Postado 29 de Maio de 2023 2 anos Estou tentando consertar a lavadora aqui de casa que trava no duplo enxague, apenas apertando o botão de avançar pra ela sair desse estado e continuar. Desmontei ela e identifiquei visualmente um capacitor e um varistor danificados na placa de potência (VR2 e C12, placa TI-19084B ou PA 19180), não tenho certeza se só isso seria a causa mas quero corrigir estes já localizados também. Medindo ambos estão totalmente abertos/sem resistência. Porém não achei esquema pra descobrir qual varistor colocar no lugar do que explodiu e estou com dificuldade de encontrar mais defeitos ou causa da queima dele. Nas medições aleatórias não consegui identificar algum outro componente com defeito, mas isso também é reflexo da minha falta de conhecimento, estou começando a estudar mais eletrônica e sou ainda bem limitado. Amanhã vou testar as válvulas, bomba, motor e centrifugação sem a placa pra ver se algum deles também apresenta defeito. Já testei o pressostato e chave da tampa e estão ok. Se houver alguma medição importante de fazer agradeço se puderem sugerir.
Postado 29 de Maio de 2023 2 anos Autor Os 3 triacs no dissipador são: Q2 E Q4 (T1620700W, CC0E VU, MAR 528, ST E3) A1, A2, G Q8(T410600W, CC0AF VU, MAR 523, ST E3) A1, A2, G Vou tentar testar o funcionamento deles pra ter certeza, mas não estava em curto.
Postado 29 de Maio de 2023 2 anos Autor Qual varistor poderia colocar ali no VR2? Como não achei esquema e o dali explodiu, não sei qual valor posso colocar no lugar, comprei alguns de 250V na esperança de de colocar quando descobrir qual o certo.
Postado 30 de Maio de 2023 2 anos amigo tenho uma placa dessa aqui na oficina, o codigo dele marca 471, a principio de 300vac , geralmente se sua rede for 110 pode por o de 250v que fica joia... agora se for 220 fica um negocio meio justo...
Postado 30 de Maio de 2023 2 anos Autor @Patrick007 o circuito é apenas 220V Qual varistor poderia colocar ali no VR2? Como não achei esquema e o dali explodiu, não sei qual valor posso colocar no lugar, comprei alguns de 250V na esperança de de colocar quando descobrir qual o certo. A rede aqui é 220V Editado: 30 de Maio de 2023 2 anos por MakotoMuyoAibu Responder o Patrick007 =)
Postado 30 de Maio de 2023 2 anos Autor @TPEletr Aqui é 220V, pior que comprei os 250V pois é o que tinha na eletrônica que fui, mas vou caçar esse 471 que citou, muito obrigado 😃 Acha mesmo ruim colocar o de 250V? Ainda preciso entender melhor sobre os valores de componentes, tipo varistor o quanto maior fica bom e etc Tem mais alguma inscrição além do 471? Se tiver mais informações pra eu identificar nas lojas daqui o certo ou próximo. Editado: 30 de Maio de 2023 2 anos por MakotoMuyoAibu Saber mais do varistor
Postado 30 de Maio de 2023 2 anos mas em relacao ao varistor, o uso dele nao é obrigatorio, ou seja, a placa deve funcionar mesmo sem ele...
Postado 3 de Junho de 2023 2 anos Autor Comprei o capacitor e varistor e troquei na placa. Fiz uma giga de teste com lâmpadas que vi no youtube e testei a placa, parece ter dado bom. Fiz uma giga do youtube pra testar as outras peças da máquina pra testar se tem alguma com defeito, pelo que pesquisei e me responderam pode ser a válvula do amaciante o problema do duplo enxágue. Mas, ainda nessa placa de potência: Tem uns 4 capacitores smd com esse ponto escuro, mas que não estão em curto. Não sei se eles estão danificados ou se isso é marca de umidade e algumas testarem anterior, pois é bem onde rompeu a capa de silicone. O que me dizem quanto à isso? Deixo quieto ou troco? Alguém tem o esquema?
Postado 14 de Junho de 2023 2 anos Autor Ao que parece deu certo povo, os componentes trocados estão de boas e o problema de ela parar no duplo enxague ao que tudo indica era a válvula do amaciante mesmo, estou testando mais pra ter certeza. Agora preciso comprar ferramentas pra tentar regular a centrifugação que só funciona se tiver muito peso de roupa
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.