Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Duvida sobre capacitores

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado
Olá.
Eu agradeço por voce estar lendo meu topico.

Eu estou com duvida sobre capacitores solidos SMD e se o mesmo queimou um processador.
Considerando que o capacitor SMD é de qualidade boa no mesmo circuito se caso um negativo ou terra entra em contato no positivo desse capacitor o mesmo entrará em curto circuito ? Se sim é instantaneamente ou leva um tempo ?
Considerando que isso faz o capacitor entrar em curto pode danificar um processador que está sendo alimentando por esse mesmo capacitor ?
Se um capacitor é de 2,5 volts e no positivo desse capacitor enconstou um cabo com 1 ou 2 volts o capacitor pode ser danificado e tambem envia mais do que 2,5 volts para o componente que esta sendo alimentando ou fica queimado e nao envia qualquer voltagem ? O capacitor queima e bloqueia sinal de voltagem ?

Processador sendo CPU ou o processador de placa de video se passar voltagem acima do padrao é queimado instantaneamente ou leva um tempo para isso ocorrer ?

Somente querendo entender se existe diferenças na forma de danos em capacitores.
Eu tinha criado o topico abaixo ...
https://eletronicabr.com/forums/topic/311939-evga-gt-640-nao-liga-capacitor-em-curto-passa-voltagem-alta-processador/#comment-1228455

Ocorreu um problema em uma placa de video e fiz uns testes usando multimetro nao profissional e os capacitores deram resultados estranhos.
Usar equipamento profissional para soldar e medir é outra historia. Dá ate vontade de aprender.

Qualquer resposta eu agradeço.
Tenha um bom dia.
Postado

@Augusto7744 amigo, quando há um curto em um capacitor que filtra uma linha de alimentação, essa linha deixa de gerar essa tensão, por exemplo: um capacitor em curto na linha de 3v, essa linha sofre uma queda na tensão podendo chegar até a 0v dependendo do valor resistivo que esse capacitor danificado apresentar. No caso de um curto em capacitor na linha do processador causar a queima do mesmo, pode ocorrer sim, principalmente se houver uma sobretensão antes, uma vez que a tensão atinja valor acima do suportado pelo processador esse tipo de dano é instantâneo, não gradual.

Postado
@Jhones
Muito grato por sua resposta.

@curtolo

Eu agradeço as informaçoes sobre criar topico.
Eu tinha pensado em colocar em outra area nao sendo em informatica , mas como era uma duvida simples foi em informatica.
Desculpe se foi errado.

Eu tentei analizar se os capacitores estavam com defeito. Entretanto quero dizer algo ...
Usando um multimetro simples marca Hikari ... as pontas sao muito frageis ... o fio quebra muito facil e tem que fazer pressao da ponta no contato ... isso interfere no resultado.
Eu nao tirei os capacitores porque uma vez usando o soldador simples marca Hikari quando fui colocar solda levei um choque eletrico. Apesar de estar ligado na tomada 110 volts eu senti que foi um pouco mais de 50 volts.
Eu nao estava fazendo terra ... e se eu coloco esse soldador e ocorre esse problema soltando voltagem na placa ???
Eu disse essa parte para qualquer um ver como é complicado tentar resolver algo usando esses tipos de equipamentos.
Outro motivo que postei esse topico foi porque nas mediçoes com esse multimetro hikari todos os capacitores deram resultados estranhos e teve um que no inicio deu sinal negativo e rapidamente começou a aumentar a escala de resistencia.
Se voce viu o link do meu topico anterior lá está alguns detalhes do que ocorreu.

No momento nao posso comprar equipamento profissional ... dá ate vontade de querer aprender ...

@Jhones

Um cabo de cooler enconstou no placa gerando cheiro de queimado.
Considerando que o cabo ficou encostado na placa por varios segundos e demorou varios segundos para a placa de video dar erro pode ser que o capacitor queimou e nao enviou voltagem para o processador ...
se sua dica se aplica nessa situaçao ... processador queima instantaneamente quando ocorre voltagem alta e o cabo do cooler ficou varios segundos enconstado na placa ...

Ainda tenho esperança que nao tenha queimado o processador de video.

Tenham um bom sabado.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...