Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Legion Y530-15ICH - EY515 NM-B701 Rev1.0 - Não Liga

Avalie este tópico:

FHS

Posts em destaque

Ola maltinha

Estou com este portatil na bancada e o mesmo não liga, apresenta consumo de 0.17A na linha de 19v e o pu601 RT6585 aquece mesmo muito ao ponto de não se conseguir tocar nele.

De imediato encomendei o ci e assim que chegou substitui e continua igual, agora sei que devia ter procurado por algo mais :).

PL601 cerca de 35kohm e PL602 CERCA DE 595ohm.

LDO5 cerca de 290kohm e tem 5v ja o LDO3 cerca de 20ohms e tem 2.1v

Entretanto injetei 3.3v na pl602 e tem consumo de 0.43a e sinto o super io e chipset a ficar um pouco morno mais no super io do que no chipset, injetei 5v na pl601 e tem consumo de cerca de 043a e aqueceu o proprio ci pu601. Removi o pu601 e voltei a injetar as tensoes  passei a ter consumo so nos 3.3v.

Depois removi super io e injetei de novo nos 3.3v o consumo baixou para cerca de 0.25a o chipet continua a ficar morno mas pouco como no teste anterior, voltei a colocar o super io e ci na board e injetei 3 no ldo3 e o super io aquece muito.

Sera que tenho o super io danificado e acaba por danificar o pu601 ou poderei ter algo mais aqui? não lembrei de injetar no ldo3 quando tinha o super io fora da placa mas poderei fazer so para tirar duvida.

Se acharem que devo fazer mais algum procedimento por favor avisem ou se acharem que algo que fiz é errado digam tambem.

Desde ja agradeço qualquer ajuda.

Editado: por FHS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas pessoal

Então é assim, hoje procedi aos seguintes testes....

Apos remover super io:

Injetei 3v no ldo3 e consome 0.07a e nada aquece, depois injetei 3.3v na linha de 3.3v e consome 0.27a e o chipset aquece um nadinha.

Injetei 5v no ldo5 e consome 0.17a mas nada aquece, depois injetei 5v na linha de 5v e consome 0.35a e aquece o ic pu601.

Depois removi tambem pu601:

Injetei 3v no ldo3 e não consome, depois injetei 3.3v na linha de 3.3v e consome entre 0.22a e 0.36a e o chipset aquece um nadinha.

Injetei 5v no ldo5 e nada consome, depois injetei 5v na linha de 5v e nada consome.

Sera que tenho super io danificado e tenho de substituir o super io e o pu601? a minha duvida é o consumo de 3.3v e aquecer um nadinha o chipset sera normal?

obrigado

Link para o comentário

2 horas atrás, FHS disse:

Sera que tenho super io danificado e tenho de substituir o super io e o pu601? a minha duvida é o consumo de 3.3v e aquecer um nadinha o chipset sera normal?

@FHS o SIO vc deve substituir sim. O PU601, sem o SIO na placa, vc pode conectar o carregador e de cara ele deve ter as LDO, depois vc injeta 3v no pino 20 EN1 e a tensão +5VALW deve aparecer na PL601. Em seguida, vc injeta 3v no pino 6 EN2 e a tensão +3VALW deve aparecer na PL602, sempre observando se o PU601 aquece.

Quanto ao PCH aquecer um pouco ao injetar 3.3v na PL602, creio ser normal. 

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

@master7 @ribeirodanilo93

Em 03/06/2022 às 20:23, ribeirodanilo93 disse:

@FHS Dependendo de onde você comprar, vc pode mandar o modelo da placa e eles já mandam o SIO gravado pra vc.

ola pessoal

não tive oportunidade de ca vir antes para dar feedback deste topico.

o mesmo foi devolvido sem pois o cliente não quis avançar, entretanto irei alterar para devolvido o topico irei deixar so mais um ou dois dias caso alguem queira comentar algo sobre o que vou explicar.

apos o meu ultimo post e estando a board sem sio eu tinha o pu601 fora da placa e decidi colocar de novo para realizar testes uma vez que nunca tinha feito esse teste. então la soldei o pu601 e antes de colocaro carregador injetei 19v na linha 19v que é exatamente a mesma coisa e passado um segundo a fonte consome total ou seja curto eu sem perceber o porque pois não fazia qualquer sentido uma vez que tinha o pu601 e os devidos mosfets na placa. la andei a ver e não e que o mosfet de alta pifou e passou 19v para toda a linha de 5v, acontece que estorricou o ic que controla usb tipo c e gpu. estranhei o porque de a grafica estar a aquecer e fui correr o esquema eletrico e tem linhas do controlador da usb interligadas a grafica.

uma vez que o cliente não queria avançar la fechei o pc e entreguei.

se alguem quiser comentar estejam a vontade. entretanto tenho outro portatil lenovo legion mas uma serie diferente com sintoma parecido e ja encomendei sio assim que chegue vou tratar dele e depois crio topico novo pois pode ajudar outras pessoas. tenho tambem um msi gaming a espera de peças e irei fazer o mesmo.

abraço e obrigado aos que se disponibilizaram

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...