Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire 5750 - LA-6901p - Liga e Desliga

Avalie este tópico:

whyleowhy2

Posts em destaque

Prezados colegas,
Este notebook estou com esse notebook na bancada que chegou sem ligar, com curto na linha de B+. 
Foram substituídos os MOSFETS PQ40 e PQ41 e o notebook começou a ligar e desligar. 
Localizei um curto na linha de 1.5V, capacitor C359 aberto e mesmo após sua substituição, o notebook continua ligando e desligando. Consumo entre 14mA e 21 mA. 
procurando mais algum curto achei um curto em uma linha que não consegui identificar qual é, segue foto para identificação, ao retirar o capacitor, que pensei que poderia ser o curto e injetar 0.9V na linha, o PWM PU4 RT8209M começa a esquentar. 

Como não tenho esse PWM para substituição imediata, gostaria de saber quais outros testes posso fazer antes de fazer a encomenda do PWM.

Agradeço de antemão aos colegas 

LA-6901P.jpeg

Editado: por whyleowhy2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• whyleowhy2 alterou o título para Acer Aspire 5750 - LA-6901p - Liga e Desliga

@whyleowhy2 , arquivo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 para ajudar na analise. Ver melhor analise que vc fez sobre esse capacitor e esse integrado e passe mais informações. Com o arquivo vc vai consegui saber qual é esse capacitor.

Link para o comentário

40 minutos atrás, LEONTEC disse:

@whyleowhy2 , arquivo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 para ajudar na analise. Ver melhor analise que vc fez sobre esse capacitor e esse integrado e passe mais informações. Com o arquivo vc vai consegui saber qual é esse capacitor.

Após a analise utilizando o boardview, descobri que o PR88 estava aberto. 
não passando os 5VALW para a alimentação do PU4. 
Após sua substituição, o "curto" que tinha no PC64 também sumiu 

a maquina agora liga, e se mantem ligada, porém sem vídeo.

Já realizei os testes básicos, como troca do processador e das memorias 

• Joinha 1
Link para o comentário

@whyleowhy2 , tem a tensão do vcore? Sua placa tem vídeo dedica? 

1 hora atrás, whyleowhy2 disse:

e injetar 0.9V na linha, o PWM PU4 RT8209M começa a esquentar. 

Tem vídeo no monitor externo, testou com teclado externo pra ver se a placa ativa e desativa a tecla CapsLock?

Passe as tensões das bobinas para que possamos ver o que está faltando.

Link para o comentário

3 minutos atrás, LEONTEC disse:

@whyleowhy2 , tem a tensão do vcore? Sua placa tem vídeo dedica? 

Tem vídeo no monitor externo, testou com teclado externo pra ver se a placa ativa e desativa a tecla CapsLock?

Passe as tensões das bobinas para que possamos ver o que está faltando.

Placa sem video dedicado
Sem video em monitor externo, e sem luzes no teclado.

Tensoes das PLs:

PL2 (Charge) - 0.6V
PL4 -  3.3V
PL6 - 5 V
PL12 - 0.9V
PL14 - 1.05V
PL8 - 1.5V
PL18 - 0V
PL11 - 1.8V 
PL20 - 1.15V
PL21 - 1.15V

Ou seja, a única tensão faltante é a GFX core. 

Estou pensando em regravar a BIOS, já que agora possuo as tensoes e a maquina está "estabilizada".
Você possui um arquivo de confiança? 

Link para o comentário

@whyleowhy2 , você pode pesquisar só com isso 6901p no gerenciador de arquivos e catalogar os arquivos de BIOS que tem avalições de bom funcionamento. Lembre-se de fazer o bkp do arquivo original caso não tenho êxito na gravação do BIOS. Leve em conta os hardware da sua placa para o tipo de BIOS que precisa... 

Link para o comentário

Em 26/04/2022 às 15:33, LEONTEC disse:

@whyleowhy2 , você pode pesquisar só com isso 6901p no gerenciador de arquivos e catalogar os arquivos de BIOS que tem avalições de bom funcionamento. Lembre-se de fazer o bkp do arquivo original caso não tenho êxito na gravação do BIOS. Leve em conta os hardware da sua placa para o tipo de BIOS que precisa... 

@LEONTEC Caro colega, fui tentar fazer a gravação das BIOS do equipamento
Após a gravação das BIOS, mesmo retornando os arquivos originais, a maquina não liga mais. 

Nenhum componente foi retirado acidentalmente durante o processo. a unica coisa que aconteceu de errado foi que eu soldei a BIOS da EC (Componente U36) invertida e ela acabou queimando 

Como posso reiniciar a análise?  

Link para o comentário

@whyleowhy2 , tem outro erro aí, e esse achei grave também assim como posição errada do CI na placa. A placa tem duas BIOS correto? EC U38 próximo do IO e MAIN U36 próximo da PCH estou certo? Pelo menos é isso que o esquema me diz aqui. Então, o chip que você deveria ter gravado, era o BIOS MAIN somente já que essa bios é quem ajuda no gerenciamento do vídeo da placa. A placa estava ligando e permanecendo ligada e como você mesmo relatou que só a tensão da bobina GFX core era a tensão ausente, e isso foi o que levou você a regrava o BIOS. 

Agora você vai ter que analisar o circuito que gera as tensões de 3 e 5V standby. Veja o que pode está aquecendo na placa como exemplo esse CI de 3 e 5v. Meça a resistência das bobinas dessas tensões.

• Joinha 1
Link para o comentário

23 minutos atrás, LEONTEC disse:

@whyleowhy2 , tem outro erro aí, e esse achei grave também assim como posição errada do CI na placa. A placa tem duas BIOS correto? EC U38 próximo do IO e MAIN U36 próximo da PCH estou certo? Pelo menos é isso que o esquema me diz aqui. Então, o chip que você deveria ter gravado, era o BIOS MAIN somente já que essa bios é quem ajuda no gerenciamento do vídeo da placa. A placa estava ligando e permanecendo ligada e como você mesmo relatou que só a tensão da bobina GFX core era a tensão ausente, e isso foi o que levou você a regrava o BIOS. 

Agora você vai ter que analisar o circuito que gera as tensões de 3 e 5V standby. Veja o que pode está aquecendo na placa como exemplo esse CI de 3 e 5v. Meça a resistência das bobinas dessas tensões.

Sempre ouvi que deveríamos regravar as duas BIOS, pois existiria uma comunicação entre as duas e que poderia ocorrer alguma falha. É bom saber que em casos assim pôde-se regravar apenas a MAIN.

As tensões primárias continuam subindo normalmente nas bobinas, tenho 3V no botão do power e não localizei nenhum curto nas bobinas os nas tensões de transferência

O que mais poderia verificar? 

Link para o comentário

Em 28/04/2022 às 17:54, LEONTEC disse:

@whyleowhy2, post as tensões das bobinas quando a placa chega a ligar. Só dessa forma possamos identificar onde a sequencia de start vai está parando. 

Só agora que pude voltar a trabalhar nessa placa

tenho tensões apenas nas Bobinas PL2,PL4, PL6.

não tenho curto no multimetro e nem consumo quando injeto tensão com a fonte de bancada nas outras bobinas

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...