Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer 5720, LA-3551P, queimando componente!!!

Avalie este tópico:

gabrielnote

Posts em destaque

Ele chegou mortinho.

Tinha tensão no power mas não ligava. Depois de verificar identifiquei o componente PQ22 no caso  FDS 6900As que é dual e estava queimado. Logo depois que troquei  por um identico a máquina ligou mas agora o mesmo componente esquenta demasiadaemente a ponto de não ficar com o dedo em cima. Logo que ele esquentou eu tirei o Dc in para nao queima-lo novamente. Certamente se deixar mais de 5 segundos o mesmo vai torrar novamente. Verifiquei o esquema e ele tem conexão com o PU8 que gera a tensão de 1.5v. Bom estou aprendendo a lidar com esquemas agora e tenho dificuldades no momento. Então o que pode estar causando a queima do nosso amigo???

eu verifiquei os componentes interligados a ele porém nada de anormalidade aparente.

Aguardo intruções

ScreenShot001.jpg.682d7be4442889d4aa587d0efcc7428b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo antes de trocar o componente vc deveria ter injetado nos drenos e nos source para saber se não tem algum outro componente queimado e dessa forma vc poderia identificar quem ta fazendo ele esquentar !

Pelo que observei logo depois que troquei o componente o curto da placa sumiu e ficou aparentemente ok. Agora, como eu poderia injetar a tensão, e qual seria a tensão a ser injetada?? creio que a mesma, ou 1.5v é isso??

Eu nao tenho fonte assimétrica, apenas uma fonte  de desktop adaptada como vcs explicaram no fumegation. Acredito que com ela eu não consiga pois a tensão mínina dela é de 3v. Alguma sugestão!!!??

Link para o comentário

voce deve estar com PU8 ruim. ele é responsavel pelo chaveamento desse mosfet , e pode estar mantendo ele "ligado" o tempo todo ao inves de enviar um PWM.

como ele chaveia 1,5 para 1,5 volt, o note funciona bem, mas esquenta muito esse mosfet ( se fosse por exemplo de 19 para 1,5 voce poderia ter problemas serios )...

Link para o comentário

voce deve estar com PU8 ruim. ele é responsavel pelo chaveamento desse mosfet , e pode estar mantendo ele "ligado" o tempo todo ao inves de enviar um PWM.

como ele chaveia 1,5 para 1,5 volt, o note funciona bem, mas esquenta muito esse mosfet ( se fosse por exemplo de 19 para 1,5 voce poderia ter problemas serios )...

Pois é, eu vou trocar esse CI e ver o que ocorre.

Na verdade a placa já está com um problema sério pois está queimando o mosfet, hehehe.

Link para o comentário

Bom poderia dar uma conferida nas resistências a sua volta pois uma delas podem está filtrando muito pouco e passando muita energia por ali...tente ver um maxxim mais próximo também... veja se está em perfeito estado!!! o pior já passo que é encontrar o componente que está queimando agora pode contar conosco para lhe ajudar.

Link para o comentário

Bom poderia dar uma conferida nas resistências a sua volta pois uma delas podem está filtrando muito pouco e passando muita energia por ali...tente ver um maxxim mais próximo também... veja se está em perfeito estado!!! o pior já passo que é encontrar o componente que está queimando agora pode contar conosco para lhe ajudar.

Ok, orbrigado querido.

Assim que fizer as alterações posto novamente.

Link para o comentário

É dificil dizer se tem ou não mas já conferiu tudo? Meça as resistências talvez seja elas para está queimando tem sobrecarga ai...da uma conferida no esquema da placa...me diga quanta vezes esse componente queimou?

Realmente há um curto,  deixe passar despercebido mesmo sendo evidente.

Ele está na linha dos 1.25V, percebi que tem varios compoentes em volta e embaixo da PN em curto, inclusive seus capacitores.  Acredito que tenha dando algum curto na PN. Já peguei caso semelhante porém éra em um acer mais atual. Na dúvida vou tirar a PN, se parar o nosso curto evidentemente é ela.

Link para o comentário

Não é a PN a causa do curto!!!

tirei ela fora e ficou na mesma.

Aaaaa uma fonte assimétrica nesse momento :-\

Vou comprar uma mais para frente porque a fralda e o mucilom do BB é a prioridade do momento, huahuahuauha.

E agora como vou achar o dendito curto.

OSB: O curto é na linha do 1.05V e não 1.25 como eu havia comentado.

Link para o comentário

Éssa placa tá complicadinha mesmo.

Injetei 5v  na linha em curto pois os meus 3v noa deu certo.

Enfim, o único componente que esquentou foi a PS intel, logo depois que tirei ela fora o curto sumiu da placa. O problema está em colocar o chipset agora pois ele não está centralizando no momento da ressoldagem, tentei umas 3 vezes e no momento da fusão da solda o chip sai meio fora causando curto. Vou tentar pela última vez pois acredito que a placa tenha empenado a ponto de causar esse problema da solda, mas vamos ver.  O negócio é que achamos onde estava o curto!!!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...