Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Lavadora BWM08A Brastemp trava no duplo enxague

Featured Replies

Postado

Estou tentando consertar a lavadora aqui de casa que trava no duplo enxague, apenas apertando o botão de avançar pra ela sair desse estado e continuar.

Desmontei ela e identifiquei visualmente um capacitor e um varistor danificados na placa de potência (VR2 e C12, placa TI-19084B ou PA 19180), não tenho certeza se só isso seria a causa mas quero corrigir estes já localizados também. Medindo ambos estão totalmente abertos/sem resistência.

Porém não achei esquema pra descobrir qual varistor colocar no lugar do que explodiu e estou com dificuldade de encontrar mais defeitos ou causa da queima dele.

Nas medições aleatórias não consegui identificar algum outro componente com defeito, mas isso também é reflexo da minha falta de conhecimento, estou começando a estudar mais eletrônica e sou ainda bem limitado.

Amanhã vou testar as válvulas, bomba, motor e centrifugação sem a placa pra ver se algum deles também apresenta defeito. Já testei o pressostato e chave da tampa e estão ok.

Se houver alguma medição importante de fazer agradeço se puderem sugerir.

IMG_20230528_235126.jpg

IMG_20230528_235140.jpg

Postado
  • Autor

Os 3 triacs no dissipador são:

Q2 E Q4 (T1620700W, CC0E VU, MAR 528, ST E3)
A1, A2, G 

Q8(T410600W, CC0AF VU, MAR 523, ST E3)

A1, A2, G 

Vou tentar testar o funcionamento deles pra ter certeza, mas não estava em curto.

Postado
  • Autor

Qual varistor poderia colocar ali no VR2?

Como não achei esquema e o dali explodiu, não sei qual valor posso colocar no lugar, comprei alguns de 250V na esperança de de colocar quando descobrir qual o certo.

Postado

amigo tenho uma placa dessa aqui na oficina, o codigo dele marca 471, a principio de 300vac , geralmente se sua rede for 110 pode por o de 250v que fica joia... agora se for 220 fica um negocio meio justo...

Postado
  • Autor

@Patrick007 o circuito é apenas 220V

Qual varistor poderia colocar ali no VR2?

Como não achei esquema e o dali explodiu, não sei qual valor posso colocar no lugar, comprei alguns de 250V na esperança de de colocar quando descobrir qual o certo.

A rede aqui é 220V

Editado: por MakotoMuyoAibu
Responder o Patrick007 =)

Postado
  • Autor

@TPEletr Aqui é 220V, pior que comprei os 250V pois é o que tinha na eletrônica que fui, mas vou caçar esse 471 que citou, muito obrigado 😃

Acha mesmo ruim colocar o de 250V? Ainda preciso entender melhor sobre os valores de componentes, tipo varistor o quanto maior fica bom e etc

Tem mais alguma inscrição além do 471? Se tiver mais informações pra eu identificar nas lojas daqui o certo ou próximo.

Editado: por MakotoMuyoAibu
Saber mais do varistor

Postado

mas em relacao ao varistor, o uso dele nao é obrigatorio, ou seja, a placa deve funcionar mesmo sem ele...

Postado
  • Autor

Comprei o capacitor e varistor e troquei na placa.

Fiz uma giga de teste com lâmpadas que vi no youtube e testei a placa, parece ter dado bom.

Fiz uma giga do youtube pra testar as outras peças da máquina pra testar se tem alguma com defeito, pelo que pesquisei e me responderam pode ser a válvula do amaciante o problema do duplo enxágue.

Mas, ainda nessa placa de potência:

Tem uns 4 capacitores smd com esse ponto escuro, mas que não estão em curto.

Não sei se eles estão danificados ou se isso é marca de umidade e algumas testarem anterior, pois é bem onde rompeu a capa de silicone.

O que me dizem quanto à isso? Deixo quieto ou troco? Alguém tem o esquema?

Ponto no capacitor.png

Postado

isso é umidade ou sujeira no verniz, pode ficar tranquilo!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

Ao que parece deu certo povo, os componentes trocados estão de boas e o problema de ela parar no duplo enxague ao que tudo indica era a válvula do amaciante mesmo, estou testando mais pra ter certeza.

Agora preciso comprar ferramentas pra tentar regular a centrifugação que só funciona se tiver muito peso de roupa

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.