Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Código Morse 7 segmentos ajuda

Avalie este tópico:

Pietra Ester

Posts em destaque

Boa tarde pessoal! estou fazendo um exercício no Proteus Isis, e gostaria de uma ajuda!

Segue o trabalho:

Projeto de um conversor de código Morse para 7 segmentos. Apenas os números do código Morse precisam ser apresentados.

Observação: Considere ponto igual a 1e traço igual a zero.

Exemplo:"- - - - -" em morse em binário => 00000 (morse para binário) => 1111110 (binário para 7 segmentos), onde cada um dos bits corresponde a um LED do 7 segmentos. a=1, b=1, c=1, d=1, e=1, f=1 e g=0, isso para acender o 0 em 7 segmentos.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, nagkiller disse:

Ao postar, devia inserir a maior quantidade possível de informações, como por exemplo, qual microcontrolador está usando ou se não está, esquema do circuito, código fonte do que já tem feito até o momento, etc...

Assim ficará mais fácil te ajudar!!!

Flw...

Olá!, o professor apenas passou isso como enunciado do exercício, sem maiores detalhes, tanto faz o microprocessador, e esquema de circuito, e não comecei ainda, seria começar do zero, tenho dificuldade em eletronica. è pra fazer no Proteus Isis, esse programa eu tenho mas não sei nem começar :(

• Triste 1
Link para o comentário

Tem um artigo em , talvez de para começar

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Como faltam informações, fica um pouco difícil de entender direito e ajudar. Faltam informações de entrada, por exemplo, se pode ou não usar um microcontrolador, etc...

Abaixo segue algo que talvez te ajude, não entendei muito bem o que deseja.

Segue leitura de datasheet: 

Tem esse circuito abaixo, porém terá que estudá-lo, entende-lo e ver se aplica ao que se deseja.

File1N.thumb.png.c9eb204ea5355dd2b0689aaa305550ac.png

A forma de utilização é simples! O botão SW1 representa o bit de entrada (pressionado é 0 e solto é 1, ou seja, botão pressionado é - e botão solto é .) A cada bit transmitido, deverá clicar em BT1 e em Seguida BT2. Terá que enviar os 7 bits (pressionar os botões BT1 e BT2 7 vezes).

O pino 10 é um Reset, para que ele funcione, deverá remover a ligação direta com os 5V, colocar um resistor de pullup (igual aos resistores R1, R2 e R3) e um botão para GND. O reset é feito após pressionar o botão de Reset e em seguida pressionar o botão de Enviar. Sugestão para o Reset:

Reset.thumb.png.e20b16b3bd8c9cbad367ffb918bb0d25.png

Se desejar, pode ainda substituir o BT3 por um transistor NPN e usar o pino 9 como um reset automático após o oitavo bit.

Dica extra! Pode ainda remover o BT1, e R2 e ligar o pino 11 juntamente com o pino 12, porém deverá pressionar uma vez mais (apenas quando iniciar ou fizer o reset) o botão para iniciar os setups dos bits!

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

Então, preciso de um circuito que na entrada decodifique o código morse, para aparecer apenas os numeros no display de 7 segmentos.

Pode ter 5 logic states com zeros e uns em binario mesmo e considere ponto igual a 1 e traço igual a zero.
Exemplo:"- - - - -" em morse em binário => 00000 (morse para binário) => 1111110 (binário para 7 segmentos), onde cada um dos bits corresponde a um LED do 7 segmentos. a=1, b=1, c=1, d=1, e=1, f=1 e g=0, isso para acender o 0 em 7 segmentos.

Link para o comentário

Entendi...

Talvez isso te ajude.

Tem que fazer uma alteração para uma entrada a mais.

Flw...

Link para o comentário

Pode ainda fazer utilizando um Arduino por exemplo.

Faça uma verificação de um botão pressionado... se o tempo for menor que x, então é um ponto, se for maior que x é um traço.

Pode usar um loop de 5 entradas, na qual cada entrada é armazenada em uma posição de um vetor...

Depois de preenchido este vetor,  poderá verificar se o conteúdo é semelhante a um predefinido (a tabela de códigos de 0-9).

Na verificação, fazer a exibição do resultado.

Pode ainda, no lugar do vetor, concatenar Strings e depois  comparar a igualdade...

Veja como ficou:

Morse.thumb.png.3c6836774ce99ad18fe97e0a409be399.png

Flw...

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, nagkiller disse:

Faça uma verificação de um botão pressionado... se o tempo for menor que x, então é um ponto, se for maior que x é um traço.

Pode usar um loop de 5 entradas, na qual cada entrada é armazenada em uma posição de um vetor...

Depois de preenchido este vetor,  poderá verificar se o conteúdo é semelhante a um predefinido (a tabela de códigos de 0-9).

Pode ainda, no lugar do vetor, concatenar Strings e depois  comparar a igualdade...

Veja como ficou:

Flw...

Voce tem a tabela verdade desse circuito para eu estudar?

Link para o comentário

Vou deixar essa parte do código para que te ajude com o restante da lógica:

image.thumb.png.040a2529aaaeae9dbe0d3d460f929fbd.png

image.thumb.png.584dd671a61d9091e744195642d86691.png

image.thumb.png.f9a723190518d2f24f44c9a450e6e68c.png

Com isso, o restante da lógica é só realizar a comparação das Strings e exibir o resultado no display 7 segmentos...

Como pode perceber, eu fiz com String e comparação, acredito que te será mais fácil.

Flw...

Link para o comentário

@nagkiller beleza! valeu!

13 horas atrás, nagkiller disse:

Veja como ficou:

Flw...

Voce tem a tabela verdade desse circuito para eu estudar?

Link para o comentário

Sobre a tabela verdade, eu não fiz.

Sobre o arquivo Proteus, segue o link 

O restante do código que é verificar a igualdade da mensagem entre o que foi digitado com os valores de MORSE e exibir no display, já são mais fáceis de vc fazer sozinha.

Para gerar o arquivo hex, vá no menu Sketch e escolha Exportar Binário compilado (Crtl Alt S).

Flw...

• Joinha 1
Link para o comentário

11 minutos atrás, nagkiller disse:

Sobre a tabela verdade, eu não fiz.

Sobre o arquivo Proteus, segue o link 

O restante do código que é verificar a igualdade da mensagem entre o que foi digitado com os valores de MORSE e exibir no display, já são mais fáceis de vc fazer sozinha.

Flw...

Obrigada!

Link para o comentário

Mas eu conversei com o professor e tem que ser com 5 entradas mesmo com o logic states de zero e um no proteus, ou pode ser também um botão conectado ao terra e ao VCC.

Suas opções já não dariam, não sabe algum outro circuito com 5 entradas que mostre os números no display de 7 segmentos?

Link para o comentário

Eu repostei o mesmo projeto, porém com o código já dentro do Proteus V8.13 SP0!!!

Flw...

Link para o comentário

15 minutos atrás, Pietra Ester disse:

Mas eu conversei com o professor e tem que ser com 5 entradas mesmo com o logic states de zero e um no proteus, ou pode ser também um botão conectado ao terra e ao VCC.

Suas opções já não dariam, não sabe algum outro circuito com 5 entradas que mostre os números no display de 7 segmentos?

Será ainda mais fácil, basta verificar quais botões estão setados, comparar com a tabela de morse definida e exibir no display.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...