Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Bateria 9v e corrente elétrica

Avalie este tópico:

Ivanbh

Posts em destaque

Prezados, sou absolutamente leigo, por isso já peço desculpas se a pergunta é tola. Fiz uma caixa de som com um rádio automotivo ligado a uma fonte ATX, transformada em 12v, ligada na tomada 110. Ao desligar a fonte, o rádio apaga a memória das estações. Posso ligar uma bateria 9v ao fase e neutro entre a fonte e o rádio, pra ele ter energia pra manter a memória das estações quando a fonte for tirada da tomada? A energia elétrica que vai passar quando a fonte estiver ligada não estraga a bateria? Há risco de choque na bateria nessa situação? Agradeço qualquer ajuda.

RESPONDER+CITAÇÃOREPORTARACOMPANHANDO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/06/2023 às 02:50, Ivanbh disse:

Prezados, sou absolutamente leigo, por isso já peço desculpas se a pergunta é tola. Fiz uma caixa de som com um rádio automotivo ligado a uma fonte ATX, transformada em 12v, ligada na tomada 110. Ao desligar a fonte, o rádio apaga a memória das estações. Posso ligar uma bateria 9v ao fase e neutro entre a fonte e o rádio, pra ele ter energia pra manter a memória das estações quando a fonte for tirada da tomada? A energia elétrica que vai passar quando a fonte estiver ligada não estraga a bateria? Há risco de choque na bateria nessa situação? Agradeço qualquer ajuda.

RESPONDER+CITAÇÃOREPORTARACOMPANHANDO

Expandir  

eu não faria isto não, como fez a ligação dos fios da fonte ao rádio, mande fotos desta ligação, pois basta refazer as legações seguindo o padrão, por exemplo, o fio vermelho do radio deve ser ligado ao amarelo da fonte que tem 12 volts, mas o radio tem um fio amarelo chamado de remote, e neste caso poderá ligar junto ao amarelo da fonte.

Amarelo – Memória, deve ser ligado no 12V direto, se este fio não estiver no 12V direto, causará problemas de perda de memória.

Boa Sorte       :)

Editado: por Maru
Link para o comentário

Em 25/06/2023 às 12:09, Maru disse:

eu não faria isto não, como fez a ligação dos fios da fonte ao rádio, mande fotos desta ligação, pois basta refazer as legações seguindo o padrão, por exemplo, o fio vermelho do radio deve ser ligado ao amarelo da fonte que tem 12 volts, mas o radio tem um fio amarelo chamado de remote, e neste caso poderá ligar junto ao amarelo da fonte.

Amarelo – Memória, deve ser ligado no 12V direto, se este fio não estiver no 12V direto, causará problemas de perda de memória.

Expandir  

Vou ver isso, muito obrigado!

Link para o comentário

Em 25/06/2023 às 12:09, Maru disse:

Expandir  

Maru, os fios vermelho e amarelo do rádio já estão ligados ao amarelo da fonte. Porém, ao desligar a fonte da tomada o rádio fica desenergizado, perdendo a memória das estações. E ao desligar o rádio tenho que tirar a fonte da tomada pq ela não tem chave on/off, senão o ventilador fica ligado direto (fiz meu projeto com o que tinha). Minha ideia é colocar outra fonte de energia paralela, no caso a bateria 9v, pra manter as estações memorizadas qdo a fonte estiver fora da tomada.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...