Postado 29 de Maio de 2023 2 anos Estou tentando consertar a lavadora aqui de casa que trava no duplo enxague, apenas apertando o botão de avançar pra ela sair desse estado e continuar. Desmontei ela e identifiquei visualmente um capacitor e um varistor danificados na placa de potência (VR2 e C12, placa TI-19084B ou PA 19180), não tenho certeza se só isso seria a causa mas quero corrigir estes já localizados também. Medindo ambos estão totalmente abertos/sem resistência. Porém não achei esquema pra descobrir qual varistor colocar no lugar do que explodiu e estou com dificuldade de encontrar mais defeitos ou causa da queima dele. Nas medições aleatórias não consegui identificar algum outro componente com defeito, mas isso também é reflexo da minha falta de conhecimento, estou começando a estudar mais eletrônica e sou ainda bem limitado. Amanhã vou testar as válvulas, bomba, motor e centrifugação sem a placa pra ver se algum deles também apresenta defeito. Já testei o pressostato e chave da tampa e estão ok. Se houver alguma medição importante de fazer agradeço se puderem sugerir.
Postado 29 de Maio de 2023 2 anos Autor Os 3 triacs no dissipador são: Q2 E Q4 (T1620700W, CC0E VU, MAR 528, ST E3) A1, A2, G Q8(T410600W, CC0AF VU, MAR 523, ST E3) A1, A2, G Vou tentar testar o funcionamento deles pra ter certeza, mas não estava em curto.
Postado 29 de Maio de 2023 2 anos Autor Qual varistor poderia colocar ali no VR2? Como não achei esquema e o dali explodiu, não sei qual valor posso colocar no lugar, comprei alguns de 250V na esperança de de colocar quando descobrir qual o certo.
Postado 30 de Maio de 2023 2 anos amigo tenho uma placa dessa aqui na oficina, o codigo dele marca 471, a principio de 300vac , geralmente se sua rede for 110 pode por o de 250v que fica joia... agora se for 220 fica um negocio meio justo...