Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer Aspire 4553 / MB Da0zq2mb8e0 rev-e / Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Fala pessoal, 

Placa não liga e nao apresenta curto na fonte... leituras que fiz: 

PQ 42 - recebendo 19v dreno / gate 0v

PQ 41 - tudo zerado 

obs: testei os dois PQ fora e estão bons

Indo para o PU4
pino 20 (gate pq42) - 0v
pino 27,28 (vin) - 19v

pino 3 - 3,2v
pino 22 - 15,2v

pino 25 - 4,7v

pino 26 - 5v

Como pino 20 não esta liberando gate para o PQ42, solução seria troca do PU4 ? 

Editado: por wallsbs
Postado
12 minutos atrás, wallsbs disse:

Fala pessoal, 

Placa não liga e nao apresenta curto na fonte... leituras que fiz: 

PQ 42 - recebendo 19v dreno / gate 0v

PQ 41 - tudo zerado 

obs: testei os dois PQ fora e estão bons

Indo para o PU4
pino 20 (gate pq42) - 0v
pino 27,28 (vin) - 19v

pino 3 - 3,2v
pino 22 - 15,2v

pino 25 - 4,7v

pino 26 - 5v

Como pino 20 não esta liberando gate para o PQ42, solução seria troca do PU4 ? 

ola esses mosfet q vc mediu sao responsaveis pela carga da bateria vc tem que medir o diodo pd2

• Joinha 1
Postado
8 minutos atrás, infocel technology disse:

ola esses mosfet q vc mediu sao responsaveis pela carga da bateria vc tem que medir o diodo pd2

realmente, diodo pd2 com 19v ambos os lados

Postado
19 minutos atrás, infocel technology disse:

entao passa as tensoes do pino 2, 22 do pu4 e tbm do pq45

PU4

pino 2 - 3,2v

pino 22 - 15,2v

PQ45

gate - 9,2v

source/dreno - 18,7v

PQ9

pino 1,2,3 - 18,7v
pino 4,5 - 0v

pino 6 - 9,2v

Postado
14 minutos atrás, infocel technology disse:

entao a placa esta com tensao vc tem q verificar as pl15 e pl16

Sim amigo, as PL estão com os 3v e 5v ... 

Porem ao presionar power nada muda... no conector do botão (CN1) nao tem os 3v no pino1, esta certo isso ?

Postado
2 horas atrás, mail.ademir disse:

Dá uma verificada neste tópico: 

Não sei se te  ajuda, mas vai que o defeito é o mesmo.

Já havia conferido este resistor, ta normal... agradeço a força ai 

Postado (editado)
3 horas atrás, infocel technology disse:

Eu vi ak agora e o pino 4 do CN1 que vem pelo q13

pino 4 ta zerado... esse Q13 não acho na placa 🙄

Sem título.png

Editado: por wallsbs
Postado (editado)
4 horas atrás, wallsbs disse:

pino 4 ta zerado... esse Q13 não acho na placa 🙄

Sem título.png

ola amigo desculpa eu vi correndo esquema e nao percebi o asterisco no q13 o pino 5 ele funciona invertido vai de nivel logico baixo para alto depois q pressionar o power

Editado: por infocel technology
  • Joinha 1
Postado
11 horas atrás, NaassomDourado disse:

Já tentou dar start direto no pino do I/O? Esses dias peguei um dell com defeito parecido e era um diodo aberto nas proximidades do I/O

Dsclp a pergunta, mas qual seria o pino exato para testar direto no i/o ? S5_ON ? 

9 horas atrás, infocel technology disse:

ola amigo desculpa eu vi correndo esquema e nao percebi o asterisco no q13 o pino 5 ele funciona invertido vai de nivel logico baixo para alto depois q pressionar o power

Infelizmente não consegui startar pelo conector, ja havia testado todos pinos ... desconfiado que é a SIO com defeito...

Postado
1 hora atrás, wallsbs disse:

Dsclp a pergunta, mas qual seria o pino exato para testar direto no i/o ? S5_ON ? 

Infelizmente não consegui startar pelo conector, ja havia testado todos pinos ... desconfiado que é a SIO com defeito...

mais vc prescisa verificar qual tensao tem no pino q passei antes e depois do start pra saber onde esta parada a sequencia  eu nao acho q seja a plaquinha do botao se nao eu tinha falado pra vc usar o switch sw3 da placa. verifica o pino 5 e o diodo D1 se nao subir uma tensao de 3v vc tem que verificar o pino 13 do PU4

Postado
24 minutos atrás, infocel technology disse:

mais vc prescisa verificar qual tensao tem no pino q passei antes e depois do start pra saber onde esta parada a sequencia  eu nao acho q seja a plaquinha do botao se nao eu tinha falado pra vc usar o switch sw3 da placa. verifica o pino 5 e o diodo D1 se nao subir uma tensao de 3v vc tem que verificar o pino 13 do PU4

Pino 5 ta oscilando 0,2v ~0,5v e ao presionar power ele cai a 0v (mesma coisa no D1)

Já o pino 13 pu4 ta com os 3,3v

Postado

entao vc esta com problema na linha NBSWON# so pra garantir mede o pino 64 kbc pra ver se esta 3.3v se estiver ai vc verifica a linha do NBSWON# no super i/o se tem continuidade com o D1 e verifica se esse diodo nao esta com problema, pq como eu disse esse pino tem ir pra 3v pra placa ligar. se estiver tudo certo eu atualizaria a bios. 

• Joinha 1
Postado
53 minutos atrás, infocel technology disse:

entao vc esta com problema na linha NBSWON# so pra garantir mede o pino 64 kbc pra ver se esta 3.3v se estiver ai vc verifica a linha do NBSWON# no super i/o se tem continuidade com o D1 e verifica se esse diodo nao esta com problema, pq como eu disse esse pino tem ir pra 3v pra placa ligar. se estiver tudo certo eu atualizaria a bios. 

Pino 64 - 3,3v
NBSWON# (pino 95) da continuidade com D1

Vou regravar a BIOS para testar ...  

Postado
1 hora atrás, wallsbs disse:

Após regravar a BIOS mudou o sintoma, apareceu os 3v no pino 5 ! agora ela liga e desliga após pressionar power, consumo vai a ~0.40 na fonte e desliga ! 

esse sintoma pode ser causado por algum problema na fonte secundaria da uma olhada nos transferidores de 3 e 5v

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...