Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell inspiron 1440 placa:alba uma 6l mb liga e desliga

Avalie este tópico:

ispectro

Posts em destaque

Boa Noite amigos!

esse dell entrou pra mim com o seguinte sintoma: ele liga gira cooler por uns 5 segundos e desliga.

tenho 19v, 5v, 3.3v, 1.0v, 1.8v

bios esta com os 3.3v... ja regravei a bios com o arquivo aqui do forum e ficou na mesma... regravei a bios 3 vezes com os arquivos do ftp da dell ( as 3 versoes) e o note fica morto, nao acende luz nada.. ja fiz me nos dois chips, troquei processador, liguei sem periferico algum...

nao consigo achar nenhum curto na placa..

a pilha tem os 3.3v.. ja deixei um dia sem a pilha e nada tb... ja esquentei a placa inteira e nada..

alguem tem alguma ideia ou alguem ja pegou esse problema?

obrigao desde ja! grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilsonam, sempre voce ajudando! chequei alguns capacitores do vcore e tenho os 19v.. o que percebi agora é o seguinte.. sem a bateria conectada na placa, no ci do charger, tenho algumas tensões. Quando conecto a bateria e vou medir novamente, esta morta.. parece que quando conecto a bateria ela mata algumas tensões... não consegui identificar o fet comutador tb... mas nao sei se pode ser ele o problema.. fiquei meio desconfiado agora do c.i do charger.. é um maxim8731ae mas nas minhas sucatas não tenho nenhum pra trocar.. será que pode ser ele?

Link para o comentário

ispectro, tenho aprendido bastante tentando ajudar. Muito importante essa sua observação sobre a bateria no circuito, e ela pode sim matar as tensões da placa se o mosfet comutador estiver com defeito. Para encontrar o mosfet comutador você deve colocar o multímetro na escala de diodo e colocar uma das pontas no conector da bateria, naquele de tensão que deve ser um maior. Com a outra ponta você coloca nos drenos do mosfet que estiver mais perto da bateria. Caso dê continuidade é o mosfet em questão. Então faça um teste para ve se o mosfet está funcionando.

Teste de mosfet comutador: multímetro digital

Multímetro na escala de diodo. Ponta preta no dreno. Ponta vermelha no gate: vai apresentar um número bem alto, em torno de 550, se for até o 0 ele está em curto. Depois coloca no source e também apresenta o mesmo número. Inverter: ponta vermelha no dreno, ponta preta no gate: não mexe nem no gate e nem no source. Transistor está bom

Link para o comentário

certo.. fiz a troca do comutador mas ficou na mesma.. percebi que tenho um fet nesse circuito do charger que não recebe tensão em um lado dele... mas enfim vou devolver esse note porque preciso entregar ele amanhã.. mas ficou muito agradecido pela ajuda de todos! vai um joinha pra galera que ajudou! muito obrigado!

ps: troquei o ci da bios tb e continuou na mesma..

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...