status do led , inclusive o led nem acende , existe alimentação 5v nas usb , mas eu não confio neste teste pois as USB são os ultimos dispositivos a serem configurados pela BIOS , ante tem CPU , DRAM , GPU...

A CPU esta esquentando o que me leva crer que ela esta executando as linhas de programação da BIOS , enfim , complicado por aqui...

Postado
  • Autor

Desculpa eu não atualizar nada até agora pois eu coloquei de lado esse equipamento para executar outros serviços mas devo voltar nele em breve e se tiver novidades atualizo aqui !!!!

Mas de ante mão já agradeço até agora a ajuda de todos 👍

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor

Meus caros amigos do fórum , não desisti ainda dessa placa , eu encomendei uma placa de diagnostico da china e estou esperando ela chegar ( se chegar hahahaha ) , qualquer novidade volta aqui pra atualizar !!!

Muito obrigado pela ajuda e paciência !!!

• 1 ano depois...
Postado
  • Autor

Boa Noite amigos do Fórum, desculpe ressuscitar esse tópico mas é que voltei a trabalhar nessa maquina que praticamente fez aniversario por aqui, fiz de tudo e nada surtiu efeito !!!

O cliente acabou comprando uma placa mãe no Aliexpress por conta e risco e me trouxe para substituir, fiz a substituição e funcionou tudo perfeitamente, só ficou uma pendencia que não atrapalha o funcionamento da maquina mas é um inconveniente que gostaria de remover, toda vez que liga ou reinicializa o sistema na tela de POST aparece um erro " error 00ce machine type and serial number are invalid " , pesquisai de tudo aqui ( pode ser que falhei na minha pesquisa ) e no Google , na BIOS na tela de sumario realmente o Modelo e o Serial estava como " INVALID " , nas pesquisas vi diversas ferramentas , inclusive uma de uso interno da Lenovo chamada U1 Tools , ela cria um pendrive bootavel , não deu certo ele acusa Checksum Error e não faz nada nem ler as informações ele lê , também achei outra ferramenta que foi o AMIDEDOS.EXE , ela também da outro erro que me recordo ser " SMBUS not incialized " , já estava desistindo quando descobri que essas informações ficam no setor de DMI da Bios , e lembrava que tinha uma ferramenta da H2O que faz edição via SMBUS no DMI !!!

Com ela cia windows consegui acessar as informações do DMI , e no primeiro " handle " estava la as informações do " Product Name " e " Serial Number " e estavam como INVALID , tive o cuidado de modificar colocar exatamente como é o padrão da LENOVO pois estou com outro idêntico , no " Product Name " ficou F0A60004BR e no " Serial Number " é o que esta na etiqueta na carcaça e tem 8 dígitos , no que tenho aqui esta funcionando a etiqueta bate certinho com o que esta no DMI , então fiz a mesma coisa anotei esse serial e apliquei no DMI , contente de achar ter resolvido o problema , reiniciei o AIO e pra minha infeliz surpresa o erro continuou aparecendo , entrei na BIOS pra ver se o que eu tinha alterado tinha ficado registrado e SIM ficou , agora na BIOS na primeira pagina que é o Sumario esta certinho , idêntico ao outro que esta funcionando perfeitamente ( claro que o serial é diferente mas tem o mesmo padrão de 8 algarismos )

Vou colocar algumas imagens do código de erro , da BIOS no sumario e da ferramenta que estou usando listando as informações do DMI , se alguém que já passou por isso e conseguiu solucionar puder me ajudar nem que seja pra dar um Bypass nesse erro ( eliminar a rotina de verificação modificando o binário da BIOS ) ficaria muito grato !!!

Fiz o UPLOAD do Dump que fiz da flash , como esta com a placa na bancada e teste com outras versões de bios que não deram certo antes fiz backup ( Dump ) e segue o link se alguem quiser ajudar , dar uma olhada , verificar e ver se atravez desse arquivo tem como modificar o DMI por esse arquivo ou remover esse alerta para que a BIOS possa ser gravada novamente sem apresentar esse erro !!!

Temporario-ErronoPOST.thumb.jpeg.15989be3b46e2e1ec388ab6895b42bcd.jpeg

Erro que aparece todas as vezes que liga ou reinicializa o sistema , fica 1 ou 2 segundos e some entrando no Windows normalmente !!!

Temporario-H2OSDEEditor.thumb.jpeg.c9ad4aa5e4ee55ce4c652c4dcecdb207.jpeg

DMI já editado ficando idêntico ai outro Lenovo que tenho aqui !!!

Temporario-SumarioBIOS.thumb.jpeg.07e9945dac16797e1a9dc91b8c2fee8f.jpeg

Aqui é o Sumario na BIOS onde fica visível que as alterações que fiz no DMI foram efetivadas !!!

Postado

@dumaster A placa mãe antiga e a nova são iguais? 

Se sim já tentou copiar ou usar a bios da placa antiga na nova?

Ou se conseguir ler ela e pegar essas informações que acusam erro e copiar para a nova.

Vi que isso é um problema recorrente na Lenovo pós troca de placa. 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.